sexta-feira, 1 de julho de 2016

(2) «RUMO AO REINO DA PAZ»


Comunismo & Capitalismo

«A natureza mostra-nos que o comunismo e o capitalismo são ambos necessários. O que é uma criança? Um capitalista. Ela grita, reclama, impõe-se, quer açambarcar tudo e guardar tudo para si. Mas, um dia, quando se casar e tiver filhos, será obrigada a tornar-se comunista e a distribuir, por sua vez, as suas riquezas. Os homens nascem todos capitalistas, o comunismo vem mais tarde. Quando um jovem encontra uma jovem para fundar um lar, isso é já uma comuna, é aí que a coisa começa.
É a própria natureza que obriga os seres a manifestarem-se como capitalistas e comunistas, mas em épocas diferentes, bem entendido. Primeiro, o homem é capitalista, porque deve tornar-se rico. A natureza dá-lhe capitais: os braços, as pernas, os olhos, os ouvidos, o sexo, o cérebro, são capitais com os quais ele deve trabalhar para adquirir riquezas que, em seguida, poderá distribuir. Se fordes pobres, o que podereis distribuir? Nada. Nem sequer conseguireis ajudar a vossa mulher e os vossos filhos. É preciso ser rico para se poder ajudar os outros.
O capitalismo deve ser só um meio, e o erro dos capitalistas foi terem feito dele um fim. Eles não compreenderam nada... Aliás, os comunistas também não. Acreditais que os comunistas são verdadeiramente comunistas? Isso, só Deus sabe! Se eles criticam tanto os capitalistas e os combatem, muitas vezes é porque gostariam de ser tão ricos e poderosos como eles. Alguém que se sente pobre, sem recursos, defende o comunismo, mas, se se tornar rico, ora, ora! Acabou-se o comunismo!
Enquanto são pobres, as pessoas são comunistas; mas, quando ficam ricas, tornam-se capitalistas, porque, se então aceitarem o comunismo, terão de distribuir tudo, e isso não lhes agrada. Mas eu acredito no comunismo. Porquê? Porque Jesus era comunista, mas um comunista branco, não um comunista vermelho.
Por agora, nem os comunistas nem os capitalistas pensam e agem correctamente. Quando se tem por objectivo, por ideal acumular riquezas, surgem inconvenientes de toda a espécie que não tinham sido previstos. E, quando se quer distribuir sem discernimento, surgem outros imprevistos que também são prejudiciais. Portanto, se os comunistas e os capitalistas não quiserem ir mais longe na compreensão das coisas, massacrar-se-ão: haverá guerras civis, enquanto não surgem outras guerras... Nem uns nem outros têm esta luz que nós aqui transmitimos: trabalhar por um alto ideal. Eles trabalham só para eles; mesmo que pareça que trabalham para os outros, na realidade é só para eles.
É preciso que os comunistas e os capitalistas se compreendam para que, em conjunto, ajudem a humanidade. Uns e outros são necessários, pois estas duas correntes, o capitalismo e o comunismo, trabalham simultaneamente no universo. Por que é que os humanos fazem disso um factor de divisão, quando, afinal, o equilíbrio cósmico assenta nestas duas correntes? Tonai-vos, pois, de uma vez por todas verdadeiros capitalistas e verdadeiros comunistas, e viveres em plenitude.»
______

De uma conferência improvisada, do amado Mestre Omraam Mikhael Aivanhov.
Colecção  Izvor. «Rumo ao Reino da Paz»
Publicações Maitreya_Portugal.
______

(Florinda Rosa Isabel)

















Sem comentários:

Enviar um comentário