segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

SE JESUS NASCESSE NESTA ÉPOCA...

           SE JESUS NASCESSE NESTA ÉPOCA, TALVEZ FOSSE ASSIM


BALTAZAR _ Belchior, temos de partir, a Luz chama-nos!
BELCHIOR  _   E eu ralado! Quero lá saber!
BALTAZAR _ Não podemos fazer essa desfeita a Jesus!
BELCHIOR _Esse treinador duma figa que vá pentear macacos! E aproveite para se pentear a ele próprio!
GASPAR _ Mas o que é que se passa aqui? Que discussão vem a ser esta?
BALTAZAR _ Temos de ir buscar nossos camelos e seguir e estrela.
BELCHIOR _ Ah!... Já percebi! A estrela…O Cristiano Ronaldo puxou por mais uma excentricidade… Quer que larguemos nossos jaguares e o acompanhemos em camelos…
BALTAZAR _ Não se trata dessa estrela! É a…
GASPAR _ A Madonna!
BALTAZAR _ Oiçam… Temos de ir a Belém. Nasceu, hoje, nosso Salvador.
BELCHIOR _ Nasceu o nosso salvador? Bonito, bonito…Quando é que um puto nascido hoje, está preparado para meter golos e salvar o Benfica?
BALTAZAR _ Vamos lá a ver se me compreendem… Nasceu-nos Jesus!
GASPAR _ Ah!Ah!Ah! Deixa-me cá rir, antes que me atribuam novamente a pasta das Finanças… Como é que nasceu hoje um tipo que anda há uma data de anos a ralar a cabeça dos jogadores lá no balneário?
BALTAZAR _Fizeste bem em falar na pasta. Temos de comprar uma pasta para levar o incenso, mirra e ouro.
GASPAR _ Mirra o ouro, mirra… Anda toda a gente a vendê-lo. Para não morrer de fome. Os gananciosos aproveitam-se da crise, para explorar o povo. Compram barato, guardam-no, para, um dia, venderem caro.
BALTAZAR_O Jesus que nasceu hoje, veio para separar o trigo do joio.


GASPAR_ Coitadinho… Tão pequenino e já fadado para trabalhar na agricultura, com salários de miséria, ao sol e à chuva, para arranjar comida para alimentar aqueles parasitas que ganham fortunas e fogem aos impostos, para roubarem descaradamente os cumpridores que descontam.
BALTAZAR _ Bom! Eu recebi uma mensagem a informar que temos de partir já para Belém. Vai um Coro de Anjos à nossa frente.
BELCHIOR _ Um Coro de Anjos? Eu só conheço dois, por acaso, até cantam muito bem… Mas daí, a serem um coro…
BALTAZAR _Oiçam … São anjos celestiais… Vão à nossa frente, para anunciarem a boa nova. Também têm de ir avisar os pastores.
GASPAR _ Eu preferia que anunciassem a nova boa…
BELCHI _ Se os anjos tiverem boas asas e não se aproximarem de nenhum parque eólico, depressa chegam à Serra de Estrela, para os pastores  serem avisados.
BALTAZER _Partamos, então…
E os três Reis Magos partiram a caminho de Belém. Lá chegados…
BELCHIOR _ É aqui, Belém. Já vejo o Centro Cultural.
GASPAR _ E agora? Onde nos dirigimos? Eu já me sinto envergonhado, com toda a gente a olhar para os nossos camelos.
BELCHIOR _ Nem sei por que estamos a dar tanto nas vistas… O que não falta por aí são camelos.
BALTAZAR_ Agora, temos de procurar uma humilde manjedoura.
GASPAR _ Não deve ser para estes lados. Já ouvi dizer que, por aqui algures, há uma manjedoura, mas não é humilde… É bastante luxuosa.
BELCHIOR _ Ó Baltazer, tu ouviste mesmo que é em Belém?
BALTAZER _ Perfeitamente. Acho que também há uma manjedoura em São Bento, mas o menino nasceu em Belém.
GASPAR _ São Bento, quê? O da Porta Larga? 
BELCHIOR _Sim, São Bento tem a Porta Larga, que é para entrarem  todos ao mesmo tempo. Acotovelam-se, em busca dos melhores lugares à volta da manjedoura.
BALTAZAR _Chegámos… Segundo fui informado, o menino encontra-se deitado em palhinhas, envolto em panos e com uma vaca, uma cabra e um burro a aquecerem-no com o seu bafo.
GASPAR_ Que pena, eu não ter descoberto essa fonte de rendimento tributado, enquanto fui ministro das Finanças… Sabia lá que o bafo era uma fonte de calor!
BELCHIOR _ Deixa lá, Gaspar… Podias tributar outros animais, mas, segundo a opinião do Zé Povinho, só os burros é que não fogem aos impostos.
GASPAR _ Espreitem por esta janela.
BALTAZAR _ Enganámo-nos no sítio. Eu vislumbro uma grande manjedoura, mas…
GASPAR _ Não vês o menino deitado nas palhinhas?
BALTAZAR _ São tantos à volta da manjedoura, que não consigo ver muito.
GASPAR _ Mas não consegues ver as palhinhas?
BALTAZAR _ Vejo qualquer coisa, mas parece-se mais com pinças de lagostins. Também acho que fizeram uma fogueira para aquecer o local. Vejo um cavaco ainda a fumegar, meio ardido.
GASPAR _ Deixa espreitar. Qual quê! Eu vejo um cavaco todo queimado!
BELCHIOR _ Olhem lá! Não topam um burro a aquecer o menino?
BALTAZAR _ Eu topo uma data deles, estão no “aquecimento  engarrafado”… Se algum bafejar para a criança, acaba com ela em três tempos!

BELCHIOR _ Que grande burricada!


Florinda Rosa Isabel


11/11/2013






Sem comentários:

Enviar um comentário