quarta-feira, 30 de novembro de 2016

(3) O AMADO MESTRE DISSE... (2ª SÉRIE)

(3) O Amado Mestre Disse...(2ª série)
Muitas vezes, damos aos problemas soluções exteriores, em lugar de tentarmos enfrentá-los interiormente, para lançarmos toda a luz sobre eles. Também podemos comparar esta atitude à de uma mãe que deve corrigir seu filho desobediente. Em vez de se esforçar por compreender as razões da sua conduta, pois existe, certamente,  algo a compreender, ela dá-lhe um par de bofetadas, para ficar descansada. Ela usa, portanto, o meio mais fácil, e a criança continuará a desobedecer.  Pois bem, é necessário saber que os nossos problemas são também, de certo modo, nossos filhos, e que, consoante a forma como os tratamos, conseguimos resolvê-los ou não!
A partir do momento em que descemos à terra, a vida encarrega-se de nos instruir, obriga-nos a encontrar as melhores maneiras de nos manifestarmos. Ninguém pode escapar às leis da terra.Vós direis: «E os seres muito evoluídos, os Iniciados, os grandes Mestres?» Também não. Eles chegam impregnados dos eflúvios do Céu, mas a terra é um mundo totalmente diferente. A matéria é tão opaca, tão difícil de trabalhar, que representa um obstáculo  também para para eles.  No alto, nos planos subtis, a matéria é obediente, maleável, submete-se  aos mínimos pensamentos, aos mínimos desejos. Mas a matéria em que vivemos opõe a maior resistência.
Fazendo-nos descer à terra, onde teremos sempre obstáculos a transpor, provas a ultrapassar, a Inteligência Cósmica dá-nos a possibilidade de nos desenvolvermos aqui na matéria, pois os obstáculos, as provas, são também a matéria, um tipo de matéria. E se, perante as dificuldades, vós pensardes: «De nada serve queixar-me  e lamentar-me. Vou estudar o modo de proceder desta Inteligência», ficareis tão maravilhados, que suportareis muito melhor essas dificuldades. Eis uma forma de ver, pois, evidentemente, perante as provações, as mentalidades mais comuns são as da revolta, da cólera ou do abatimento.

De uma conferência improvisada, pelo Mestre Omraam Mikhael Aivanhov (1900-1986), filósofo e pedagogo francês de origem búlgara.

Livro: «Nas Fontes Inalteráveis da Alegria»
Colecção Izvor.
______

(Florinda Rosa Isabel)




Sem comentários:

Enviar um comentário