domingo, 17 de julho de 2016

OS PRECONCEITOS MILENARES...

A cegueira é apenas do cronista, mesmo, que está embrulhado num preconceito milenar. Escreve este senhor que "ultrapassaram as margens do bom senso ao pedirem o fim na via pública de carroças, charretes e carruagens". A questão que se coloca é, o que é isso da margem de bom senso? É o limite da nossa deficiente esfera moral, que embate na utilidade económica que a exploração animal tem? Afinal, se vivemos num século de progresso tecnológico e civilizacional sem paralelo, fará sentido persistir na utilização embrutecedora de animais, quando temos máquinas à nossa disposição?
O exercício mental de se recuperar a tal história milenar de que se fala na redacção permite-nos deslindar que ao longa da história humana, muitas foram as vezes que alguém foi acusado de ultrapassar as margens de bom senso, seja ao propor a abolição da escravatura, ou o direito de voto democrático das mulheres, por exemplo.
Desta análise histórica aprendemos o seguinte...ideias como as que propõe o PAN, que colidem com as normas de pensamento sociais, que põem à tona preconceitos enraizados, parecerão ridículas a muitos e evocarão chacota, mas o tempo e a maturação do pensamento irão prová-las justas e sensatas.
Já nem falo nas touradas, pois essa será uma luta que acabarão por ganhar, mais cedo ou mais tarde, ignorando uma tradição secular.
IONLINE.SAPO.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário