segunda-feira, 10 de agosto de 2020

A MÚSICA E O CANTO NA VIDA ESPIRITUAL


A todos, a nossa saudação.


Caros Amigos,

Como habitualmente às 2ªs. feiras, voltamos com a partilha de brochuras que contêm Ensinamentos do Mestre Omraam Mikhaël Aïvanhov, cuja reedição não está prevista. Hoje voltamos com o nº. 12 de A MÚSICA E O CANTO NA VIDA ESPIRITUAL.

III Capítulo - nº. 12

Na Árvore Sefirótica, a música pertence à séfira Hokmah, onde reinam os Querubins. Os Querubins são para a música, é por isso que eles vivem na harmonia perfeita. Hokmah é a região do Verbo, que tudo criou, e o Verbo mais não é do que a música, os sons harmoniosos que deram forma à matéria. Pois o som modela a matéria e dá-lhe formas. Foi assim que, pelo Verbo, Deus deu forma à matéria informe: «Tohou va bohou», como está escrito em hebraico, no Génesis. Deus falou sobre essa poeira cósmica e as formas apareceram. Sob a acção do Verbo, os Querubins receberam uma vibração divina, e essa vibração comunicou-se a todas as outras criaturas das regiões situadas abaixo da séfira Hokmah, até à terra.

Os Querubins só sabem cantar em conjunto, em harmonia. Por isso, quando os homens tentam também cantar em coro, começam a ligar-se a esta ordem angélica dos Querubins, que é a ordem da música e da harmonia celestes. Quando cantais, mesmo sem o saber já estais a ligar-vos aos Querubins e, nesse momento, essa harmonia dos sons trabalha sobre vós próprios, consegue fazer vibrar as partículas do vosso corpo físico até que ele obtenha, um dia, formas de uma harmonia e de uma beleza perfeitas.

O canto prepara, pois, as melhores condições para a purificação e o embelezamento do corpo físico. E um dia despertarão na vossa alma antenas capazes de captar as forças cósmicas que vêm da região de Hokmah: vós recebereis a inspiração, ouvireis a harmonia das esferas, cantareis com os Anjos, e a sabedoria virá instalar-se em vós. Porque a música é uma expressão da sabedoria: Hokmah, em hebraico, é a sabedoria. Hokmah é uma região que se situa para além da nossa gama de 7. Ela estende-se para lá dos planetas do nosso sistema solar, abraça o Zodíaco. E como o Zodíaco é um símbolo da imensidão, do Cosmos, do Infinito, eis a razão por que a música nos eleva até nos fundirmos na imensidão.




capa do livro








Até breve!



10 de Agosto, 2020


http://www.publicacoesmaitreya.pt

 

Sem comentários:

Enviar um comentário