quinta-feira, 20 de maio de 2021
As Andorinhas Voltam
in · Conteúdo partilhado com: Público
Público
TEXTO DE MAIO, JORNAL VOZ DA MINHA TERRA, CONCELHO DE MAÇÃO_PORTUGAL
___
AS ANDORINHAS VOLTAM
Começo o meu texto deste mês, para chamar a atenção do mal que estamos a fazer ao nosso lindo Planeta, destruindo muitas daquelas espécies que nos parecem parasitas desnecessários, sem ao menos reflectirmos que O Criador não iria introduzir na Sua Criação algo inútil e totalmente nocivo. Até o veneno da víbora é útil para composição de medicamentos.
José Dias Pereira
As andorinhas voltam.
«Pesam cerca de 20 gramas, mas percorreram mais de 5000 km em voo.
Elas passaram no deserto do Saara.
Elas sobrevoaram o mar Mediterrâneo sem nem conseguir descansar.
Lutaram contra tempestades e ventos de tempestade.
Elas fizeram algo de extraordinário.
E tudo isso pra ele vir se reproduzir naquele canto da nossa casa, debaixo do telhado».
Um grande erro da Humanidade é interferir na Vida Animal, retirando do seu habitat animais selvagens, que "semi-domesticam" (semi), porque, de vez em quando, seu instinto primitivo rebela-se e atacam os seus "carcereiros".
Há alguns anos, o governador de uma cidade (da qual não recordo o nome, mas o caso ficou na memória), mandou acabar com todos os gatos na cidade que administrava. Quando viu esta cheia de ratos, pediu o regresso deles. Mas estes pertenciam à classe de gatos selvagens, alimentavam-se de outras espécies que encontravam, incluindo os ratos.
Os humanos decidiram levá-los para suas casas,em princípio, para suprimirem esses bichinhos indesejáveis que devoravam tudo, mais tarde "promoveram" os bichanos a mascotes de companhia, enquanto os "indesejáveis eram (são) suprimidos com veneno, que causam dores horríveis a esses infelizes que não pediram para nascer. E, paradoxalmente, muitas são as pessoas que lutam contra o abate de animais para consumo, mas mostram os seus cães e gatos a comer carne das latinhas da "tal marca famosa"...
Há poucos anos, por baixo da varanda dos meus vizinhos do primeiro andar, apareceu um enxame de abelhas pendurado, que eu podia ver da minha janela, no rés-do-chão. Subitamente, apareceram vizinhos com um "maçarico" para o incendiarem. Saí para a rua e não permiti. Foram chamar um conhecido deles que tinha colmeias e ele foi buscá-lo. Só sabiam alegar que elas mordem, não foram capazes de reconhecer a sua utilidade na polinização... Destruir, está na "ordem do dia"...
A propósito de destruir, teremos de evitar tantos químicos na nossa alimentação. Vou deixar uma pequena informação copiada dum grupo de Agricultura Biológica:
"CONTROLE DE LAGARTAS NA LAVOURA. A borboleta não coloca ovos onde existe ovo maior que o dela, usei bolinhas de isopor em bambus de alturas variadas, também pode ser feito com casca de ovo, bolinhas de ping-pong ou qualquer coisa que simule ovo.
De um membro do grupo público do Facebook:«Hortelões Urbanos, 11 de Maço de 2016»
06 de Maio de 2021
Florinda Rosa Isabel
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário