sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

TEXTO DE JANEIRO 2020, DO JORNAL VOZ DA MINHA TERRA_CONCELHO DE MAÇÃO_PORTUGAL

   DEIXAR A TERRA MELHOR DO QUE A ENCONTRÁMOS


    Vou começar o ano a falar de boas acções, pois já têm acontecido muitas situações que nos trazem esperança num mundo melhor.
E começo por um acto de altruísmo, que foi notícia muito divulgada pela imprensa:
«Margaret Mormul, do  Panamá, tem dois tumores cerebrais, necessita urgentemente de dinheiro para  juntar à quantia disponível para a cirurgia, que ronda os cinco mil dólares. E decidiu sortear o carro, teve apoios da televisão para divulgar a decisão.
Celio Pereira, aposentado, não tinha interesse no veículo, mas comprou bilhetes para ajudar  Margaret. O bilhete premiado foi um dos que Celio adquirira. Então, procurou Margaret e devolveu-lhe o carro.»
    «Em Buenos Aires, será plantada  uma árvore por cada  criança recém-nascida.
A iniciativa Welcome vai fazer com que  nesta cidade, o novo pai plante uma árvore perto da sua residência; desta forma, crescerão em paralelo, criança  e planta. Ainda é oferecida uma placa com o nome  da criança. A intenção é a de  que seus habitantes sintam profunda ligação ao chão que pisam e sintam respeito  e o dever de cuidarem dele e de todas as espécies que lá estão enraizadas.»
   «A cidade de Piaú, desponta na produção de energias solares. Nova Olinda é considerado o maior operador da América do Sul, com 930 painés solares  numa área   de 690 hectares, três parques com a instalação de  usinas fotovoltaicas.» Houve muito investimento. Portugal não teria capacidades  financeiras para estes empreendimentos, talvez desse um jeito, mas para isso teria que desistir de algo ´muito mais importante, tais como Cidades de Futebol'...»
    «Casal brasileiro reflorestou 600 hectares de terreno atingido por incêndios, para dar morada a 500 espécies  em fase de extinção. Muito  trabalho, diariamente tinham de substituir  mudas de espécies que secavam; mas foi compensatório começar a ver a chegada  de insectos, pássaros e outros animais adaptáveis àquele habitat.»
     E, agora, a última boa notícia, bem pequena, mas de inestimável valor:
    «A  Fundação  Jon Bon Jovi constrói setenta e sete casas para os sem-teto dos Estados Unidos.»
    Coloquei boas notícias, não foi por falta do oposto, mas não quis começar o ano com pessimismo.


06/ 01/ 2020

Florinda Rosa Isabel









Sem comentários:

Enviar um comentário