O Cantinho da Florinda

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

TEORIA DO CAMPO_CAMINHO UNITÁRIO


Imprimir todos
Nova janela

Teoria do Campo-Caminho Unitário - II - 10 de Janeiro 2017


Caixa de entrada
x

Newsletter da Publicações Maitreya newsletter@publicacoesmaitreya.pt através de amazonses.com 


A todos, a nossa saudação.

Caros Amigos,

No passado domingo enviámos uma newsletter avisando da existência de um novo DVD com mais uma Conferência do Mestre Omraam Mikhaël Aïvanhov, legendado em Português. Aceitamos os v/ pedidos até ao próximo domingo, pois faremos a encomenda global à Prosveta na 2ª. feira, dia 16.

Como habitualmente às terças-feiras, partilhamos mais um texto que aleatoriamente foi selecionado, esperando que vá ao encontro da necessidade da maior parte de vós. E hoje foi selecionado o livro II da obra com o título genérico TEORIA DO CAMPO-CAMINHO UNITÁRIO, "O HOMEM: A NATUREZA E A CULTURA - Organismo e organismo social, o indivíduo e o sistema ", de Fernando Pereira Nogueira, inserido na Colecção "Saberes".


Páginas 160 a 164:

As vanguardas podem desempenhar um papel importante nos limites do que dependa da vontade e do livre-arbítrio, donde, a esse nível, também se fazer sentir a resistência conservadora. No entanto, tanto o impulso como a resistência à mudança, dizem mais respeito à forma como se vai desenrolar a transformação estrutural do que à própria transformação da estrutura. Esta tem um carácter necessário e depende das próprias leis da natureza. O homem pode – e tem uma margem cada vez mais acrescida para o exercício da sua liberdade – harmonizar a sua conduta ao necessário, ou pode ser forçado pelo próprio “poder” das leis da natureza independentemente do grau de conhecimento que, em cada momento, tiver delas. Uma História cada vez mais voluntária continua, apesar disso, sempre limitada, e a resistência conduz inevitavelmente a uma situação de desorganização, de desordem, de apodrecimento de estruturas. E chega um momento em que as medidas que se tomam para suster a nova estrutura, se situam já nos limites dessa mesma estrutura.
O processo de socialização-concentração-interdependência é relativamente independente do sistema social. Assim, a contradição que mais se evidencia não se situa tanto no plano do desenvolvimento das forças produtivas como no da apropriação. A socialização tem-se desenvolvido no sistema capitalista, e as multinacionais representam uma tendência para a planetarização económica e social, para a economia mundial. E o alto nível de desenvolvimento das forças produtivas no sistema capitalista, tem conduzido a um mais acrescido desajustamento entre essa realidade e a resistência social à mudança, com o inevitável bloqueamento do deslocamento da tendência à dominância. Mas isto não significa que o capitalismo se vá transformar em socialismo. Com efeito, o estádio de desenvolvimento das forças produtivas não sendo independente do estádio de organização político-social, é-o, no entanto, do sistema social, isto é, quanto ao seu carácter mais individualista ou mais sistémico.
Na realidade, a um dado estádio de desenvolvimento das forças produtivas corresponde inevitavelmente um estádio específico de organização político-social. Mas este estádio de organização político-social pode, sempre, assumir-se como de carácter mais individualista ou mais sistémico. É assim que à sociedade industrial corresponde tanto o sistema capitalista como o socialista. Por isso, o capitalismo e o socialismo não divergem quanto ao tipo de sociedade (o estádio de desenvolvimento das forças produtivas e de organização político-social) que é a sociedade industrial, mas simplesmente quanto à forma mais individualista ou mais sistémica.
Mais harmónica ou mais desajustadamente ao estádio de desenvolvimento das forças produtivas, corresponde um progressivo deslocamento da tendência à dominância socialmente dominante e uma transformação ao nível da forma de organização político-social. Mas, evidentemente, isto não significa transformação necessária de um sistema individualista em sistémico ou vice-versa, se bem que vá havendo uma progressiva interpenetração dos sistemas, e que, alternadamente, um sofra as influências do que se apresente momentaneamente em posição de dominância. E do mesmo modo que, ontem, a oriente se saltou do feudalismo para o socialismo como alternativa à expansão capitalista, também, hoje, (até quando?) ante a pressão do socialismo ainda em fase de expansão, o capitalismo está em refluxo e se transmutando. E é indubitável que nos países capitalistas mais desenvolvidos está germinando um outro tipo de sociedade que talvez venha a dar os primeiros frutos em elos fracos da periferia.
Na realidade, o salto ao nível do tipo de sociedade e de apropriação, não implica a transformação de um sistema noutro mas a transformação de ambos. Assim, se no esclavagismo-feudalismo o homem, na sua totalidade pelo menos aparente, era apropriado pelo homem – o escravo – no sistema esclavagista, ou pelo sistema – o servo – no sistema feudal; já ao nível do binómio capitalista-socialista, a exploração do homem pelo homem ou pelo sistema tem a ver quase exclusivamente com a qualidade de força de trabalho mecânico do homem. E amanhã, a exploração do homem pelo homem ou pelo sistema tenderá a situar-se no plano da informação, isto é, à medida que a informação se vai transformando em força produtiva dominante a apropriação tenderá, em ambos os sistemas, a deslocar-se do estádio da força mecânica de trabalho para o nível da capacidade humana de criar. Portanto, a transformação ao nível da apropriação articulada com o deslocamento da tendência à dominância, tem muito mais a ver com o estádio daquilo que se apropria do que com a forma como se apropria. A forma, mais individualista ou mais sistémica, é de somenos importância e deriva de certas características dos povos. O que realmente bule com o estádio de desenvolvimento da sociedade é aquilo que se apropria, se é o homem feito escravo ou servo, se é a sua força de trabalho mecânico, se é a sua qualidade de produtor de informação. Assim, falhará naturalmente o determinismo marxista quando considera uma necessária transformação do capitalismo em socialismo.
Na realidade, ambos os sistemas tendem é a transformar- -se noutro tipo de sociedade, e também a aproximar-se através de uma progressiva interpenetração entre o carácter individualista e o carácter sistémico. Com efeito, nunca o carácter individualista ou sistémico pode absolutizar-se ou anular-se. Simplesmente, um contrai-se enquanto o outro se expande, para a situação se inverter no período seguinte. Entretanto, vai havendo uma progressiva indiferenciação, a contradição vai passando a segundo plano e perdendo importância ante outras através da evolução da sociedade em termos espaciais e de complexidade, etc.. Por isso, considero tender-se, hoje, para um sistema social orgânico em que a força produtiva dominante seja a informação, à medida que se desenvolva a Tecnorgânica e a mundialização da sociedade. Com efeito, hoje, está enfraquecendo a contradição entre o carácter individualista e o carácter sistémico, e as formas de gestão e apropriação estão se tornando híbridas. Por um lado, os sistemas individualistas já dão mais atenção aos problemas relativos à sociedade globalmente considerada, e tendem a limitar o espaço das prerrogativas individuais; por outro lado, os sistemas sistémicos tendem a liberalizar-se um pouco, a criar algum espaço à competitividade individual, particularmente no plano espiritual-cultural.
No entanto, não se perspectiva o sistema social orgânico sobre os pressupostos que têm servido de base a teorias de convergência, teorias que advogam a convergência simples entre capitalismo e socialismo. As teorias de convergência pressupõem uma simples aproximação horizontal. Ora, o sistema social orgânico implica-se com a transformação vertical e horizontal, isto é, com a mudança de estádio no desenvolvimento das forças produtivas e com a aproximação ao nível da forma de gestão. O sistema social orgânico é viabilizado, em termos de desenvolvimento das forças produtivas, pela progressiva cristalização da Racionalidade Orgânica na ciência, na tecnorgânica, pela progressiva superação do trabalho humano mecânico; e em termos de forma de gestão significa tendência à superação do carácter individualista e sistémico extremistas, tendência a uma equilibração entre as necessidades individuais e colectivas, de molde a nunca mais se colocar a colectividade na dependência dos interesses individuais, por um lado, e, por outro lado, a libertar o indivíduo da arregimentação e do concentracionismo típicos dos sistemas sistémicos, no sentido de se aproveitarem as potencialidades do génio individual tradicionalmente esmagadas, nesses sistemas, pela burocracia e pela pressão social. O sistema social orgânico representa o processo de optimização, no jogo entre os estádios que vão caindo sob a alçada das estruturas de natureza colectiva e o deslocamento da tendência à dominância para novos espaços abertos à competitividade individual, à auto-realização do indivíduo. Criam-se, assim, condições melhores para a aceleração do processo histórico de desenvolvimento da sociedade. 



Todas as encomendas poderão ser efectuadas através de e-mail para flora@publicacoesmaitreya.pt, ou pelos telefones 222 012 120 - 919 098 583.
A liquidação é feita através de transferência em multibanco para o NIB 0010 0000 5123 2850 0010 4 e o custo de envio para Portugal Continental e Ilhas decorre por nossa conta, como habitualmente.


capa do livro









Até breve!


10 de Janeiro, 2017

http://www.publicacoesmaitreya.pt

Para entrar em contacto com a Publicações Maitreya,
sugerimos que o faça para: webmaster@publicacoesmaitreya.pt


Publicada por Florinda Rosa Isabel à(s) 22:49
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)

Acerca de mim

A minha foto
Florinda Rosa Isabel
Autora do blog "O Cantinho da Florinda"
Ver o meu perfil completo

Arquivo do blogue

  • ►  2023 (189)
    • ►  setembro (21)
    • ►  agosto (13)
    • ►  julho (10)
    • ►  junho (14)
    • ►  maio (15)
    • ►  abril (19)
    • ►  março (20)
    • ►  fevereiro (32)
    • ►  janeiro (45)
  • ►  2022 (499)
    • ►  dezembro (83)
    • ►  novembro (35)
    • ►  outubro (42)
    • ►  setembro (43)
    • ►  agosto (32)
    • ►  julho (45)
    • ►  junho (38)
    • ►  maio (21)
    • ►  abril (34)
    • ►  março (43)
    • ►  fevereiro (48)
    • ►  janeiro (35)
  • ►  2021 (632)
    • ►  dezembro (35)
    • ►  novembro (58)
    • ►  outubro (48)
    • ►  setembro (29)
    • ►  agosto (36)
    • ►  julho (29)
    • ►  junho (45)
    • ►  maio (52)
    • ►  abril (57)
    • ►  março (75)
    • ►  fevereiro (72)
    • ►  janeiro (96)
  • ►  2020 (980)
    • ►  dezembro (101)
    • ►  novembro (91)
    • ►  outubro (70)
    • ►  setembro (62)
    • ►  agosto (82)
    • ►  julho (94)
    • ►  junho (93)
    • ►  maio (87)
    • ►  abril (94)
    • ►  março (61)
    • ►  fevereiro (67)
    • ►  janeiro (78)
  • ►  2019 (780)
    • ►  dezembro (66)
    • ►  novembro (63)
    • ►  outubro (62)
    • ►  setembro (68)
    • ►  agosto (58)
    • ►  julho (64)
    • ►  junho (35)
    • ►  maio (67)
    • ►  abril (68)
    • ►  março (55)
    • ►  fevereiro (49)
    • ►  janeiro (125)
  • ►  2018 (1180)
    • ►  dezembro (74)
    • ►  novembro (64)
    • ►  outubro (85)
    • ►  setembro (114)
    • ►  agosto (117)
    • ►  julho (139)
    • ►  junho (117)
    • ►  maio (137)
    • ►  abril (91)
    • ►  março (83)
    • ►  fevereiro (70)
    • ►  janeiro (89)
  • ▼  2017 (1182)
    • ►  dezembro (71)
    • ►  novembro (61)
    • ►  outubro (85)
    • ►  setembro (99)
    • ►  agosto (95)
    • ►  julho (106)
    • ►  junho (86)
    • ►  maio (89)
    • ►  abril (98)
    • ►  março (109)
    • ►  fevereiro (129)
    • ▼  janeiro (154)
      • SINCRONICIDADES
      • PETIÇÃO...
      • MATRIXLÂNDIA: PAPA FRANCISCO CONDENADO A PRISÃO PE...
      • MATRIXLÂNDIA: PAGANISMO CATÓLICO - A ORIGEM EGIPCI...
      • Sem título
      • Livro retirado aos alunos do 8.º ano devido a ling...
      • SE VOCÊ COMER DUAS BANANAS COM MANCHAS MARRONS POR...
      • A todos, a nossa saudação. Caros Amigos,...
      • PENSAMENTO DE TERÇA-FEIRA 31 DE JANEIRO DE 2017
      • MENSAGEM REPETIDA PARA CEMUSA PORTUGAL
      • É TRISTE, MUITO TRISTE... QUE FALTA DE COMPAIXÃO!
      • 'Meu irmão Agricultor' ao vivo no Maxime! | 1001 T...
      • PENSAMENTO DE SEGUNDA-FEIRA 30 DE JANEIRO DE 2017
      • cabra sendo resgatada após ficar suspensa pelos ch...
      • CONHEÇA A "PIXILINGA"...
      • O SER HUMANO E SUAS DIFERENTES ALMAS. PARTE Nº. 8
      • PENSAMENTO DE DOMINGO 29 DE JANEIRO DE 2017
      • O ESTADO SOCIAL PORTUGUÊS... (POIS!...)
      • QUEM PODE AJUDAR A UNIÃO ZOÓFILA?
      • ALERTA: Jovem aparece com ferida em seu pulso, a c...
      • OS MEUS DESEJOS E RECOMENDAÇÕES PARA TODOS
      • Médico phd faz denuncia alarmante: ''Microcefalia ...
      • Urgente: Depois de vacinarem 48 milhões de pessoas...
      • Confirmado: Urina e sêmen do Touro são os ingredie...
      • PENSAMENTO DE SÁBADO 28 DE JANEIRO DE 2017
      • SURPRESA NA NOITE DE NÚPCIAS... (Ah! Ah Ah!)
      • O ENIGMA (QUE NÃO DEVIA SER...) DE TODA A VIDA NA ...
      • UM TRUQUE PARA MELHORAR O ARROZ BRANCO
      • (11) PRONTO, FALEI! «OS QUE CRITICAM QUEM CRITICA»
      • ENCONTRO FBU LISBOA _28 DE JANEIRO 2017
      • PENSAMENTO DE SEXTA-FEIRA 27 DE JANEIRO DE 2017
      • A INVEJA É UM SENTIMENTO TERRÍVEL! (Ah! Ah! Ah!)
      • A MINHA GRACINHA DO DIA...
      • FAZER UMA COISA DE CADA VEZ...
      • MEU ARTIGO NO JORNAL VOZ DA MINHA TERRA: «A GRANDE...
      • PENSAMENTO DE QUARTA-FEIRA 25 DE JANEIRO DE 2017
      • A VIA DO SILÊNCIO
      • Por que consumir alimentos orgânicos?
      • Aviso: Se você encontrar um desses em sua casa vá ...
      • O SER HUMANO E AS SUAS DIFERENTES ALMAS _ PARTE Nº. 8
      • PENSAMENTO DE TERÇA-FEIRA 24 DE JANEIRO DE 2017
      • HISTÓRIAS DE MALDEK_OMBOTA DE MARTE, PARTE 2
      • OS TEMPLÁRIOS... (POIS!...)
      • NÃO REBAIXEM OS BURROS! «OS GENES DA EDUCAÇÃO»...
      • EXTRA DE CARACOL SERVIDO COM LINGUIÇA...
      • PENSAMENTO DE SEGUNDA-FEIRA 23 DE JANEIRO DE 2017
      • ATENÇÃO, MEUS AMIGOS! SOBRE A CAUSA ANIMAL.
      • MEMORIAS DO "Ti" FONTES MESTRE CALAFATE DE ORTIGA ...
      • CONFERÊNCIA AUDIO: «A VERDADEIRA SINARQUIA_COMO NO...
      • O Reino Animal (por Larísa en Cádiz)
      • MINHA GRACINHA DO DIA...
      • VIEMOS DESPERTAR A DIVINDADE QUE HÁ EM VÓS
      • PENSAMENTO DE DOMINGO 22 DE JANEIRO DE 2017
      • VERDADE SOBRE AS VACINAS
      • PENSAMENTO DE SÁBADO 21 DE JANEIRO DE 2017
      • Visitantes\Extraterrestres: Extraterrestres em Hos...
      • SABER ESCUTAR: «ABRE A TAMPA!»
      • Cortes de eletricidade deste domingo serão 'curtos'
      • OS ANIMAIS NÃO SÃO MERCADORIA, PARA SEREM VENDIDOS...
      • A casa do Pai tem muitas moradas.
      • REALIZARMOS NOSSAS TAREFAS EM CONJUNTO
      • SERMÃO DE PAZ PARA OS ANIMAIS.
      • «RESSURREIÇÃO» DE ASCENÇÃO EDIÇÕES
      • DECRETO CONTA ATÉ NOVE
      • PENSAMENTO DE SEXTA-FEIRA 20 DE JANEIRO DE 2017
      • NÃO AO DESPERDÍCIO!
      • MINHA GRACINHA DO DIA: «TÔ XATIADA!»
      • PENSAMENTO DE QUINTA-FEIRA 19 DE JANEIRO DE 2017
      • SOBRE A MORTE (SUICÍDIO...)MEDICAMENTE ASSISTIDA
      • URGENTE! Golpe em Curso nos EUA!
      • VT FRIGORIFICO JACARÉ Rec
      • À ATENÇÃO DOS MEUS SEGUIDORES NO FACEBOOK.
      • PENSAMENTO DE QUARTA-FEIRA 18 DE JANEIRO DE 2017
      • «HISTÓRIA DE UM COMPLEMENTO ENERGÉTICO», DE NAOMI ...
      • O MISTERIOSO SÍMBOLO...
      • A CAMINHO DE MARTE...
      • MAIS UMA LOUCURA DE CIENTISTAS LOUCOS!
      • BROCHURA Nº. 3 - 7ª. PARTE. «O SER HUMANO E SUAS D...
      • FORMAÇÃO DE RADIESTESIA E GEOBIOLOGIA
      • PENSAMENTO DE TERÇA-FEIRA 17 DE JANEIRO DE 2017
      • (10) PRONTO! FALEI! «A PRAGA QUE ME PREJUDICA»!
      • PENSAMENTO DE SEGUNDA-FEIRA 16 DE JANEIRO DE 2017
      • PASSEAR OS CACHORROS NÃO É SAUDÁVEL...
      • URGENTE! 2017 ALERTA PARA TODO OS CRISTÃO GRANDE R...
      • ORA, EM QUE ESTOU A PENSAR...?
      • PENSAMENTO DE DOMINGO 15 DE JANEIRO DE 2017
      • En el último año de gobierno de Obama, EE.UU. lanz...
      • En el último año de gobierno de Obama, EE.UU. lanz...
      • PENSAMENTO DE SÁBADO 14 DE JANEIRO DE 2017
      • PENSAMENTO DE SEXTA-FEIRA 13 DE JANEIRO DE 2017
      • À ATENÇÃO DE QUEM LEVA SEUS CACHORROS PARA A PRAIA!
      • OS URUBUS
      • OCULTO REVELADO: A VERDADE: O que Sabemos não é tu...
      • HAJA DECÊNCIA EM TUDO!
      • CUIDADO COM AS FOLHAS DE ALUMÍNIO!
      • SOBRE OS MESTRES QUE TRANSMITEM AS MENSAGENS.
      • UFOS ONLINE: NOSTRADAMUS - Profecia apocalíptica p...
      • PENSAMENTO DE QUINTA-FEIRA 12 DE JANEIRO DE 2017
      • Mensagem Chocante de Plêiades Áudio Audível Comple
  • ►  2016 (2239)
    • ►  dezembro (134)
    • ►  novembro (158)
    • ►  outubro (127)
    • ►  setembro (110)
    • ►  agosto (274)
    • ►  julho (439)
    • ►  junho (272)
    • ►  maio (224)
    • ►  abril (155)
    • ►  março (122)
    • ►  fevereiro (95)
    • ►  janeiro (129)
  • ►  2015 (2440)
    • ►  dezembro (147)
    • ►  novembro (287)
    • ►  outubro (115)
    • ►  setembro (344)
    • ►  agosto (418)
    • ►  julho (197)
    • ►  junho (195)
    • ►  maio (313)
    • ►  abril (232)
    • ►  março (138)
    • ►  fevereiro (41)
    • ►  janeiro (13)
  • ►  2014 (1)
    • ►  dezembro (1)
Tema Simples. Com tecnologia do Blogger.