Informações muito úteis sobre a poluição do precioso líquido, ao qual só grande parte da população "cega" e "mouca" daria o devido valor, se esta desaparecesse da Terra.
Por enquanto, (ainda...) vamos tendo água, mas esta, sendo envenenada diariamente com resíduos tóxicos, não poderá criar alimentos saudáveis nem matar a sede aos ingratos humanos, que não evitam maltratá-la.
Vou deixar algum conhecimento sobre o assunto, e para minha protecção e do Jornal, começo com a autorização da Página da internet, copiada integralmente, de onde retirei passagens mais relevantes:
Cópia da autorização:
(O conteúdo da página «Água, Sua Linda», tem licença Creative Commons para que possa ser usado pela comunidade para fins não-comerciais, como aulas, exposições, ou projetos sem patrocínio. )
Parte do texto copiado duma notícia sobre Cruzeiros:
«Cabe muita gente em um navio de cruzeiro, mais gente que em muitas cidades do Brasil. Alguns cruzeiros "verdes" têm tratamento de esgoto, mas muitos ainda não. E o que acontece com a descarga de 7000 pessoas em uma embarcação dessas estacionada perto de uma praia ou passando a semana em um rio amazônico? O impacto de uma cidade flutuante que despeja esgoto pode ser enorme. Além de fezes, muitos também lançam a água suja das pias, lavanderia e chuveiros, que carregam produtos químicos que vão de detergente a cloro. E todo o lixo diário produzido dentro do agitado cruzeiro, garrafas de vinho, de destilados, latas, embalagens, absorventes? Para onde vai todo esse lixo, cerca de 7 toneladas diárias?»
«Passageiro filma tripulação jogando lixo à noite em sacos plásticos em alto mar durante cruzeiro.»
«Navios de cruzeiro despejam 3,7 bilhões de litros de esgoto por ano nos oceanos" - Gizmodo UOL, 2014.»
«O Brasil e outros 149 países são signatários da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (Marpol).»
_______
Ora, suas últimas avaliações sobre saneamento básico de cruzeiros revelaram muitas linhas e navios com situação irregular, mas era impossível explicar tudo neste texto.
Falei nos cruzeiros, por ser actividade não-necessária, mas existe muito onde o desperdício e envenenamento da água é uma constante. Creio que estas pequenas informações chegam, para que cidadãos conscientes deduzam que, lá porque a vida financeira melhorou, não é aconselhável utilizarem parte do dinheiro a destruir a Vida na Terra, pois seus descendentes não poderão mudar de planeta, vão cá ficar e sem recursos de sobrevivência.
(06 de Fevereiro de 2019)
Florinda Rosa Isabel
Sem comentários:
Enviar um comentário