terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Não MENDIGUES AFECTOS

Pessoas como nós 1 d · Não mendigues afectos Sim; desenganem-se. Eu estou Sozinho, Bem e Feliz. Não ando a mendigar afectos. Não ando a pedir ‘por favor, um mimo’ aqui; ‘por favor, um mimo’ ali. Não! Sim; desenganem-se. Eu estou Sozinho, Bem e Feliz: pela primeira vez faz muito tempo sinto-me plenamente cheio de mim mesmo, daquilo que consigo e posso concretizar para mim mesmo enquanto pessoa. Não mendigues, nunca, afectos de quem não te dá afectos nenhuns; nem mendigues um ‘Olá’ de quem te vira a feição com escárnio e desprezo; de quem te vê, ignora e responde assim-assim mais ou menos; ou simplesmente de quem te ignora, apenas. Não mendigues um simples e educado cumprimento social - que te sairá sempre furado, forçado e rude - por parte de quem tu estimas tanto, mas que, no fundo, no fundo, não te estima por igual. Não sejas educado! Ignora, passa à frente, deixa essa pessoa nos arrumos mais velhos. Sê malcriado. Sê tu mesmo. Tu mesma. Faz o teu papel: ignora. Não assedies os afectos alheios que não te pertencem. Não mendigues a atenção que não te cabe. Não precisas do que não te está destinado. Não precisas do que não é teu para ser feliz: precisas apenas de ti. Da tua Luz-Própria. Única e inalienável. Intransmissível. Sê apenas a tua Pessoa. Mendiga-te apenas a ti mesmo. Procura-te apenas dentro de ti aquilo que mais precisas para tu seres Feliz. Quanto mais te agarrares aos outros, assim, obcessivamente - menos te focas em ti. Mais te desfocas de ti. Quanto mais te desfocas de ti, menos te cuidas. Quanto menos te cuidares, menos te amas. Quanto menos te amares - mais te perdes de ti mesmo, ou de ti mesma, e isso é um niilismo sem retorno, sem quebra possível. Uma quebra de confiança para contigo. Para com o ser único e especial que tu és. Por favor, peço-te, não mendigues o que não é, nem nunca foi, teu. Não mendigues afectos.

Sem comentários:

Enviar um comentário