A Solução do Problema Ecológico: O Paradigma Orgânico (Ou a Consubstancialidade da Lei à Natureza)
«...E não é possível superar este ainda actual estado de coisas? É! Mas isso implica uma outra ruptura paradigmática, uma nova refundação epistemológica da ciência, que é precisamente o que se propõe concretizar a «Teoria do Campo (Caminho) Unitário», definindo o Paradigma Orgânico pela inteligibilidade do carácter Consubstancial da Lei à Natureza a todos os níveis...»
«... Com efeito, solucionando o problema ecológico logo no plano paradigmático, a Ciência Orgânica corta o actual "nó górdio" civilizacional contribuindo decisivamente para a superação da contradição Sociedade-Natureza...»
«...Ora, as leis da natureza não são exteriores à própria natureza: _ as leis estão na natureza, a natureza está nas leis. Numa relação bi-unívoca. E auto-regulam-se. De facto, não há motores mecânicos, extrínsecos, na natureza. O que há é leis consubstanciais à natureza; o que implica, paralelamente, a mesma reconversão conceptual em religião_ o conceito de um Deus Orgânico de Face Cognoscível enquanto Pai Criador (que da Sacratíssima Negrura do Imanifestado não almeja tratar da Ciência e que realiza na matriz cósmica da Mãe Natureza...»
A Globalização Política: -O Parlamento Mundial
«... A via imperialista para a globalização, já aí está cristalizando no formato normalizado do Império Tecnocrático Mundial_ essa infra-cultura de andróides com que a ideologia tecnocrática, qual "cilindro compressor", está esmagando "mil e uma" culturas locais-regionais-nacionais, impondo, pela força brutal dos seus media, uma nefastíssima dinâmica redutora e entrópica à Humanidade inteira...»
«Meus senhores:_ o Projecto Global de Civilização que a Teoria do Campo (Caminho) Unitário propõe é eticamente justo, ecologicamente harmonioso, e politicamente equilibrado. E no plano específico da globalização política pode mesmo considerar-se como a condição sine qua non para:_ ajudar decisivamente à sobrevivência do Continente Africano, estabilizar o Mundo Islâmico, facultar "estatuto" às potências emergentes, dar significância à América Latina, projectar mundialmente a experiência da União Europeia.»
«...Novo Ciclo que se projecta exactamente com a Teoria do Campo (Caminho) Unitário, através do qual se inicia, de facto, a dinâmica de exteriorização do Saber Iniciático. Aliás, este quadro civilizacional que designamos genericamente por "Quinto Império", constitui precisamente um estádio de desenvolvimento histórico em que o nível de consciência dominante é já o que nos permite a descodificação Iniciática da chamada Ciência Esotérica. E em que circunstâncias é que se poderá considerar dominante esse nível de consciência? Quando os"odres velhos" da civilização mecanicista_ nos diversos planos de poder estabelecido, do científico-técnico ao político, etc._ cederem o lugar aos "Novos Odres" do "Quinto Império". O qual, historicamente, se irá materializando através da tríplice revolução que a Teoria do Campo (Caminho) Unitário perspectiva:_A Ética Científica, a Ciência Orgânica e a Tecnorgânica, a Democracia Natural ou Sofiocracia.»
«...Esta situação vigente de total desregulação a todos os níveis, diríamos, de globalização selvagem, não vai aguentar-se por muito tempo. Ora, dotar este planeta de instituições políticas genuinamente representativas de todos os povos, é a melhor maneira de os levar a sentirem-se verdadeiramente responsáveis pelos destinos da Humanidade. Redistribuir o poder de forma a que todos os povos participem na institucionalização da globalização política, criando um parlamento e uma autoridade governamental mundiais, é a única forma de reunir sinergicamente toda a Humanidade em torno de objectivos comuns.»
__________
(ÚLTIMO)
Do Livro de apresentação ao projecto dos quatro volumes de «Teoria do Campo_Caminho Unitário», que foram posteriormente editados por Publicações Maitreya_Portugal, em Abril de 2015:
«I-INTRODUÇÃO_a Espiral e as Dimensões do Tempo, o Organismo Cósmico e a Sua Linguagem»; «II-O HOMEM: A NATUREZA E A CULTURA_Organismo e Organismo Social, o Indivíduo e o Sistema»; «III-SISTEMA SOCIAL ORGÂNICO_ Ou a Organização Política da Sociedade à Luz do Modelo Natural da Evolução Cósmica»;«IV-DA RACIONALIDADE ORGÂNICA_Ascese Religiosa e Ascese Científica, a Metodologia Orgânica e a Ciência».
(Florinda Rosa Isabel)
Sem comentários:
Enviar um comentário