quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Texto publicado no jornal Voz da Minha Terra, mês de Novembro
Concelho de Mação.
 NÃO PRECISAMOS COMER FOI GRÁS

Desde que a parte financeira começou a permitir às pessoas experimentarem certos alimentos a que não tinham anteriormente acesso, que o Foi Grás teve uma exagerada procura. Este paté, outrora quase desconhecido, por ser considerado   um "luxo" quando as pessoas mal ganhavam para comprar um naco de pão, está em plena "ascensão alimentar".
Como me preocupo em ajudar a acabar com o "tradicional slogan": «Os humanos cavam a sepultura à dentada», começo por copiar o que li a respeito da criação de gansos e patos com esta finalidade: «O 'foi grás' nada mais é do que uma Lipidiose Hepática, ou seja, uma doença do fígado, como consequência de uma alimentação forçada durante 4 semanas.
 Decorrido este tempo, os fígados incham 6 a 12 vezes o seu tamanho normal.
A cada ano, cerca de dez milhões de gansos e patos são criados com essa finalidade, produzindo cerca de 16.800 toneladas.
Recentemente, Arnold Scwarzenegger, governador da Califórnia, aprovou uma lei que proíbe a alimentação forçada destas aves.
Para que seus fígados inchem (só dos machos, fêmeas são descartadas como lixo, fracas de mais para tal violência) estes infelizes são metidos em pequenos compartimentos, para poderem ser agarrados pelo pescoço, abrir-lhes o bico e introduzir-lhe um funil com um tubo metálico, de 20 a 30 centímetros que vai até ao estômago. Depois, accionam uma alavanca que bombeia a ração, composta por milho cozido e gordura de porco. Isto, de três a cinco vezes por dia.
Muitos destes animais vivem deitados, as pernas não aguentam o peso, sofrem de doenças respiratórias e por vezes, o estômago rebenta e ficam com a alimentação metida nos pulmões, seguindo-se a morte.
Junto deles, circulam grandes ratazanas, que os vão  roendo, seguindo-se a morte,pois eles não podem fugir.
Estas práticas já foram banidas na Alemanha, Dinamarca, Noruega  e Polónia.
Assim que saio de casa, começo logo a ouvir as vizinhas que se vão encontrando, a perguntarem umas  às outras  se estão melhores,  se os seus familiares já se submeteram  à tal cirurgia e se correu bem...
Algum tempo antes, perguntavam pelos almoços e jantaradas em  determinados restaurantes que "serviam muito bem, com bastante carne e tinham umas 'entradas'  com um excelente paté..."
E falam muito em ir colocar  flores nos altares das igrejas, nossa e das localidades próximas, portanto, são crentes  n'Ele.  No entanto, ignoram qual a alimentação que é descrita para nós, no Génesis...

07 de Outubro de 2019.
Florinda Rosa Isabel

Sem comentários:

Enviar um comentário