sexta-feira, 29 de maio de 2015

POR IGNORÂNCIA, QUASE TODAS AS DECISÕES SÃO TOMADAS ENTRE GARFADAS (SEGUNDA E ÚLTIMA PARTE)



   (Infelizmente, poucas pessoas prestam atenção ao que temos de mais importante para nossa saúde, paz e bem-estar geral. Preocupam-se mais em andar por aqui às voltas, procurando aqueles que acreditam estarem dotados de poderes e que Deus ou alguém que O represente lhe divulga conhecimentos extraordinários, segredando-lhes que pertencem ao grupo dos eleitos... Eleitos somos todos nós, desde que aceitemos os Seus Mandamentos e saibamos discernir quando alguém coloca aqui uma "modernice"  e põe um gosto, sem saber se Deus também "gosta"...)

   O tema do meu texto de hoje é sobre Alimentação. Uma vez mais, vou servir-me do livro «A Nova Terra», do Amado Instrutor/Pedagogo, Mestre Omraam Mikhael Aivanhov.
   Na página 47, ele começa assim:

   De manhã, a meio do dia e ao fim do dia todos têm de pensar em comer, a fim de manterem  a vida e a saúde. Porém, só os Iniciados se debruçaram, desde há muito, sobre esta questão tão importante e encararam a alimentação sob numerosos pontos de vista que a maioria dos humanos ignora, o que causa neles toda a espécie de anomalias.

IMPORTÂNCIA DA ATITUDE


    Antes de começardes a comer, lavai sempre as mãos. Depois, instaurai em vós um estado de paz e calma, tomando consciência de que ides receber elementos preparados no grande laboratório da Natureza. Recolhei-vos, ligai-vos ao Criador, dizei uma pequena oração e, tranquila e silenciosamente, iniciai este processo da mais alta magia branca: a nutrição.


O PAPEL DA MASTIGAÇÃO


    Deve mastigar-se os alimentos durante o máximo de tempo possível, até desaparecerem na boca, sem que seja necessário engoli-los. A boca, que é onde primeiro são recebidos os alimentos, é o laboratório mais importante, o mais espiritual. O estômago vem apenas em segundo lugar. É na boca que se realizam os processos mais subtis, porque é ela que absorve as partículas etéricas, ao passo que os elementos mais grosseiros descem depois para o estômago. Além disso, antes mesmo de o alimento ser absorvido, digerido e distribuído pelos órgãos, o homem já se sente mais forte: isto prova que, antes de o estômago receber os alimentos, já a boca absorveu os elementos etéricos que vão alimentar o sistema nervoso.


A ALIMENTAÇÃO DOS CORPOS SUBTIS


   Alimentar-se é, em primeiro lugar, retirar conscientemente dos alimentos os elementos que entrarão como materiais na edificação do nosso corpo físico. Mas, dado que o homem não é formado somente por um corpo físico, mas também possui outros corpos, mais subtis, a questão  está em saber como alimentar esses corpos subtis que, muitas vezes, estão subalimentados por causa da ignorância do homem. Com efeito, todos sabem mais ou menos que alimentos devem dar ao corpo físico, mas o mesmo já não acontece em relação aos outros corpos: o corpo etérico (ou corpo vital), o corpo astral (sede das emoções) e o corpo mental (sede dos pensamentos).


O CORPO ETÉRICO


   É preciso mastigar bem os alimentos, mas a mastigação tem a ver com o corpo físico. Para o corpo etérico é preciso juntar a respiração. Portanto, ao mastigar, deveis parar de tempos a tempos e respirar profundamente a fim  de permitirdes ao corpo etérico retirar dos alimentos as partículas mais subtis. Só a respiração profunda permite esse processo. Mas se estiverdes a falar ou a discutir, engolindo os alimentos rápida e automaticamente, o ritmo respiratório ficará perturbado, as reacções físico-químicas não se farão normalmente e sentir-vos-eis enfartados e mal dispostos, pois não comestes correctamente. Para se alimentar o corpo etérico, é necessário, pois, comer em silêncio.


O CORPO ASTRAL


   Dado que o corpo astral se alimenta de sentimentos e de emoções, constituídos de uma matéria ainda mais subtil e elevada que as partículas estéricas, podemos alimentá-lo mantendo sentimentos de amor em relação à comida que foi preparada nos laboratórios do Senhor. Ao absorver estes elementos, o corpo astral tem todas as possibilidades de suscitar sentimentos de uma qualidade muito elevada; o amor a todos os homens,  sensação de felicidade, de paz e de harmonia com a Natureza.

    Quando o corpo astral recebe alimento, experimentais uma sensação de grande bem-estar, senti-vos generosos e, se tiverdes de tratar de questões importantes, mostrar-vos-eis  abertos, pacientes, benevolentes, sabereis fazer concessões. Pelo contrário, se o corpo astral não tiver sido alimentado porque comeste a resmungar, irritados, criticando  os outros, em seguida manifestareis aspereza, nervosismo e parcialidade, e, se tiverdes problemas difíceis a resolver, a balança penderá sempre para o lado negativo e injusto. Depois procurareis desculpas, dizendo: «Que quereis?  Não posso fazer nada. Estou nervoso.» Ireis à farmácia comprar medicamentos para acalmar, mas continuareis a sentir-vos nervosos enquanto ignorardes que a  maneira de comer tem uma extrema importância para o vosso equilíbrio físico e psíquico.»


O CORPO MENTAL


   Para alimentar o corpo mental, o discípulo concentra-se nos alimentos e  nem sequer olha para quem está a seu lado, a fim de  melhor se concentrar. Ele sabe que os alimentos são cartas de amor enviadas pelo Criador e procura lê-las interiormente. Para o discípulo, os alimentos representam uma manifestação da Divindade e, portanto, ele esforça-se por pensar neles sob todos os pontos de vista.
    O discípulo pergunta a si próprio de onde vêem esses alimentos, o que eles contêm, que qualidades lhes correspondem, que entidades se ocupam deles. E isto porque ele sabe que há seres que trabalham sobre cada planta, sobre cada fruto, e que,se estes crescem e amadurecem numa determinada época, isso corresponde a influências planetárias específicas. O seu espírito está, portanto, ocupado com todas estas reflexões e ele medita profundamente.  Assim, o seu corpo  mental alimenta-se e retira da alimentação elementos superiores aos do plano astral. Isto traduz-se, para ele em lucidez, em clareza, numa penetração profunda da vida e do mundo. Após uma refeição em tais condições, ele levanta-se da mesa com uma compreensão tão luminosa que é capaz de realizar trabalhos intelectuais bastante complexos

OS CORPOS CAUSAL, BÚDICO E ÁTMICO.

    Além dos corpos etérico, astral e mental, o homem possui outros corpos, mais subtis - corpo causal, corpo búdico e corpo átmico -, E também estes corpos têm de ser alimentados.Como?O Iniciado, após ter respirado, após ter comido com amor, após ter meditado nos alimentos, deixa-se penetrar por um sentimento de reconhecimento para com o Criador; graças a esses alimentos, consegue mesmo realizar uma verdadeira comunhão com Ele. Assim, O Iniciado alimenta os seus três corpos superiores e vive estados de arrebatamento, de êxtase.

NUNCA COMER ATÉ ESTAR SACIADO

   Todos vós sabeis que não se deve comer exageradamente. Sim, não há nada pior que sairmos da mesa com o estômago cheio, porque nos tornamos pesados, materializados. Mas o que certamente não sabeis é que a fome prolonga, reforça e melhora a vida. Se saírdes da mesa com um ligeiro apetite, dareis um estímulo ao vosso corpo etérico, que então tenta captar, atrair, outros elementos da atmosfera que vos rodeia.  Se quiserdes, podeis chamar a estes alimentos vitaminas ou hormonas etéricas... O corpo etérico encontra estes alimentos tão bem que, alguns minutos depois, não só já não tereis fome como vos sentireis mais leves, mais vivos, mais capazes de trabalhar. Ao passo que, se comerdes até ficardes saciados, pelo prazer de comer (como o fazem tantas pessoas nas reuniões, nos banquetes, etc...), sentir-vos-eis pesados e incapazes de trabalhar.
   Se comerdes demasiado, provocareis em vós próprios uma sobrecarga e o corpo etérico ficará fatigado e bloqueado nas suas funções. Então, os indesejáveis do mundo astral, que viram essa abundância de alimentos ostentada como num festim, aparecerão para nele participar. Por isso, alguns momentos depois sentireis de novo um vazio e o desejo de recomeçardes a comer para encher esse vazio... Mas os indesejáveis também voltarão... É assim que vos tornais um engodo magnífico para os esfomeados do plano astral inferior que vêm regalar-se à vossa custa.
    O Universo está cheio de criaturas de toda a espécie que os Iniciados classificaram em categorias determinadas e que se misturam muitas vezes na existência dos humanos. É assim que se explica um certo número de fenómenos e de acontecimentos extraordinários que permanecem inexplicáveis para os cientistas  contemporâneos. Portanto, para não vos tornardes presas de indesejáveis, é necessário que nunca ultrapasseis os limites nem façais refeições demasiado abundantes.

_________

   Do Livro «A Nova Terra_ Métodos, exercícios, fórmulas, orações», de Omraam Mikhael Aivanhov. pág.51/52.
ÉDITONS PROSVETA  e editado por PUBLICAÇÕES MAITREYA_Portugal.

________
   Infelizmente, só agora ando a tomar conhecimento


destas coisas, pois tinha evitado passar por tantas situações complicadas, não apenas eu, como também meus entes queridos, pois todos nos juntávamos em grandes banquetes, casamentos e afins...  Era uma grande algazarra, todo o mundo percebendo de política e "governando" Portugal à mesa; e quando se viravam para o futebol... Ui!

Florinda Isabel




Sem comentários:

Enviar um comentário