sábado, 26 de dezembro de 2015

«MEL_UM PRESENTE DAS ABELHAS». DA REVISTA CELEIRO/INVERNO 2015.

MEL_Um Presente das Abelhas.
 (As abelhas produzem mais mel do que aquele de que necessitam. E por isso podemos desfrutar deste produto totalmente natural.)
  Da Revista «Vida Celeiro/Inverno 2015», um dos maiores centros de produtos naturais, em Portugal.
_________

O mel é um produto de colmeia amplamente utilizado e apreciado e define-se como o produto das abelhas da espécie Apis mellífera- que produzem três vezes mais do que aquele que necessitam para sobreviver. É obtido a partir do néctar das plantas, sendo processado pelas enzimas digestivas das abelhas e armazenado como fonte primária de alimento nos favos das colmeias. As suas aplicações remontam à Pré-História. Fonte de energia, que provém essencialmente dos hidratos de carbono (glicose e frutose), também é composto por água (cerca de 20%), proteínas, vitaminas (C e do complexo B), minerais (, cálcio, fósforo, ferro, magnésio), substâncias com propriedades antioxidantes (flavonoides e compostos fenólicos), bem como compostos aromáticos.
  
  MEL:
  (Benefícios para a saúde)
  Actividade antimicrobiana, pode ser usado no caso de gripes, tosse, dores de garganta.

  Propriedades antioxidantes, pode proteger contra o stresse oxidativo.

  Acção em patologias gastrointestinais, pode funcionar como prebiótico.

  Pode ajudar na cicatrização da pele no caso de feridas e queimaduras leves e confere hidratação profunda à   pele.

    Poderá incluí-lo na sua alimentação diária, de preferência mel de origem biológica, como adoçante em alternativa ao açúcar. Pode consumir até uma colher de sopa por dia. (cerca de 77 kcal/25g), tendo em consideração o valor calórico (cerca de 309 kcal/100g).

    Deve ser evitado em caso de diabetes e não deve ser consumido por bebés com menos de 12 meses pois pode veicular  esporos da bactéria  Clostridiumbotulinum, produzindo toxinas no intestino do bebé, as quais, devido à imaturidade  da sua flora intestinal, podem provocar uma intoxicação grave.

______

 O artigo não tem identificação de autor, limita-se a informar em nome da Revista.

(Florinda Isabel)












Sem comentários:

Enviar um comentário