ATIVISTAS PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS EXPULSAM CORRIDA DE TOUROS DA CALIFÓRNIA, EUA
Por Susan Bird / Tradução de Aline Lacerda
Graças aos esforços do Animal Legal Defense Fund (ALDF) e do People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), o estado da Califórnia nunca mais será anfitrião do Great Bull Run.
Um evento do estilo de Pamplona, o Great Bull Run viaja pelo país inteiro, em vários locais, levando uma "corrida de touros americanizada." Leia abaixo o que acontece neste evento típico.
O Great Bull Run transporta, em um caminhão, um grupo de três dezenas de touros, de estado em estado, para participar destes shows. Isso significa que, além de uma barulhenta e assustadora corrida, eles ainda devem suportar o desconforto de serem arrastados por todo o país, de evento em evento. Os organizadores montam uma grande pista cercada, e soltam até 35 touros de uma vez só, pesando aproximadamente 680kg cada um. Aqueles enormes e assustados animais descem correndo, empurrados por homens a cavalo que vêm atrás deles. A multidão reunida grita e buzina ao redor, em todos os lugares.
Os participantes se alinham ao longo da cerca, e os organizadores os encorajam a correr ao lado dos touros, mas não na frente deles. E eles ouvem? Claro que não. E eles estão bêbados? Alguns provavelmente sim.
Enquanto isso, os touros apenas correm, obviamente sem entender o que é todo aquele furor ao redor. Os participantes que pagaram para estar ali correm com os touros e na frente deles, tentando evitar serem pisoteados e feridos. Nem todos conseguem. E isso tudo acontece várias vezes em cada um dos eventos. Para ver como é a corrida do ponto de vista de um participante, assista a este vídeo feito em um evento de 2014 na Pennsylvania:
Depois de uma dessas corridas em Alameda - Califórnia, em 2014, PETA e ADLF uniram forças para tentar colocar fim a essa loucura. Na Califórnia, pelo menos, eles conseguiram.
Em março de 2014, PETA e ALDF abriram uma ação judicial nos termos da lei estadual “Unfair Competition Law”. Na Califórnia, há leis anti-crueldade que proíbem que sejam causados sofrimentos desnecessários para touros. Estas leis proíbem touradas com ou sem derramamento de sangue, ou exposições semelhantes. PETA e ADLF afirmaram que o Great Bull Run viola essas leis estaduais.
"Como um veterinário de bovinos, posso confirmar que esta corrida de touros é extremamente estressante para os animais, além de apresentar risco substancial a eles, bem como um enorme risco para a segurança dos seres humanos que participam", disse Dr. Holly Cheever, veterinário e vice-presidente do New York State Humane Association, à ALDF.
Em última análise, as partes fizeram um acordo extra judicial. Em troca da extinção da ação judicial, o Great Bull Run concordou em não trazer mais o evento para a Califórnia.
Estranhamente, o CEO da Great Bull Run, Robert Dickens, está encarando este acordo como uma vitória para sua empresa. Ele diz que a PETA e ADLF não apresentaram nenhuma evidência real de abuso aos animais e que as entidades "não tinham intenção de ganhar a ação. Elas simplesmente queriam desperdiçar nosso tempo e dinheiro na Justiça Federal - um jogo que não estávamos dispostos a jogar", conforme suas próprias palavras em depoimento à Reuters.
Entenda isto da maneira que quiser, mas esta é uma vitória para os touros e todos nós sabemos disso. Defensores dos direitos dos animais conseguiram o que queriam.
Os touros "nunca mais terão de suportar 35 horas de viagem, em uma jornada de 3.701,5 km na estrada por todo o país, desde Kentucky até a Califórnia, para serem submetidos ao medo e estresse, para satisfação fugaz de participantes do Great Bull Run”, disse Matthew do ADLF Liebman para o Courthouse News.
Quando você coloca dessa maneira, por que alguém iria querer participar neste evento?
"O Great Bull Run é uma desgraça onde quer que ele ocorra", disse o diretor-executivo da ALDF, Stephen Wells. "Mas agora isso nunca mais vai acontecer no estado da Califórnia. Vamos continuar pressionando para que esse espetáculo ridículo seja encerrado em todo o país".
E parece que a pressão está funcionando. Relatórios dizem que os organizadores da grande corrida de touros estão mudando suas táticas na intenção de transformar a corrida em um único “evento-destino", realizado uma vez por ano, em vez de um road show viajando por todo o país. O Los Angeles Times informa que o único evento programado para 2015 é uma corrida em Chicago, em julho.
Isto é um progresso. Obrigado, ALDF e PETA. Vocês ajudaram a tornar a vida destes touros um pouco menos difícil. Talvez se nós continuarmos insistindo, este tipo de evento possa desaparecer completamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário