(3º)
Deveis focalizar-vos no vosso crescimento e desenvolvimento, purificação e consagração. Tendes pois de adquirir o autoconhecimento, o autodomínio e a autorrealização. Necessitais de encontrar uma filosofia de vida que vos permita viver de acordo com o mais alto grau de consciência, mesmo ainda no mundo físico ou tridimensional.
Há três níveis de passagem para a Grande Obra, são as vias de realização dos Mistérios menores, maiores e supremos que a Tradição refere.
Os mistérios menores ocupam-se do desenvolvimento e evolução da personalidade. São lições sobre ética e comportamento e o relacionamento com os outros. São mencionados com o nível de buscador - aquele que está buscando mais além, algo mais do que é encontrado no plano físico. Possuem um teste de bom carácter, os ensinamentos necessários para manter a mente e o corpo sadios, associando a isso o controle dos instintos e das paixões.
O Mistérios maiores conduzem ao desenvolvimento da individualidade e das diferentes energias criativas. Promovem o avanço da visão psíquica para a visão interior espiritual. Começa a mover-se para o interior em vez do exterior. É a fase da interiorização. Normalmente aqui o aprendiz passa por períodos probatórios em que é testada a sua dedicação aos princípios mais elevados. Tem contacto com a doutrina mais elevada e desenvolve uma maior dedicação. Essa dedicação não leva todavia à negligência do físico, visto ser pelo trabalho realizado no plano físico que se aprende a usar os ensinamentos. Adquire o entendimento de que a responsabilidade e deveres no plano físico procedem do "trabalho pessoal nos mistérios". Tem o aprendiz de atender às suas responsabilidades e obrigações consigo e com os outros. Isso demonstra a dedicação ao mais elevado.
Renúncia, dedicação, serviço e amor.
Os Mistérios Supremos são compostos dos ensinamentos sobre a essência espiritual da vida e dos seus verdadeiros efeitos no plano físico. Constam da tomada de consciência da acção em beneficio de todos e não apenas em favor do próximo. É a sintonização das energias pessoais de cada um com os ritmos mais universais da vida.
Todos estes ensinamentos estão patentes no Mistério de Cristo descrito nos Evangelhos Canónicos (arranjados pela Igreja). É preciso estudá-los e saber encontrar estes mistérios nos Evangelhos.
Antigamente os ensinamentos eram passados nos Templos, nos Mosteiros, em clima de Ascese e Eremitério.
Hoje, o aluno tem de aprender a cultivar o espírito de retiro na prática vivencial do palco da vida o Seu Mosteiro) do dia a dia. É o que se chama esotericamente da via do quarto caminho.
A responsabilidade do que percorre o caminho da iniciação agora é entender os mistérios e ensinamentos como eram apresentados no passado e aprender a reflecti-los no presente, conforme a sua mais alta criatividade. Isso exige que as antigas tanto como as modernas doutrinas sejam reexaminadas, sob uma perspectiva mais universal.
_____________
Do Livro «Maria Orienta a Humanidade», ditado a Carlos Carvalho.
Editado por Publicações Maitreya_Portugal
(continua...)
Florinda Isabel
Sem comentários:
Enviar um comentário