quarta-feira, 28 de junho de 2023

CADA UM SABE de SI

CADA UM SABE DE SI! No texto de hoje, vou falar um pouco sobre mim, não com queixumes ou exibicionismo, mas, é através das minha experiência que consigo apresentar o que penso estar errado e que deva ser corrigido. Começo por dizer que sofri tentativas de aborto até à sexta semana de gravidez, mas minha Mãe, vendo que nenhuma resultou, procuou, na vila mais próxima, a ajuda do farmacêutico. Mas este enganou-a, receoso de mau resultado e enganou-a, com vitaminas. Não pretendo recriminá-la, mas apresentar as nefastas consequências que me viriam a prejudicar imenso, em parte devido à ignorância das pessoas, que falam do que desconhecem. Ora, se eu disser que fiquei com algumas limitações congênitas, nem todas as pessoas compreenderão que estão relacionadas com a gravidez. E é esse desconhecimento que ia fazendo com que, várias vezes, eu perdesse a vida.. Quando comecei a ir, com o meu marido, nas excursões da Terceira Idade, até parecia que estavam todos famintos: Empurravam-se uns aos outros, para entrarem no "self service", Devido às minhas limitações, como muito devagar, algumas atrevidas pregavam-me fortes palmadas nas costas e gritavam-me: «Isso é para hoje ou é para amanhã?». Eu engasgava-me e ficava a tossir». Valia-me a pessoa que acompanhava o grupo, que pedia silêncio e respeito. Meus Padrinhos, que me viriam a criar, após eu ficar órfã do meu Pai, comentavam, um para o outro:«A gente não consegue criar a menina». Algumas vezes chamavam-me "boca-de-velha".Tudo isto se teria evitado, se nessa época já houvesse algum conhecimento sobre a matéria como há actualmente, pois não foi fácil descobrir-se o meu problema., .Um dia, após um almoço mais apressado, se meu marido não estivesse em casa, morria sufocada. Ele, como bombeiro que era, tinha conhecimentos e aplicou-mos. Foi por alturas de um Natal.Também uma vizinha minha, do prédio ao lado do meu, sufocou com um pedaço de carne, que ela não queria comer, mas a família pressionou-a, devido à tradição do Natal... Neste caso, o que está errado? As pessoas querem mandar umas nas outras. Tenho problemas nas cordas vocais e, por vezes, a minha voz altera, ou baixa demasiado e fico a tossir ou fica demasiado alta, o que leva a que me perguntem se estou a ralhar. (!6 de Julho 2023) Florinda Rosa Isabel

Sem comentários:

Enviar um comentário