terça-feira, 28 de março de 2023
SEMENTES ESTE LARES
PODE PENSAR QUE ENCONTRAR UM ESTRANHO NA ESTRADA É APENAS UMA COINCIDÊNCIA, MAS ESTARIA ERRADO. O PASSANTE AMIGÁVEL QUE CORREU PARA O AJUDAR COM O SEU PNEU FURADO OU CARRO AVARIADO PODERIA TER SIDO UMA SEMENTE ESTRELADA QUE ESTAVA À ESPERA DA SUA OPORTUNIDADE DE AJUDAR OUTRO SER HUMANO!
És uma semente estelar?
segunda-feira, 27 de março de 2023
domingo, 26 de março de 2023
sábado, 25 de março de 2023
CHORAS, MEU FILHO? (poesia)
«CHORAS, MEU FILHO?»Eu sei que tens fomeMas o vício que me consomeDemónio apossado de mimNão me deixa pensar em tiOiço-teMas não te vejoO fumo deste desejo
De fumarPaira no arSepara-me de tiPrateleira de fumoOnde arrumoA minha consciência pesadaComo pesado é o ar da tua inocênciaFumadaQue respiras e te revirasEu sei que estou a fumar o teu sustentoO teu alimentoEu sei que minhas tetas estão a secarA mirrarA definharComo definhado tu nascestePorque aprendeste a fumar no meu ventrePobre filho doenteDe mãe negligentePrecisas de medicamentosQue são tormentosPara as minhas fracas possesQuando tossesEu devia deixar de fumarMas não consigoAfastar-te do perigoPego-te ao coloLevo-te comigo(como inimigo)À pastelariaMinha alegriaMeu consoloComo um boloBebo uma "bica"Criança rica de ternuraCriança puraTe agarroFumo um cigarroEspraiando escolhosCegam-se meus olhosAcabou o maço (que
faço?)Venda-me outro e outro aindaCriança linda que estás primeiroQue tudoMenino mudoDinheiro não chega
Para tudo.Amor de Mãe "equilibrada"
Felicidade semeadaAmor de Mãe viciadaSeara queimada.Florinda Rosa Isabel
sexta-feira, 24 de março de 2023
Momentos de Paz
https://www.facebook.com/page/249415799044300/search?q=Momento%20de%20Paz%20(video)%20Texto%20Florinda%20Rosa%20Isabel.%20M%C3%BAsica%20Amelia%20Brightman
quinta-feira, 23 de março de 2023
Pensamento de quinta-feira, 03 de Março de 2023
Pensamento de 5ェ feira 23 de Março de 2023
"Todos devemos dirigir-nos a esse princípio universal que está na origem de todas as religiões – o Sol – e deixar-nos penetrar pelo exemplo que ele nos dá, dia após dia. É esta a religião do Sol: iluminar, aquecer e vivificar todas as criaturas, sem exceção. Mesmo antes de os humanos aparecerem na Terra, lá estava ele, e desde sempre lhes diz: «Ultrapassai as vossas conceções limitadas; fazei como eu: iluminai, aquecei, vivificai; abraçai o mundo inteiro com a vossa inteligência e o vosso amor!»
A única religião verdadeira é a religião solar, que nos ensina a tornarmo-nos luminosos, calorosos, vivificantes, isto é, a trabalharmos para adquirir a sabedoria interior que esclarece e resolve os problemas, o amor desinteressado que embeleza, encoraja e consola, e a vida subtil, espiritual, que nos torna ativos, dinâmicos e audaciosos, a fim de realizarmos na terra o Reino de Deus e a sua Justiça. Ninguém poderá combater esta religião; aquele que tenta opor-se-lhe, destrói-se a si próprio, porque se limita."
quarta-feira, 22 de março de 2023
UMA FLOR NO PENSAMENTO (poesia)
Uma Flor no pensamento
Alivia o Sofrimento
E quanto menos sofrer
Mais alívio todo o Ser
Dou amor, calor, frescura
Com brandura no olhar
E de ternura vou falar...
Vontade de fazer o Bem
Sem olhar a quem..
E esse alguém contemplado
Com o meu gesto de Agrado
Sorri a quem tem ao lado
Contagiado
Sorri a quem tem o lado
Contagiado
E o sorriso em continuidade
Na Aldeia ou na Cidade
De manhã até à noite
Mesmo que a escuridão açoite
Pensamento negativo
Minha Flor está contigo
Sua coroa de Energia
Pétalas aspergindo Alegria
E tu dizes: Vem, Flor!
És uma Deusa do Amor
E Mensageira da Paz...
Que bem nos faz!
Aromas nossos sentidos
Já não "vemos" inimigos.
Florinda Rosa Isabel
terça-feira, 21 de março de 2023
Não Fazer Comparações Entre as Crianças
Como já todos aqueles que visitam meu perfil_ que é de visualização pública, assim fazendo jus ao que é uma Rede Social_, devem ter observado, eu sou totalmente contra o aborto e já tenho, até, divulgado algumas situações que ocorreram comigo aquando fui submetida a essa prática dentro do ventre materno; mas também existe algo muito prejudicial ao desenvolvimento pleno de uma criança a que poucos adultos dão importância e a que eu também não associava o seu relacionamento com certos traumas que sempre me acompanharam, até ter lido, por aqui, algumas novas descobertas científicas sobre o desenvolvimento do cérebro desde a mais tenra idade, e isso chocou-me profundamente!
Muitos são os pais que caminham com os filhos para os psicólogos (eu nunca fui a nenhum, nem em criança nem em adulta) e estes vão tendo um acompanhamento regular desde a infância. Mas, meus amigos, depois de terem destruído as células cerebrais dos inocentes, que foram modificadas, tendo eles continuando a crescer e a sofrer diariamente essa violência imposta por aqueles que os amam e pensam estar a fazer o melhor, pouco ou nada há a fazer, o psicólogo não consegue fazer milagres...
O verdadeiro milagre reside na forma de o educarem naturalmente, apenas levando em conta a personalidade desse ser que veio o mundo com uma característica própria, padronizada para cumprir aqui a sua missão, que também é única (embora possa ter algumas semelhanças com outros), sem fazerem comparações entre vossas crianças e as outras, tipo: «Vês fulano? Assim é que tu devias ser!».
Isso pode conduzir a complexos de inferioridade e, até, modificar o seu comportamento e fazer dessa criança uma anti-social e com dificuldades de relacionamento, pois ainda não tem capacidade para raciocinar o suficiente e compreender que está a ser manipulada, e pode acabar por rejeitar a convivência com as outras crianças, só para que o seus educadores não as conheçam e não façam comparações...
E, pela vida fora, ter dificuldades de relacionamento, até com os amigos íntimos...
Pensem bem, antes de abrirem a boca para elogiarem as qualidades dos amigos de vossos filhos, enquanto "derrotam" aquilo que pensam serem defeitos nos vossos.
E, sobretudo, tomem cuidado com estas poderosíssimas frases que podem matar a alma do pequenino ser que está aos vossos cuidados: «Não prestas para nada! Nunca hás-de prestar para nada! Não consigo fazer nada de ti! És teimoso (teimosa) como um burro! Vais ser um desgraçado (desgraçada) toda a vida!», só porque a criança não é uma cópia de vós ou não preenche os sonhos que idealizaram para ela, por vezes, os sonhos que vós próprios não conseguistes realizar.
Conheci um garotinho, filho de um nosso amigo e colega do meu marido, que, ao chegar junto de suas avós, à aldeia, aquando nas férias (fomos algumas vezes passar uns dias lá), elas diziam logo: «Chegou o nosso doutor!»
A vocação dele era desmanchar os rádios e tornar a montar tudo, poderia ter sido um grande especialista na matéria, até um inventor, mas acabou por ir trabalhar num dos canis da Guarda Nacional Republicana...
Florinda Rosa Isabel
Por causa do Mundial de Futebol...( de uma memória)
DE UMA MEMÓRIA. ESTÁ PUBLICADO NA PÁGINA QUE OS ADM. ME OFERECERAM PARA PUBLICAR MEUS TEXTOS DE HUMOR.
ATENÇÃO, AMIGOS! Devido a estar a decorrer no Brasil a célebre COPA, eu lembrei-me de um artigo que escrevi para o Jornal Voz da Minha Terra, do concelho de Mação (onde tenho as minhas raízes), pedi e acabei de ser autorizada pelo Director do Jornal, Senhor Padre Amândio Mateus, a publicá-lo aqui no facebook, o que muito lhe agradeço. O artigo já tem 4 anos, mas pode ser aplicado ao Brasil nesta altura. Beijinhos e...divirtam-se tanto como eu me diverti a escrevê-lo.
POR CAUSA DO MUNDIAL DE FUTEBOL, TIVE DE ESCREVER A DEUS
Pai Nosso, que estais no Céu, ajuda eu! Leva-me pra um planeta sem bola; aqui, dou cabo da cachola! Parece que não há mais nada! Começa de madrugada e pela madrugada acaba. Estou tramada! Minha vida é uma luta, parece que já ninguém me escuta. Só se fala em futebol, eu pareço um caracol, a arrastar minha tristeza. Televisor frente à mesa, todos de olhos arregalados, cortam os guardanapos aos bocados e comem-nos, embasbacados. Dizem que estão bem passados e muito bem temperados. Limpam a boca ao pudim, pensam que é guardanapo de cetim. Sinto enxames de abelhas dentro das minhas orelhas; fazem uns tais zumbidos, que me furam os ouvidos! Alguém, golo gritou, o meu homem desmaiou, meu cachorro se engasgou, deixou de roer o osso, com torcicolo no pescoço.
Senhor, alivia minha dor! Por causa do mundial, já fala todo o animal; não sei o que aconteceu, a bicharada enlouqueceu! À hora dos jogos ninguém pestaneja, minha galinha já não cacareja e suspendeu a postura…Oh, que amargura! Galo deixou de cantar e de sua asa arrastar. Já foi traído pela galinha com o galo da vizinha. Não mia mais o meu gato, é um grande desacato, todos em cima do sofá, o cão rosna: «Chega pra lá!» Gato dá-lhe sapatada, sinto-me tão desgraçada! Papagaio grita, empoleirado: «Vai-te a eles, Cristiano Ronaldo!» E vai dizendo asneirada, se não gosta da jogada. O periquito insulta o senhor do apito! O canário escondeu-se no armário, eu bati na porta, ao de leve, respondeu: «Vai prò diabo que te carregue!» O cágado saiu da concha e foi-se cravar na poncha! Apanhou uma bebedeira, meteu-se na minha banheira. Oh, que desgraça! Gastou o meu gel a esfregar a carapaça! Grita a tartaruga: «Mete um golo, ó tuga!» Meu camaleão apareceu-me com o cachecol da Selecção. Meu hamster não sabia onde se esconder, meteu-se numa panela e cobriu-se com a tampa dela, para não ouvir a vuvuzela! Meu grilinho não mais cantou seu gri-gri, começou a fazer xixi, ficou incontinente e impaciente. Deixou de comer verduras, diz que lhe provocam tonturas… Agora, come pão-de-ló, vejam só! Todos os bichos a gritar e a discutir os resultados, completamente passados!
De casa eu quis fugir, apanhei tudo a dormir, minhas malas preparei, sai prà rua, semi-nua, transportes não encontrei. Por causa do mundial, o mundo tinha parado, eu passei um mau bocado, com o corpinho enregelado! Apareceu um canzarrão, com a bandeira da Nação, transformada em sobretudo… C’um canudo! Senti logo um calafrio: Esta gente já não tem brio?
Senhor! Na Terra perderam o juízo, leva-me para o Paraíso!
23/06/2010
Florinda Rosa Isabel
segunda-feira, 20 de março de 2023
Etou a Pensar em me declarar (Humor)
Ora, em que estou a pensar...?
Ah! Vou pensar em me declarar ao primeiro ser vivo que me aparecer, pois agora as "declarações" estão na moda na internet...
Oh, nããão!
Uma barata! Socorro! É das voadoras e já esta a abrir asas! Acudam!
Vou desmaiar!
🥸 E não é que desmaiou mesmo!
😵💫
kkk Florinda Rosa Isabelkkk
Carta Para Minha Velhice (Desconheço a autoria)
Carta para minha velhice:"Então, minha querida, quando você envelhecer nunca ensine nada a ninguém. Mesmo se você tiver certeza de que está certa. Lembra de como isso a incomodou uma vez? Você mesma seguiu o conselho dos mais velhos?Não tente ajudar a menos que seja solicitada. Não se imponha a ninguém. Não tente proteger seus entes queridos de todos os infortúnios do mundo. Apenas ame-os.Não reclame sobre sua saúde, seus vizinhos, seu governo, sua aposentadoria! Não se transforme em uma velha briguenta.Não espere gratidão das crianças. Lembre-se: não existem filhos ingratos - existem pais estúpidos que esperam gratidão de seus filhos.Não diga frases como: 'Eu na sua idade...' 'Eu te dei os melhores anos ..', 'Eu sou mais velha então eu conheço melhor...' Isso é insuportável!Se você tem netos, não insista para que chamem você pelo nome, se a chamam de avó. Isso é estúpido.Não desperdice seu último dinheiro em tratamentos antienvelhecimento. É inútil. Melhor gastá-lo em uma viagem.Não se olhe no espelho e não se maquie em um quarto escuro. Não se iluda. E tente parecer o mais elegante possível. Precisamente elegante, não jovem. Acredite, é melhor assim.Cuide do seu homem, mesmo que ele se torne um velho enrugado, indefeso e mal-humorado. Não se esqueça que ele já foi jovem, forte e alegre. E talvez ele seja o único que realmente precisa de você agora.Não tente acompanhar o tempo a todo custo: entender novas tecnologias, acompanhar as notícias obsessivamente, estudar constantemente algo novo, não 'ficar para trás no tempo'. Isso é divertido. Faça o que quiser. Enquanto você pode!Não se culpe por nada. O que quer que tenha acontecido com sua vida ou com a vida de seus filhos, você fez tudo o que podia.Preserve sua dignidade em qualquer situação! Até o fim! Faça o seu melhor, minha querida, isso é muito importante.E, lembre-se: se você ainda está viva, alguém precisa de você!
Texto de Março de 2023, no Jornal Voz da Minha Terra, concelho de Mação.
Há quem pense que só pessoas com um nível elevado de Estudos consegue inspiração para escrever, mas pensa errado: Há quem possua um elevado nível de cultura, mas não consiga inspiração, não saiba o que escrever; e há quem tenha só a Instrução Primária "antiga quarta classe", e sua cabeça quase estoura, repleta de ideias, que é o meu caso...
Infelizmente, minhas principais inspirações têm de ficar nos meus blogs, "Textos de Opinião da Florinda", E-mails e Grupos, porque a Humanidade está muito atrasada. nem sabe interpretar correctamente as Mensagens de Nosso Amado Jesus.
A maioria fica-se por repetir a Bíblia Sagrada, mas não perde um minuto para reflectir sobre o que leu.
Quando na Bíblia Sagrada se fala no Cordeiro de Deus, é sobre nosso Amado Jesus, não um cordeirinho para matar e comer em saborosos carrapatos... E quando falamos em Espiritualidade, nada tem a ver com Espiritismo.
Nós temos Alma e temos algo que nos dá vida: o tal espírito enquanto vivos que nos deixa quando morremos.
Quando me vi forçada a trocar meu apartamento de terceiro andar por um rés-do-chão, devido a meu marido utilizar cadeira-de-rodas, todas as pessoas da Praceta onde vivo eram muito educadas. Decorreram alguns anos, eu já não reconheço a paz, a educação, a amizade que existia entre todos.
Actualmente, o palavrão, instalado por uma minoria, está a tentar ganhar adeptos.
As palavras grosseiras,negativas,não são apreciadas pelo Divino, que aprecia pureza. Não estou a dizer com isto, que aqueles que as utilizam são castigados, nada disso. Mas têm dificuldade em atrair protecção.
Nas conversas entre a vizinhança, raro é o dia em que não perguntem se a operação correu bem, e pelas melhoras de uns aos outros.
Outro erro de grande parte da humanidade masculina, é aquela que levou os homens a rebaixar o acto sexual, por não reconhecer nele um acto sagrado. Sim, sagrado, se somos filhos de Deus, conceber um filho, é um pacto de Amor, entre nós e Deus.
As pessoas foram ( ainda são) tão ignorantes, que ignoram o verdadeiro nome de cada um dos sexos: masculino e feminino, preferiram "rebatizá-los" com umas ordinarices quaisquer, para fazerem chacota entre si mesmos.
Enquanto não mudarem e não perguntarem a si próprios: «Deus gostará que eu diga isto?», o Mundo não se cura. Sim: o Mundo está muito doente.
Florinda Rosa Isabel.
TODOS PRECIAM BELAS PALAVRAS...
Aprende-se mais com críticas, do que com falsos elogios
Criou-se nas redes sociais uma aversão generalizada contra quaisquer críticas, alegando que não se deve julgar, criticar, etc., etc.
Por vezes, a intenção não é criticar, mas constatar um facto.
Todos apreciam belas palavras, elogios ou, simplesmente, que seja ignorado aquilo que entendem por errado.
Concordo que palavras de elogio são sempre bem aceites e lavam a alma. Mas, se são falsas, apenas porque se deve dizer algo sobre o assunto e não se pretende contrariar seja quem for, essa atitude em nada contribui para que a Vida na Terra melhore.
Vejamos, por exemplo, o hábito que alguns vizinhos têm, quando chegam a casa depois da meia-noite, falarem altíssimo, de umas divisões para outras, ligarem o rádio ou a televisão, sem respeitarem o descanso os outros…
Antigamente, a noite era para dormir e o dia para trabalhar. Actualmente, com a vida moderna, os horários de trabalho são rotativos, o que significa que a toda a hora do dia e da noite estão sempre umas pessoas a descansar e outras a trabalhar. E é por falta de descanso e de dormir, que muitos acidentes acontecem e que algumas pessoas se apresentam neuróticas e com mau desempenho na ocupação que exercem. Devido a isso, todos devíamos reduzir ruídos desnecessários, a qualquer hora.
Também aqueles bebés que custaram a adormecer ou aqueles velhinhos que se encontram doentes, ficam prejudicados com o barulho desses inconscientes. Mas se alguém chamar directamente a atenção aos causadores do barulho, para o transtorno, o mais certo é serem mal recebidos, iniciar-se uma discussão que nada resolve, cada um pretende elevar a voz acima da voz do outro, acabam por ficar zangados, deixam de se falar, e o barulho nocturno vai continuar, talvez com uma sonoridade superior, porque, infelizmente, ainda há pessoas muito vingativas.
Mas se essa chamada de atenção vier pela internet, não se dirigindo a alguém em especial, pode acontecer que essas pessoas se apercebam do mal que causam aos outros e comecem a evitar, pois têm tempo de ler e reflectir, ao contrário de dialogar pessoalmente, em que uma mudança no tom de voz ou um olhar poderá levar um dos interlocutores a interpretar de forma errada e exaltar-se.
Afirmam os Pensadores de todas as épocas: «Não receiem os maus, mas os bons que se calam e permitem que o mal aconteça»!
sexta-feira, 17 de março de 2023
Pensamento de 17 de Março de 2023
Pensamento de 6ェ feira 17 de Março de 2023
"O estado da aura, a sua pureza, a sua limpidez, dependem da maneira como o homem vive. Se ele se deixa levar pela preguiça interior, pelo materialismo, a sua aura torna-se semelhante a uma nuvem da qual se escapam miasmas malsãos de toda a espécie, que as outras pessoas sentem. Mesmo que não os vejam (porque, a menos que se seja clarividente, é difícil ver a aura dos humanos), elas sentem uma atmosfera pesada, obscura, como se estivessem perto de um pântano.
Ao invés, um Iniciado, um Mestre, que durante séculos e milénios trabalhou sobre todas as virtudes – o amor, a sabedoria, a pureza, o desapego... –, possui uma aura imensa, na qual as criaturas vêm banhar-se e se sentem alimentadas, apaziguadas, reforçadas, conduzidas numa direção divina."
Omraam Mikhaël Aïvanhov
quarta-feira, 15 de março de 2023
Milagres existem.
Ora, em que estou a pensar?
Penso que as pessoas estão cada vez mais materialistas, só acredita no que vêem e no que tocam...
Eu sei do que falo pois tive um milagre que me livrou da morte e um milagre que aconteceu na minha aldeia, com uma adolescente, já lá vão muitos anos.
No meu caso, foi na altura de colher a azeitona. Meu marido ficou no cimo do olival e eu desci, com um saquito de azeitona, para colocar num pequeno veículo que não podia avançar pela barreira que ficava no fundo do olival. O vento gelado fustigava os meus frágeis 45 quilos. Senti-me a perder as forças, impossível chamar pelo meu marido, a distância era muita e vento "uivava" ele não conseguiria ouvir-me. Pestes a desmaiar, baixei a cabeça e descaí o saquito para o veículo e balbuciei: Amada Mãe Maria, por favor, ajudai-me sinto-me morrer» Naquele instante, o vento silenciou e eu senti um benéfico calorzinho a penetrar em todo o meu corpo.
O segundo Milagre aconteceu com uma mocinha também da minha aldeia. Ela tinha de sair de casa de madrugada para ir trabalhar numa propriedade arrendada por uma pessoa da nossa aldeia, Mas ela tinha que ir cedo, para preparar tudo: alimentar os animais preparar as refeições do do dono da propriedade e alguns trabalhadores contratados. Ela tremia de medo, a descer até à propriedade. Na segunda madrugada , assim que ela saiu de zona habitada, colocou-se a seu lado um cavalinho branco, assim que ela chegou ao local de trabalho, sumiu. E, enquanto ela lá trabalhou, pôde contar com a protecção do cavalinho.
Milagres existem... para quem merece e acredita na AJUDA DIVINA.
Florinda Rosa Isabel
domingo, 12 de março de 2023
Pensamento de Domingo 12 de Março de 2023
Pensamento de domingo 12 de Março de 2023
"Querer possuir sempre mais, competir, é absolutamente normal. Quando é que começa a ser anormal? O organismo diz-nos isso tão claramente, que ninguém poderá contradizê-lo. O que faz o estômago quando lhe dais alimento? Ele só utiliza aquilo de que necessita. E nem sequer o utiliza apenas para si próprio; trabalha-o e depois distribui-o por todo o corpo. O estômago só fica, pois, com o que lhe é necessário para algumas horas; se, após essas horas, ele reclama mais algum alimento, é apenas em função das suas necessidades.
É graças a esta sabedoria do estômago que o homem tem boa saúde. Suponhamos agora que o estômago diz: «De hoje em diante, guardarei tudo para mim! Que representam esses idiotas, para que eu continue a dar-lhes qualquer coisa?... E depois, ninguém sabe o que o futuro reserva e eu tenho uma imensa prole cuja subsistência preciso de assegurar.» Então, ele começa a acumular os alimentos, e surge a doença. Se os humanos refletissem, perceberiam que se comportam como estômagos egoístas, que comprometem a saúde desse imenso organismo que é a humanidade."
Omraam Mikhaël Aïvanhov
sexta-feira, 10 de março de 2023
domingo, 5 de março de 2023
Ora, em que estou a pensar? (humor negro)
Ora, em que estou a pensar...? Penso que nunca vou ter descanso...
Pensava que, assim que esticasse os "andantes" ia descansar, mas, como oiço dizer, tanto aos pouco instruídos, como aos "sabichões": «Já fiz tanta coisa na vida" que deduzi ter de continuar a trabalhar com o pernil esticado.kkk😁kkk.
Florinda Rosa Isabe
quinta-feira, 2 de março de 2023
Pensamento de Quinta-feira de 2023
As Edições Prosveta têm a alegria de lhe oferecer o pensamento 5ェ feira 2 de Março de 2023.
"Os geómetras de todas as épocas tentaram resolver o problema da quadratura do círculo, ou seja, construir um quadrado que tivesse exatamente a mesma superfície de um determinado círculo, e nunca o conseguiram. Talvez consigam um dia, mas devem saber que os Iniciados encontraram a solução há muito tempo, porque souberam observar a Natureza, particularmente as árvores, cujos troncos se cobrem periodicamente de folhas, flores e frutos.
O espírito também vem periodicamente fazer um certo trabalho; ele é um círculo, símbolo do Universo ilimitado e infinito. É dentro deste círculo que o quadrado, a matéria, pode florir e frutificar a cada retorno do espírito. Quando a árvore dá frutos, depois de ter sido vivificada pelo espírito, resolveu a quadratura do círculo. Chega sempre um momento em que o quadrado e o círculo coincidem."
quarta-feira, 1 de março de 2023
MAS SÓ IMPLORAVAS (Poesia)
MAS SÓ IMPLORAVAS.
Abri a carteira
Olhavas...
Tua mão podia ser certeira
E tirar o que precisavas
Mas só imploravas
E desejavas,
Com amargas palavras
Que meus filhos
não trilhassem os teus caminhos...
Não seguissem os teus passos.
Senti-me invadida por súbito carinho
Meu pensamento estreitou-te nos braços
Dei-te alguns "trocados"
Perante os desagrados
De quem assistia à cena
Mas fiquei serena
E de bem comigo::
Tinhas dores
Ajudei-te com um lenitivo
Estavas desesperado
Poderias roubar, matar.
Ajudei-te a salvar
Não pelo valor monetário
Mas por saberes que o teu calvário
Era compreendido por alguém
(Ah, se eu fosse tua mãe...)
MÃE!!! PAI!!
Quantas vezes deves ter chamado!
Gritado!
Mas encontraste o deserto
De um chamado sem eco..
Talvez fosses espancado.
Por um pai elitizado...
Talvez encontrasses,
(À noite) Mãe perfumada
E bem penteada
E muito zangada
Sem querer responder a nada!
Talvez levasses tareia
Por acariciares os seus cabelos
Quando esperavas desvelos
De tua mãe exaltada
Porque ficou esguedelhada...
Talvez fizesses barulho
Talvez desarrumasses tudo
Para despertares um arrulho.
Mas queriam-te "mudo"
Como robô obediente
Sem precisar de corrente
E nas notas de mil escudos
Que te davam esses pais sisudos
Para te compensarem dos desamores
"Vias" as esfinges dos progenitores
Que só estiveram juntos para te conceberem
Até, talvez, sem o saberem...
Cresceste em luxuoso infantário
Jamais ouviste a mãe-fada
Como canário
Chilrear-te uma "balada"...
Smi-anime
Passos periclitantes
Afastaste-te de mim
"Animal acossado"
Sem guarida
Veias latejantes...
Gritei-te:Agarra-te à VIDA
Mas sucumbias em poucos instantes!
(01 de Fevereiro de 2023)
📷Florinda Rosa Isabel
Subscrever:
Mensagens (Atom)