terça-feira, 21 de março de 2023
Por causa do Mundial de Futebol...( de uma memória)
DE UMA MEMÓRIA. ESTÁ PUBLICADO NA PÁGINA QUE OS ADM. ME OFERECERAM PARA PUBLICAR MEUS TEXTOS DE HUMOR.
ATENÇÃO, AMIGOS! Devido a estar a decorrer no Brasil a célebre COPA, eu lembrei-me de um artigo que escrevi para o Jornal Voz da Minha Terra, do concelho de Mação (onde tenho as minhas raízes), pedi e acabei de ser autorizada pelo Director do Jornal, Senhor Padre Amândio Mateus, a publicá-lo aqui no facebook, o que muito lhe agradeço. O artigo já tem 4 anos, mas pode ser aplicado ao Brasil nesta altura. Beijinhos e...divirtam-se tanto como eu me diverti a escrevê-lo.
POR CAUSA DO MUNDIAL DE FUTEBOL, TIVE DE ESCREVER A DEUS
Pai Nosso, que estais no Céu, ajuda eu! Leva-me pra um planeta sem bola; aqui, dou cabo da cachola! Parece que não há mais nada! Começa de madrugada e pela madrugada acaba. Estou tramada! Minha vida é uma luta, parece que já ninguém me escuta. Só se fala em futebol, eu pareço um caracol, a arrastar minha tristeza. Televisor frente à mesa, todos de olhos arregalados, cortam os guardanapos aos bocados e comem-nos, embasbacados. Dizem que estão bem passados e muito bem temperados. Limpam a boca ao pudim, pensam que é guardanapo de cetim. Sinto enxames de abelhas dentro das minhas orelhas; fazem uns tais zumbidos, que me furam os ouvidos! Alguém, golo gritou, o meu homem desmaiou, meu cachorro se engasgou, deixou de roer o osso, com torcicolo no pescoço.
Senhor, alivia minha dor! Por causa do mundial, já fala todo o animal; não sei o que aconteceu, a bicharada enlouqueceu! À hora dos jogos ninguém pestaneja, minha galinha já não cacareja e suspendeu a postura…Oh, que amargura! Galo deixou de cantar e de sua asa arrastar. Já foi traído pela galinha com o galo da vizinha. Não mia mais o meu gato, é um grande desacato, todos em cima do sofá, o cão rosna: «Chega pra lá!» Gato dá-lhe sapatada, sinto-me tão desgraçada! Papagaio grita, empoleirado: «Vai-te a eles, Cristiano Ronaldo!» E vai dizendo asneirada, se não gosta da jogada. O periquito insulta o senhor do apito! O canário escondeu-se no armário, eu bati na porta, ao de leve, respondeu: «Vai prò diabo que te carregue!» O cágado saiu da concha e foi-se cravar na poncha! Apanhou uma bebedeira, meteu-se na minha banheira. Oh, que desgraça! Gastou o meu gel a esfregar a carapaça! Grita a tartaruga: «Mete um golo, ó tuga!» Meu camaleão apareceu-me com o cachecol da Selecção. Meu hamster não sabia onde se esconder, meteu-se numa panela e cobriu-se com a tampa dela, para não ouvir a vuvuzela! Meu grilinho não mais cantou seu gri-gri, começou a fazer xixi, ficou incontinente e impaciente. Deixou de comer verduras, diz que lhe provocam tonturas… Agora, come pão-de-ló, vejam só! Todos os bichos a gritar e a discutir os resultados, completamente passados!
De casa eu quis fugir, apanhei tudo a dormir, minhas malas preparei, sai prà rua, semi-nua, transportes não encontrei. Por causa do mundial, o mundo tinha parado, eu passei um mau bocado, com o corpinho enregelado! Apareceu um canzarrão, com a bandeira da Nação, transformada em sobretudo… C’um canudo! Senti logo um calafrio: Esta gente já não tem brio?
Senhor! Na Terra perderam o juízo, leva-me para o Paraíso!
23/06/2010
Florinda Rosa Isabel
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário