terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Por causa do Mundial de Futebol..

ATENÇÃO, AMIGOS! Devido a estar a decorrer no Brasil a célebre COPA, eu lembrei-me de um artigo que escrevi para o Jornal Voz da Minha Terra, do concelho de Mação (onde tenho as minhas raízes), pedi e acabei de ser autorizada pelo Director do Jornal, Senhor Padre Amândio Mateus, a publicá-lo aqui no facebook, o que muito lhe agradeço. O artigo já te 4 anos, mas pode ser aplicado ao Brasil nesta altura. Beijinhos e...divirtam-se tanto como eu me diverti a escrevê-lo. POR CAUSA DO MUNDIAL DE FUTEBOL, TIVE DE ESCREVER A DEUS Pai Nosso, que estais no Céu, ajuda eu! Leva-me pra um planeta sem bola; aqui, dou cabo da cachola! Parece que não há mais nada! Começa de madrugada e pela madrugada acaba. Estou tramada! Minha vida é uma luta, parece que já ninguém me escuta. Só se fala em futebol, eu pareço um caracol, a arrastar minha tristeza. Televisor frente à mesa, todos de olhos arregalados, cortam os guardanapos aos bocados e comem-nos, embasbacados. Dizem que estão bem passados e muito bem temperados. Limpam a boca ao pudim, pensam que é guardanapo de cetim. Sinto enxames de abelhas dentro das minhas orelhas; fazem uns tais zumbidos, que me furam os ouvidos! Alguém, golo gritou, o meu homem desmaiou, meu cachorro se engasgou, deixou de roer o osso, com torcicolo no pescoço. Senhor, alivia minha dor! Por causa do mundial, já fala todo o animal; não sei que aconteceu, a bicharada enlouqueceu! À hora dos jogos ninguém pestaneja, minha galinha já não cacareja e suspendeu a postura…Oh, que amargura! Galo deixou de cantar e de sua asa arrastar. Já foi traído pela galinha com o galo da vizinha. Não mia mais o meu gato, é um grande desacato, todos em cima do sofá, o cão rosna: «Chega pra lá!» Gato dá-lhe sapatada, sinto-me tão desgraçada! Papagaio grita, empoleirado: «Vai-te a eles, Cristiano Ronaldo!» E vai dizendo asneirada, se não gosta da jogada. O periquito insulta o senhor do apito! O canário escondeu-se no armário, eu bati na porta, ao de leve, respondeu: «Vai prò diabo que te carregue!» O cágado saiu da concha e foi-se cravar na poncha! Apanhou uma bebedeira, meteu-se na minha banheira. Oh, que desgraça! Gastou o meu gel a esfregar a carapaça! Grita a tartaruga: «Mete um golo, ó tuga!» Meu camaleão apareceu-me com o cachecol da Selecção. Meu hamster não sabia onde se esconder, meteu-se numa panela e cobriu-se com a tampa dela, para não ouvir a vuvuzela! Meu grilinho não mais cantou seu gri-gri, começou a fazer xixi, ficou incontinente e impaciente. Deixou de comer verduras, diz que lhe provocam tonturas… Agora, come pão-de-ló, vejam só! Todos os bichos a gritar e a discutir os resultados, completamente passados! De casa eu quis fugir, apanhei tudo a dormir, minhas malas preparei, sai prà rua, semi-nua, transportes não encontrei. Por causa do mundial, o mundo tinha parado, eu passei um mau bocado, com o corpinho enregelado! Apareceu um canzarrão, com a bandeira da Nação, transformada em sobretudo… C’um canudo! Senti logo um calafrio: Esta gente já não tem brio? Senhor! Na Terra perderam o juízo, leva-me para o Paraíso! 23/06/2010 Florinda Isabel

Sem comentários:

Enviar um comentário