terça-feira, 26 de janeiro de 2021
Texto/Janeiro, 2021/Jornal Voz da Minha Terra/Concelho de Mação
PORTUGAL "PLASTIFICADO"
Eu falo de Portugal, porque vivo cá, mas acredito que acontecerá o mesmo noutros países, os sacos de plástico, mesmo que tenham a palavra "reutilizar, é atirado fora, o que é um perigo, principalmente quando chove e se encontram nos passeios, ficam mais escorregadios. Em datas festivas, aumenta a quantidade.
Também as caixas plásticas do "pronto-a-comer", que algumas pessoas utilizam, por vezes, comendo enquanto esperam a chegada do transporte público, são largadas no local. Nas datas festivas, aumenta o consumismo, desembrulham-se as prendas, rasgando avidamente as embalagens, estas e os lacinhos vão para o lixo, nada se aproveita. Vi algumas caixas no chão, com enfeites natalícios, talvez para alguém aproveitar, entretanto, alguns que não estavam presos, foram levados pelo vento. Muitos acabam nos rios e no mar, contribuindo para a destruição da Vida Marinha, a par com as redes de pesca, onde tanta fauna tem morrido enforcada.
Também os pedacinhos coloridos e brilhantes de celofane, que os funcionários da limpeza têm dificuldade em varrer para cima das pás, principalmente quando há muito vento, se espalham por todos os lados. Como permanecem no cimo da água, podem ser engolidos por animais de rua. Algumas Autarquias já têm veículos de limpeza automática, mas estes não conseguem entrar em todos os locais, nem limpar debaixo de veículos estacionados.Tudo isto é supérfluo, não são bens de necessidade, mas extravagâncias.
Também os animais de companhia sofrem e alguns morrem de ataque cardíaco, devido ao barulho das "bombas", que a "Tradição das Passagens de Anos" tem de se cumprir, mesmo que custe a vida aos infelizes animais, que têm um nível de audição muito mais elevado que o dos humanos. E os pássaros tombam das árvores, mortos.
Em alguns países já começaram a proibir essas "bombas", mas Portugal é um "país de tradições", que não se podem abolir, até tem "Escolas de Toureio", onde rapazinhos, vestidos a rigor, atacam bezerrinhos, para se treinarem para a "Arte de Torturar"...
07/01/2021
Florinda Rosa Isabel
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário