quinta-feira, 21 de maio de 2015

COMO DOIS SERES QUE SE AMAM DEVEM RELACIONAR-SE...

   AS RELAÇÕES ENTRE HOMENS E MULHERES

a) O amor

   «Os humanos só encontrarão solução para o problema do amor quando modificarem a maneira de se considerar uns aos outros. A causa de todas as desordens e devassidões é o facto de os homens nunca terem aprendido como considerar as mulheres, nem as mulheres como considerar os homens. Se o homem considerar a mulher como uma fêmea, como objecto de prazer, estará já a determinar o seu comportamento  e será obrigado a dar livre curso a todas as suas tendências mais inferiores. Mas, se ele a considerar uma divindade, agirá de forma diferente para com ela. Jesus disse: «Que te seja concedido segundo a tua fé.» Sim, é a vossa maneira de considerar as coisas ou as pessoas que as torna desta ou daquela maneira; é mágico. Mas nunca ninguém explicou isto.
Não há que ter esperança de conseguir mudar a forma do amor que se sente se não se mudar a maneira de considerar aquele ou aquela que é objecto desse amor. O amor, é alguém e, automaticamente, agireis sobre vós próprios, sobre os vossos sentimentos, as vossas tendências e as vossas manifestações.
    É assim que eu ajo e considero a mulher uma divindade. Direis vós: «Pobre velhote, como ele está longe da verdade! Se ele soubesse o que é uma mulher!...»
E julgais que eu não sei? Mas não quero pensar nisso. Não me interessa o que ela é ou pode ser nas regiões inferiores. O que me interessa é o que ela é nas regiões celestes, como centelha divina, como representante da Mãe Divina, como  poesia, como beleza. E vós também deveis mudar os vossos conceitos. Os homens devem mudar a opinião que têm das mulheres, e as mulheres, a opinião que têm dos homens, senão, ser-lhes-ão fechadas as portas da evolução e não farão qualquer progresso.
Para as mulheres, o homem deve ser também uma divindade... Considerar os seres humanos como conjuntos de moléculas e átomos ou como almas e espíritos determina atitudes muito diferentes.»

    «...Se um homem e uma mulher quiserem manifestar o verdadeiro amor e conhecer a verdadeira felicidade, a libertação, devem sempre considerar-se mutuamente como representantes do Pai Celeste e da Mãe Divina. Senão, quando abraçar a sua amada, o homem abraçará também as suas fraquezas e limitações  e não atingirá algo que é superior  ela, algo que é maior e mais puro do que ela, e o seu amor acabará. É necessária, pois, uma outra compreensão: que o homem considere a mulher como representante da Mãe Divina, e que a mulher considere o homem como um aspecto do Pai Celeste. Considerando-se desta forma, eles ligam-se desde logo a algo superior a eles, e cada um torna-se mais do que o bem amado ou a bem amada; terá, na sua alma, no seu coração e nos seus braços, um pouco da imensidão, e desta imensidão fluirão raios, correntes, de uma natureza mais subtil. Então, os anjos, os devas, os espíritos da Natureza, virão trazer as suas forças e a sua alegria a estes dois seres que estão a exprimir-se na mais bela linguagem da Criação, a linguagem do amor, do amor ilimitado.»
_____________

Omraam Mikhael Aivanhov (Instrutor/Pedagogo), de origem búlgara. (1900-1986).

Do Livro «A Nova Terra», de ÉDITIONS PROSVETA, editado por PUBLICAÇÕES MAITREYA_PORTUGAL

(Florinda Isabel)













Sem comentários:

Enviar um comentário