sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

MEU ARTIGO DE FEVEREIRO NO JORNAL VOZ DA MINHA TERRA/CONCELHO DE MAÇÃO

Artigo de Fevereiro, 2016
LIMPEZAS DE PRIMAVERA
Infelizmente, grande parte da população acha normal tudo o que acontece de errado, pois «Já cá encontrámos isto!»
Sendo assim, eu devo ser mesmo anormal, uma vez que discordo de quase todos os valores estabelecidos pela sociedade. E, para os achar incorrectos, baseio-me nos valores que nos eram inculcados pelos nossos educadores, na minha juventude.
Eles sabiam distinguir o certo e o errado, apesar de, a maioria, não conhecer uma letra. Mas eles estudaram horas a fio na maior Universidade de todos tempos: «Escola de Vida».
Educação e Cultura deviam estar juntas, mas é raro: Conhecem-se pessoas incultas, não conhecem uma letra, mas são gentis, sabem relacionar-se e conviver amigavelmente sem conflitos; outras, com um elevado nível de cultura geral e, até, "doutoradas", são deselegantes, grosseiras, autoritárias!
Quando entram numa rede social, protegidas por um monitor, aproveitam para expandir toda a sua grosseria, nascida de uma falta de educação que os seus "doutoramentos, "engenheiramentos" e "arquitectoramentos" lhes permitem manifestar, acreditando que seus "altos" conhecimentos as colocam acima dos pobres coitados, que se ficaram pelo Ensino Básico (outros nem isso), quando, afinal, essas "ilustres" nem se apercebem de que se colocam muito abaixo daqueles que elas desprezam.
Eu iniciei antecipadamente as limpezas de Primavera na minha cronologia. Pergunto a mim própria o motivo por que pessoas, que têm centenas de amigos (algumas, perto de cinco mil, o limite), me enviam pedidos de amizade e, depois, nunca mais me ligam importância nenhuma. Envio a todas as pessoas, às quais aceito amizade, uma saudação de boas-vindas por mensagem privada. Sou discreta, ninguém precisa de ficar a saber qual de nós enviou o pedido. Rara é a que me responde. Aguardo uns dias, admitindo que não se tivessem apercebido. Depois, coloco na sua cronologia um alerta para irem ver a mensagem. Espero que publiquem alguma coisa, pois é a prova de que já viram o meu recado. Se vão ver a mensagem, eu sei, fica o registo do dia e hora. Depois, há os que correspondem, nem que seja, apenas, carregar no Gosto. Esses, ficam. Os que ignorarem... rua! Pediram amizade, não corresponderam, toca a andar! Outros_quase sempre os mais "ilustres"_, deixam estar o "recado", sem se darem ao incómodo de abrir a mensagem. Também são despedidos!
Claro, são pessoas ocupadíssimas, não têm tempo para nada, além de publicarem suas fotografias e falarem das suas actividades. Concordo! Minha total discordância vai para o facto de não haver uma disciplina obrigatória aquando dos seus estudos: «GENTILEZA». Não fui eu que pedi amizade. Se essas pessoas vivem tão atarefadas, deixassem-me estar sossegadinha no meu cantinho, muito feliz com os poucos Amigos que tenho, porque eu prefiro qualidade à quantidade.
Todos os que trocaram sua fotografia de perfil por outra de apoio à bandeira LGBT (homossexualidade), saíram da minha página. Não sou contra nem a favor, cada um faça o que entender da sua vida, se tiverem de prestar contas de como utilizam seu livre-arbítrio, não é a mim. Mas, se me abstenho, não aprecio ver na minha página fotografias de apoio.
Aqueles que gozam com os Pastorinhos de Fátima, utilizando fotografias das Aparições, retirando suas cabeças e colocando as de políticos, a seu bel-prazer, ou colocando a fotografia completa, junto da fotografia do (ainda) Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com comentários de sarcasmo... idem, idem...
Também todos aqueles que forem aficionados, que se manifestem a favor de uma prática violenta, sanguinária, totalmente incompatível com o ser humano evoluído, caridoso, respeitador de todas as vidas, um seguidor de São Francisco de Assis, sai imediatamente da minha página. Além de ser uma prática violenta para com um ser indefeso, que não pediu para ir para uma arena, ainda estamos todos a pagar para manter essa violência através dos nossos impostos. Em Portugal, essa prática já estava em vias de extinção, mas depois dos resultados eleitorais, os apreciadores ficaram mais activos...
É lamentável, pessoas que se lamentam de tanta injustiça e do dinheiro do Contribuinte ser tão mal aplicado em certas áreas, concordarem que parte dele vá para a Tauromaquia. Dizem: «Já cá encontrámos isto!» A última que me respondeu assim foi mesmo em Ortiga. Perto, tinha uma máquina a lavar roupa. Senti ganas de a desligar e mandá-la levar a roupa num alguidar, à cabeça, e ir lavar num ribeiro... Foi o que ela cá encontrou!
Eu optei por alimentação vegetariana, não por motivos de saúde, mas por amor aos animais. Felizmente, a saúde veio por acréscimo. Mas compreendo e aceito que outras pessoas assim não pensem, têm direito às suas opções alimentares. Mas os animais sofrerem (existe muita violência nos matadouros), para fins alimentares, é por um motivo totalmente diferente daquele que só serve para divertimento: TOURADAS! Mesmo que vejam alguns pobres cavalos perderem a vida, de forma tão violenta (nem descrevo aqui como foram algumas que vi (tive de ver, para assinar as petições), continuam a aplaudir. Não! Isso, para mim, não é progresso!
(Florinda Rosa Isabel

Sem comentários:

Enviar um comentário