terça-feira, 15 de novembro de 2016

(09) O AMADO MESTRE DISSE...

(09)
Muitas vezes os filhos fazem os pais infelizes porque, inconscientemente,  os reprovam por eles os terem educado de uma maneira demasiado mesquinha, por não lhe terem indicado o caminho  da grandeza, da luz. Pois é, esta questão leva-nos longe! Muitas pessoas sentem-se orgulhosas consigo próprias porque estão convencidas de que cumprem o seu dever e trabalham para o bem da sua família. Na realidade, não é assim tão garantido que a beneficiem. Se considerarmos a sua conduta de um ponto de vista celeste, elas não fazem nada de bom, pois limitam-se a manter os membros da sua família na mesquinhez, no egoísmo e na escuridão. Por isso, atenção!  Esforçai-vos por mudar o vosso ponto de vista, consagrai-vos a este trabalho para a grande Família e tudo na vossa vida se resolverá. As pessoas precisam de um alimento  espiritual e acabarão por abandonar-vos se não fordes capaz de lho dar. Muitas mulheres abandonam os maridos porque eles só se preocupam em as encher de bens materiais, sem nunca darem o que quer que fosse à sua alma e ao seu espírito!
Actualmente muitos pais queixam-se de que os filhos  os abandonam para entrarem nas seitas que proliferam desde alguns anos. Eles não compreendem por que razão, apesar do seu amor, dos seus sacrifícios, da sua bondade, os seus filhos têm necessidade de ir procurar outra "família" fora do lar. Então enfurecem-se, avisam as autoridades, contactam os jornalistas  e lançam acusações muitas vezes injustas, para que a opinião pública lhes dê razão, pois, se a família  se desune, se a família, que está na base de toda a vida social, periclita, é grave, é perigoso.  Com certeza que é perigoso, e é magnífico querer proteger a família, eu estou de acordo e não tenho feito outra coisa em toda a minha vida. Mas como proceder? E que concepção de família se irá defender? É uma questão que merece ser colocada.
Se os psicólogos, os educadores, se debruçassem honestamente sobre o assunto  de um ponto de vista filosófico, ético, psicológico, descobririam a razão pela qual alguns filhos sentem a necessidade de deixar os pais. É que a juventude actual precisa de algo mais do que aquilo que lhe propõem, precisa de uma visão de vida mais alargada, mais ampla, mais nobre, mais justa, e é isso que ela vai procurar nas seitas.

Mestre Omraam Mikhael Aivanhov (1900-1986), filósofo e pedagogo francês de origem búlgara.

Livro: Uma Filosofia Universal
______

(Florinda Rosa Isabel)



















Sem comentários:

Enviar um comentário