O Cantinho da Florinda

quarta-feira, 8 de julho de 2015

O MASCULINO E O FEMININO, PRINCÍPIOS DA CRIAÇÃO



Imprimir todos
Nova janela

O Masculino e o Feminino, princípios da criação





Newsletter da Publicações Maitreya newsletter@publicacoesmaitreya.pt através de amazonses.com 



A todos, a nossa saudação.

Caros Amigos,

Como habitualmente às 3ªs. feiras, voltamos com a partilha do texto selecionado aleatoriamente, e o livro selecionado foi «O MASCULINO E O FEMININO, PRINCÍPIOS DA CRIAÇÃO», do Mestre Omraam Mikhaël Aïvanhov, inserido na Colecção "Prosveta".

V Capítulo (parte) - COMO MELHORAR AS MANIFESTAÇÕES DO AMOR

Com o decorrer das eras, o conceito de amor evoluiu. Os primitivos comportavam-se neste domínio com uma violência, uma brutalidade e uma sensualidade indescritíveis. Eram oceanos desenfreados, vulcões em erupção. Com o tempo, com o despertar da consciência e da sensibilidade, novos elementos se juntaram: a ternura, a subtileza, a delicadeza... No entanto, ainda hoje, na maioria dos casos, o amor continua a ser uma manifestação primitiva.
O amor passional, instintivo, que se praticou durante milénios, gravou-se tão profundamente no homem que ele agora não sabe como refiná-lo, como torná-lo mais nobre, e, por enquanto, amar continua a parecer-se com uma carnificina: as pessoas atiram-se umas sobre as outras, brutalmente, sem preparação, sem estética, sem poesia. Têm fome e então comem, regalam-se e ficam saciadas por um tempo; depois, voltam a ter fome e novamente se atiram à comida. Muitas, mesmo as que pertencem a uma sociedade que se diz culta, praticam o amor como selvagens: sem qualquer poesia, qualquer beleza, qualquer harmonia, nada...
Elas devoram-se! E, mesmo que se esforcem por oferecer ao seu parceiro um comportamento mais requintado, isso ainda não é o verdadeiro amor, são apenas uns adornozinhos.
O amor é um impulso magnífico, mas misturam- se nele imensos elementos passionais que impedem o aparecimento da sua verdadeira natureza...
Observai os animais quando nascem: um cãozinho, um vitelinho, um cabritinho... Eles não estão muito asseados e a mãe limpa-os. E também se dá um banho às crianças recém-nascidas. Pois bem, com o amor deve-se fazer a mesma coisa. O amor é um filho divino, porque em toda e qualquer forma de amor existe Deus, mas é preciso limpar o amor, purificá-lo, educá-lo, reforçá-lo, libertá-lo, para se descobrir a Divindade. Mesmo o amor mais egoísta, mais inferior, mais sensual, contém uma quinta-essência divina, mas coberta com demasiados elementos heteróclitos, porque, no seu trajeto, ele teve de atravessar certos lugares que não estavam nada limpos: chaminés, caminhos lamacentos...
Mesmo as melhores coisas que vêm do Céu têm de atravessar as camadas que nós acumulámos; pensamentos e desejos inferiores, e toda a espécie de elucubrações mentirosas. Por isso, por agora elas estão envolvidas em sujidade; são pedras preciosas que precisam de ser limpas. Enquanto o homem não pensar em purificar-se, todos os impulsos, ímpetos e forças vindos do Céu serão deformados.
O amor é a vida divina que desce às regiões inferiores para as invadir, as regar, as vivificar. É a mesma energia que a energia solar, a mesma luz, o mesmo calor, a mesma vida, mas, ao vir até nós como um rio, carrega-se com as impurezas das regiões que é obrigada a atravessar. Ela brotou, pura e cristalina, do cume das altas montanhas, mas tornou-se irreconhecível por causa da sua descida às camadas inferiores, entre os humanos, que consideram o amor unicamente como um meio de ter prazer ou de perpetuar a espécie.
Então, põe-se a questão: posto que se trata de uma energia divina, a mais poderosa e a mais essencial, como torná-la de novo tão pura como era no começo, na sua origem?... Primeiro, deve-se saber que o amor tem milhares de graus, ou degraus, do mais grosseiro ao mais subtil, e que é possível subir esses degraus. Pelo pensamento desperto, pela atenção concentrada, por um controlo inteligente, pode fazer-se um trabalho sobre si próprio para que esta energia se torne de novo tão límpida como a luz do sol e aja beneficamente por toda a parte onde passar, em vez de demolir e de destruir. Há, pois, algumas regras a conhecer, mas, para as aplicar, não tereis de esperar até ter a vossa amada nos braços durante o amor. Elas devem ser aprendidas nas atividades quotidianas, muito antes de se desencadearem os processos do amor.
Tomemos um exemplo. Todos os dias vós deveis comer. Mas, quando estais à mesa, não engolis tudo o que tendes no prato; fazeis escolhas. Sejam mariscos, peixes, queijos, legumes ou frutos, há sempre alguma coisa grosseira ou indigesta que se deve lavar ou deitar fora. O homem, que é mais evoluído do que os animais, faz escolhas na comida; os animais não fazem. Mas, quando se trata de sentimentos e de pensamentos, ele já não faz qualquer seleção, engole tudo. Porquê? Por que é que os seres que se amam, quando querem abraçar-se e beijar-se, nunca pensam em eliminar primeiro as impurezas daquilo que vão “comer”? Muitas vezes, nos seus sentimentos, nos seus beijos, eles deixaram infiltrar-se germes de doenças e de morte que a sua inconsciência não lhes permitiu ver e eliminar.
Sim, a morte infiltra-se no amor inferior, o amor estúpido em que não há consciência, nem controlo, nem luz. E é este amor que, por todo o lado, é tão cantado, louvado, glorificado! Ninguém conhece um outro amor e, se falardes dele, as pessoas olharão para vós pensando que estais loucos.
Tudo começa pela nutrição. Antes de ir para a mesa, lava-se as mãos e, antigamente, até se dizia uma oração para convidar o Senhor a partilhar a refeição. Talvez ainda haja camponeses que continuam a fazê-lo, mas as pessoas cultas acabaram com essas tradições. É a isto que a inteligência e a cultura conduzem os humanos!... Lavar as mãos e convidar o Senhor para a mesa eram práticas que continham um sentido profundo, e os Iniciados que as introduziram queriam dizer aos seus discípulos:
«Do mesmo modo, antes de amar um ser, antes de o tomar nos braços, convidai os anjos a participar nesse banquete; mas, primeiro, lavai as mãos, isto é, purificai-vos, tende a vontade de não sujar esse ser, de não lhe passar as vossas doenças, o vosso desalento, a vossa tristeza.»
Mas, em geral, como é que as coisas se passam? O rapaz está infeliz, “nas lonas”, e, para se reconfortar, tem necessidade de abraçar e beijar a sua namorada. Então, o que é que ele lhe dá? Ele tira-lhe tudo – as forças, a alegria, as inspirações – e em troca só lhe dá sujidades! Em tais circunstâncias, ele não devia abraçá-la, mas sim pensar: «Hoje estou pobre, miserável, sujo. Então, vou preparar-me, lavar-me e, quando estiver verdadeiramente em bom estado, irei levar-lhe a minha riqueza.»
Nunca se pensa assim, mas no futuro, quando houver compreensão, ficar-se-á envergonhado e enojado ao ver a fealdade com que se amou os outros.
Vós direis: «Mas toda a gente faz assim; quando se está triste, tem-se necessidade de ser consolado.»
Não é porque toda a gente é inconsciente e egoísta que vós também deveis sê-lo! No futuro, todos aprenderão a amar como o sol, como os anjos, como os grandes Mestres, que, no seu amor, jamais tiram; pelo contrário, eles dão sempre.
Há dias em que vos sentis pobres; nesses dias, mantende-vos afastados da vossa amada, senão a lei virá perguntar-vos por que é que a roubastes. As pessoas são extraordinárias: quando se sentem bem, distribuem as suas riquezas a quem quer que seja, mas, quando estão infelizes, desesperadas, vêm espoliar aqueles que amam. Comportam-se como ladrões; sim, autênticos ladrões.
Portanto, quer para o amor, quer para a nutrição, a primeira regra é não comer o alimento que está diante de vós sem ter feito previamente uma seleção. Por isso, é preciso saber a diferença entre um sentimento e outro: um sentimento egoísta e um sentimento desinteressado, um sentimento que limita e um sentimento que liberta, um sentimento que perturba e um sentimento que harmoniza...
Mas, para se poder classificar os sentimentos, é preciso estar vigilante, pois, se fordes tocados por um impulso cego e a vossa atenção estiver adormecida, não estareis presentes na fronteira para ver se se trata de inimigos que estão a infiltrar-se para minar o vosso reino. A vigilância, a atenção e o controlo são necessários para não vos deixardes levar. Ora, no seu amor, as pessoas só pensam em deixar-se levar. Suprimir o pensamento, a consciência, ficar inebriado... Para elas, é isto o grande amor. Parece que, se não se estiver inebriado, se tem menos sensações!
Mas o que sabem elas disso? Já tentaram estar vigilantes, fazer uma seleção e ligar-se às correntes superiores para ver que alegria experimentarão e que descobertas farão?... Se nunca experimentaram, como podem pronunciar-se?





capa do livro









Até breve!


07 de Julho, 2015

http://www.publicacoesmaitreya.pt

Para entrar em contacto com a Publicações Maitreya,
sugerimos que o faça para: webmaster@publicacoesmaitreya.pt
Publicada por Florinda Rosa Isabel à(s) 11:59
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)

Acerca de mim

A minha foto
Florinda Rosa Isabel
Autora do blog "O Cantinho da Florinda"
Ver o meu perfil completo

Arquivo do blogue

  • ►  2023 (189)
    • ►  setembro (21)
    • ►  agosto (13)
    • ►  julho (10)
    • ►  junho (14)
    • ►  maio (15)
    • ►  abril (19)
    • ►  março (20)
    • ►  fevereiro (32)
    • ►  janeiro (45)
  • ►  2022 (499)
    • ►  dezembro (83)
    • ►  novembro (35)
    • ►  outubro (42)
    • ►  setembro (43)
    • ►  agosto (32)
    • ►  julho (45)
    • ►  junho (38)
    • ►  maio (21)
    • ►  abril (34)
    • ►  março (43)
    • ►  fevereiro (48)
    • ►  janeiro (35)
  • ►  2021 (632)
    • ►  dezembro (35)
    • ►  novembro (58)
    • ►  outubro (48)
    • ►  setembro (29)
    • ►  agosto (36)
    • ►  julho (29)
    • ►  junho (45)
    • ►  maio (52)
    • ►  abril (57)
    • ►  março (75)
    • ►  fevereiro (72)
    • ►  janeiro (96)
  • ►  2020 (980)
    • ►  dezembro (101)
    • ►  novembro (91)
    • ►  outubro (70)
    • ►  setembro (62)
    • ►  agosto (82)
    • ►  julho (94)
    • ►  junho (93)
    • ►  maio (87)
    • ►  abril (94)
    • ►  março (61)
    • ►  fevereiro (67)
    • ►  janeiro (78)
  • ►  2019 (780)
    • ►  dezembro (66)
    • ►  novembro (63)
    • ►  outubro (62)
    • ►  setembro (68)
    • ►  agosto (58)
    • ►  julho (64)
    • ►  junho (35)
    • ►  maio (67)
    • ►  abril (68)
    • ►  março (55)
    • ►  fevereiro (49)
    • ►  janeiro (125)
  • ►  2018 (1180)
    • ►  dezembro (74)
    • ►  novembro (64)
    • ►  outubro (85)
    • ►  setembro (114)
    • ►  agosto (117)
    • ►  julho (139)
    • ►  junho (117)
    • ►  maio (137)
    • ►  abril (91)
    • ►  março (83)
    • ►  fevereiro (70)
    • ►  janeiro (89)
  • ►  2017 (1182)
    • ►  dezembro (71)
    • ►  novembro (61)
    • ►  outubro (85)
    • ►  setembro (99)
    • ►  agosto (95)
    • ►  julho (106)
    • ►  junho (86)
    • ►  maio (89)
    • ►  abril (98)
    • ►  março (109)
    • ►  fevereiro (129)
    • ►  janeiro (154)
  • ►  2016 (2239)
    • ►  dezembro (134)
    • ►  novembro (158)
    • ►  outubro (127)
    • ►  setembro (110)
    • ►  agosto (274)
    • ►  julho (439)
    • ►  junho (272)
    • ►  maio (224)
    • ►  abril (155)
    • ►  março (122)
    • ►  fevereiro (95)
    • ►  janeiro (129)
  • ▼  2015 (2440)
    • ►  dezembro (147)
    • ►  novembro (287)
    • ►  outubro (115)
    • ►  setembro (344)
    • ►  agosto (418)
    • ▼  julho (197)
      • QUE LATA! TAPAREM O SOL COM UMA PENEIRA!
      • MATAR QUEM MATOU, NADA RESOLVE.
      • AQUI TENDES O ASSASSINO DO LEÃO CECIL, O LEÃO MAIS...
      • «VINDE DESCOBRIR-VOS» DO LIVRO_ «MARIA ORIENTA A H...
      • PORTUGAL MUITO BEM EXPLICADO...Ah! Ah! Ah! É SÓ CA...
      • A CIÊNCIA SÓ VÊ UM LADO DA "PESQUISA"...
      • "CECIL" NÃO FOI A ÚNICA VÍTIMA!
      • CORRUPÇÃO À VISTA DE TODOS! (mas foi criado um gr...
      • A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA... POIS!...
      • QUIROPRAXIA QUÂNTICA
      • ELA EMBEBEDOU-SE E QUER VINGAR-SE DO MUNDO POR TER...
      • POBRES BEZERROS... OS HUMANOS "MAMANDO" O SEU SUST...
      • SINTOMAS DE CATARATAS
      • VAMOS TODOS AJUDAR?
      • A SUBIDA DE PEIXES DE PROFUNDIDADE PARA A SUPERFÍ...
      • AMOR LIVRE...
      • DESCALCIFICAR A GLÂNDULA PINEAL. POR FAVOR, CARREG...
      • QUEM PODE AJUDAR A SALVAR A VIDA DESTE ANIMAL?
      • JESUS AO GOSTO DE CADA UM...
      • A NATUREZA TEM MUITOS OLHOS...
      • NO TEMPO DE MEUS AVÓS, TODOS TINHAM MUITOS FILHOS,...
      • RATO CANGURU... ESTRANHO, MAS MUITO INTERESSANTE.
      • CRIATURAS ESTRANHAS... (POIS!...)
      • NÃO ÀS LIMITAÇÕES IMPOSTAS AO NOSSO CONHECIMENTO (...
      • AS CRIANÇAS DAS ESTRELAS
      • GUIA DE MEDITAÇÃO
      • PELA CONTINUIDADE DA VIDA NA TERRA
      • ABELHA-ZUMBI!
      • COMBATE A MAUS-TRATOS A ANIMAIS.
      • LEÃO_JOGADOR DE BOLA!
      • POBRES COELHOS
      • TENHAM DÓ DESTAS POBRES CRIATURAS! COM OS AVANÇOS ...
      • E JESUS DISSE: «EU NÃO VIM FAZER A PAZ, MAS TRAZER...
      • ESTAMOS MESMO NO FINAL DOS ÚLTIMOS TEMPOS!
      • FINALMENTE! VALE A PENA ACREDITAR NA EVOLUÇÃO DOS ...
      • VAMOS ACABAR COM O ESPECISMO E O EGOÍSMO, SIM?
      • É NO QUE DÁ QUANDO SE "DESPEDE" DEUS, TENTANDO RES...
      • CUIDADO COM A AZIA PROLONGADA!
      • FIM DOS TEMPOS... JÁ FALTA POUCO PARA A QUEIMA DO...
      • NOSSA MÃE COMO MENTORA
      • «...E NADA ENTENDIAM DE DEUS!»
      • VIVER (QUASE) SEM DINHEIRO
      • O PROPÓSITO DA VIDA É A FELICIDADE E A REALIZAÇÃO
      • SEMEAR A FELICIDADE
      • AS ALMAS ESTÃO NA ESCURIDÃO
      • A REVOLUÇÃO SOCIAL DESEJADA
      • POBRE LEÃO, FOSTE VENDIDO POR UM CORRUPTO!
      • FORÇA, BRIGITE!
      • ABAIXO OS AQUÁRIOS! LIBERDADE PARA TODOS OS SERES!
      • DE PORTUGAL PARA O MUNDO.
      • HOJE É DIA DE COMER BODE...
      • «...E O MEU IMACULADO CORAÇÃO TRIUNFARÁ.»
      • NOVA FORMA DE VIDA, PARA COMBATER A SOLIDÃO.
      • REALIDADE QUÂNTICA ULTRA-DIMENSIONAL
      • AJUDANDO A ESTABILIZAR O EIXO PLANETÁRIO.
      • «LAGO DE FOGO E ENXOFRE»
      • ARCA DE SALVAÇÃO
      • MYKIONO. COMUNIDADES
      • Proyecto de Vida Mykiono (R)
      • A FALTA DE ÉTICA EM TODO O SEU "EXPLENDOR"...
      • GRANDE IDEIA!
      • COMUNICAÇÃO ENTRE ÁRVORES...
      • MALVADOS HIPÓCRITAS!
      • FINALMENTE! UMA BOA NOTÍCIA!
      • NÃO TENHO PALAVRAS.... SÓ LÁGRIMAS!
      • QUE VENHA DEPRESSA O MYKIONO MUNDIAL!
      • CHEMTRAILS
      • CUIDADO COM O USO DE BUCHAS VEGETAIS NO BANHO!..
      • SERÁ UMA LUZ AO FUNDO DO TÚNEL? OXALÁ QUE SIM!
      • E O MILAGRE ACONTECEU...
      • DAQUI A POUCO, ESTAMOS LÁ....
      • INVENÇÕES SOBRE ENERGIAS ALTERNATIVAS..
      • PETIÇÃO: QUEM PODE AJUDAR A SALVAR AS MATAS VIRGE...
      • TRANSGÉNICOS FORA DO PRATO!
      • ARTIGO JULHO/AGOSTO, PARA O «JORNAL VOZ DA MINHA T...
      • DESCOBRI O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO «UMA BARATA T...
      • O Homem Deu Muito Trabalho a Fazer. Quem o Fabrico...
      • NOBRE PENSAR
      • REVOLUCIONAR A CIÊNCIA, ATRAVÉS DOS BEIJA-FLORES
      • E AINDA HÁ QUEM CONCORDE COM O ABORTO? LEIAM, POR ...
      • INDÚSTRIA DA CARNE_UM ATENTADO CONTRA A NATUREZA!
      • COMO HÁ QUEM TENHA A CORAGEM DE SER TÃO MAU?!
      • DELINQUÊNCIA JUVENIL!_MALVADEZ!
      • E NÃO É QUE O HOMEM ESTÁ CERTO'!
      • QUE DEUS CONSERVE TÃO MARAVILHOSA VOZ!
      • IMAGINEI COMO FOI A CERIMÓNIA DO CASÓRIO DESTA PO...
      • PROFESSOR DE UNIVERSIDADE FOI VARRER RUAS...
      • ATENÇÃO, VEGETARIANOS E ACTIVISTAS! ACREDITO QUE E...
      • HOUVE UMA "PROMOÇÃO" À ESCALA MUNDIAL, TAL COM O E...
      • EU FACEBOOKIANDO: «TEMOS O GOVERNO QUE MERECEMOS!»
      • O HOMEM À IMAGEM DO SOL
      • SENTEM-SE, PARA NÃO DESMAIAREM DE SUSTO! Ah! Ah! Ah!
      • SOMOS UMAS FERAS, NÃO AJUDAMOS A ERGUER NOSSOS IRM...
      • CASAR OU NÃO CASAR_EIS A QUESTÃO...
      • TOCA DE "ASPIRAR" TUDO PARA DENTRO DO DEPÓSITO HUM...
      • A SOGRA... (ANEDOTA)
      • EU, FACEBOOKIANDO:PROGRESSO_VENHA ELE! FAZER POR M...
      • TENHAMOS DÓ DO INFELIZ! QUEM CONHECE FAMILIARES DO...
      • MALDADE, MUITA MALDADE, CONTRA UMA BOA ALMA! UMA I...
      • CÃO NA MISSA TODOS OS DIAS
    • ►  junho (195)
    • ►  maio (313)
    • ►  abril (232)
    • ►  março (138)
    • ►  fevereiro (41)
    • ►  janeiro (13)
  • ►  2014 (1)
    • ►  dezembro (1)
Tema Simples. Com tecnologia do Blogger.