• Há que distinguir entre julgamentos gratuitos inúteis, só de crítica e os que nos 
  • ajudam. Nem tudo são julgamentos.Nem tudo são críticas. Nas escolas, existem 
  • adolescentes que nunca foram criticados ou os seus actos julgados e acham-se os
  • donos do mundo: batem, roubam... Tenho um amiguinho de 13 anos que foi operado 
  • recentemente aos testículos,Depois dos dias de baixa, voltou às aulas, mas ainda com 
  • os pontos. Uma colega da idade dele pregou-lhe uma joelhada, só para ver se lhe doía! 
  • Resultado, novamente urgência e baixa, mais despesas para a família, porque o Seguro
  • escolar é um treta. E está sujeito a perder o ano, por causa das faltas. Ontem, um 
  • agarrou-o pelo pescoço e deu-lhe um murro na cara, sem motivo. Ele defendeu-se. 
  • Estava o meu amiguinho numa aula de Inglês, o outro abriu a porta, nem bateu nem 
  • pediu licença e perguntou, em voz alta, interrompendo a aula: Está aqui aquele aluno a 
  • quem eu hoje bati? Depois, saiu tranquilamente... Tem 13 anos e já fuma! O professor 
  • não foi capaz de o"julgar" nem de o "criticar" pela sua interrupção numa aula a que não
  •  pertencia! Sabem porquê? Porque, se eles se queixarem aos pais, estes vão à escola 
  • bater nos professores! Eu cansei de tanta moleza! De tanto descaso com a educação
  •  em nome do amor... Amor é educar. Amor é julgar o que está errado e explicar à 
  • criança ou adulto o que está mal. Há muitos anos que esse descaso começou, depois 
  • admiram-se do que alguns jovens fazem. Notem, que eu não critico publicamente
  •  nenhum amigo, se critico algo, falo no geral. Os amigos elogiam-se publicamente e 
  • criticam-se em segredo, só para eles. Costumo fazê-lo por imbox. Até hoje, só perdi 
  • uma falsa amiga, e ainda fui eu que a "despachei", depois de me insultar publicamente,
  • apesar de não me mencionar. Mas sinto-me aliviada, fartei-me de a ver a desejar
  • câncer aos cárneos e dos piores,que matem lentamente com muito sofrimento.

   Florinda Isabel



  • Escreve um comentário