Muitos e muitas profissionais que têm intere$$e$ na continuidade da exploração animal irão maquiar dados e distorcer conceitos para convencer-nos de que PRECISAMOS consumir animais. Nós não precisamos; não é por sobrevivência que fazemos isso.
O ponto-chave que demanda a mudança de tais hábitos é que animais não humanos, assim como os humanos, possuem "substratos neurológicos que geram a consciência" (Declaração de Cambridge sobre a Consciência) e são seres sencientes (afirmação endossada na Declaração de Curitiba pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária). Eles, tanto quanto nós, têm emoções, sentem dores, buscam o que lhes faz bem e evitam o que lhes faz mal.
Ao mesmo tempo, muitas instituições e profissionais afirmam ser perfeitamente possível ter uma alimentação isenta de componentes animais, em todas as fases do desenvolvimento e inclusive no caso de atletas (os de alta performance incluídos): Associação Dietética Americana ou, em inglês, Academy of Nutrition and Dietetics (duas vezes); Comitê de Médicos por uma Medicina Responsável ou, em inglês, Physicians Committee for Responsible Medicine; Organização das Nações Unidas (recomendou já duas vezes, ressaltando a importância dessa mudança na preservação do meio ambiente); Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (SP/MS) e, entre outros, o Ministério da Saúde (2014).
A alimentação sem componentes animais, além de ser totalmente possível, é recomendada na prevenção e cura de determinadas doenças.
A alimentação sem componentes animais, além de ser totalmente possível, é recomendada na prevenção e cura de determinadas doenças.
Sendo assim e considerando a tecnologia disponível, a única hipótese que fica é a de que fazemos isso porque é como nos foi passado e nunca tentamos fazer diferente. Consumimos animais e endossamos os seus sofrimentos e mortes por pura vontade de manter as coisas como estão, e nos apoiamos na legalidade como se as ciências jurídicas não fossem uma construção social, como se não existissem para atender demandas sociais e não o contrário.
Não há nada que justifique tal exploração, nada. Consumir animais é supérfluo. Não há questões de sobrevivência envolvidas.Temos tecnologia e conhecimentos necessários... basta somarmos isso à boa vontade e disposição para mudar.
Conheça o veganismo e descubra um mundo novo e encantador em vários aspectos. heart emoticon
---
Figura: pirâmide alimentar que serve...
Figura: pirâmide alimentar que serve...
Sem comentários:
Enviar um comentário