quinta-feira, 9 de março de 2017

EU FACEBOOKIANDO: «OH! COMO EU MUDEI!»

Eu Facebookiando: «Oh! Como Eu Mudei!
E como mudei!... Estou a seguir os conselhos diários que aparecem  na internet, atribuídos aos grandes pensadores antigos e recentes: «Muda e o mundo mudará; Não às críticas; Não aos julgamentos; Tudo decorre como tem de de ser; Tudo tem um propósito»...
Portanto, eu não vou criticar absolutamente nada e  vou encontrar um propósito para o que, ontem, me aconteceu...
Cá vai!
Recebi um aviso da MEO, a operadora que me fornece os serviços de telemóvel. No dito cujo, era assinalado a falta de pagamento da mensalidade do mês de Fevereiro, e junto vinha a cópia da dita factura, com a data de envio do dia 02 do respectivo mês, com data limite de pagamento a 24. Portanto, com um prazo muito alargado. No entanto, o envelope com a factura andou a passear, ou talvez fosse parar a outra caixa de correio de um vizinho e ele não fosse tão  apressado a ir meter na minha caixa, como eu sou, quando me aparece correspondência trocada. Portanto, a factura só se lembrou de entrar para a minha caixa de correio precisamente no dia 24, data limite, tendo eu ido imediatamente pagar ao posto dos Correios perto da minha casa.
O teor do pedido da dívida em causa, a esta grandessíssima caloteira, era de que, se não pagasse até ao dia 29 do corrente mês de Março, na totalidade ou em prestações a combinar, suspendiam o serviço e poderiam  passar a minha identificação a outros servidores, e eu não mais poderia fazer um contrato... (que queridos!...)
Imediatamente me desloquei  ao local onde fizera o contrato e fui informada de que, tal como vinha descrito  no aviso, se já tinha pago podia ignorar. Eu, logicamente, perguntei porque, tendo  eu pago ainda dentro o prazo, me enviaram este aviso, e fiquei a saber que a funcionária não tinha enviado o dinheiro no mesmo dia, foi daí a dois dias...
É certo que aquele modelo de aviso vai para todos, eu poderia achar bastante desagradável tal ameaça, de divulgarem à concorrência, mas não, porque mudei...
Portanto, eu mudei! Oh! Se mudei... Eu poderia começar a ter saudades dos carteiros da minha aldeia, que iam buscar  o saco da correspondência ao comboio da madrugada, iam e regressava a pé, com um saco de lona às costas, e depois, começavam fazer a distribuição. Anos mais tarde, a correspondência passaria a ir directamente para o concelho, onde o carteiro (nessa altura, já uma mulher ) ia, a pé, 10 quilómetros  para lá e outros tantos no regresso, para deixar ficar o saco num estabelecimento onde a correspondência era procurada.
Eu poderia dizer que tinha saudades desse processo, pois aquela que ia buscar o correio ao concelho era uma amiga prestável, à qual eram entregues receitas para ela trazer medicamentos da farmácia ou para levar e trazer recados dos familiares que vivam no concelho. Ou para trazer aquela pequenina encomenda duma loja, que não existia na aldeia...
Mas, voltando  à realidade onde vivo, podia dizer que tenho saudades do pequeno posto dos Correios que existiam quando para aqui vim morar, pois este só prestava o serviço para o qual  os Correios de Portugal foram criados: a troca de correspondência entre as pessoas.
Eu poderia dizer que, agora, os Correios de Portugal se desdobraram em imensos serviços, eles são banqueiros, concorrem com os bancos publicitando suas taxas de juros; eles patrocinam isto e aquilo; eles  vendem quase de tudo um pouco... E poderia dizer que estão mais virados para o serviço ao grande capital do que à população, mas não digo...
E poderia dizer, tal como já ouvia dizer aos meus antepassados: «Quem muito burro toca, algum fica para trás!»
Mas não digo, não senhor! Se é verdade que_segundo os doutos pensadores da actualidade_está tudo certo, é para nosso crescimento e evolução, então, verifiquei que foi tudo para meu bem, para eu ter de largar aqui o vício, ir apanhar ar fresco na "molerinha" e esticar as  pernocas, que bem precisam...
Eu mudei, oh! Se mudei! Não fiz uma única crítica, pois não? Claro que não! Podia dizer mal, mas não disse; podia queixar-me, mas não me queixei...
Kkkkkk!
Florinda Rosa Isabel















Sem comentários:

Enviar um comentário