terça-feira, 27 de setembro de 2016

«A ALMA UNIVERSAL», PELO AMADO MESTRE OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV

«A Alma Universal  é o oceano no qual tudo vive, tudo se move  e se alimenta, é o receptáculo cósmico da matéria  primordial, da energia sublime, é o akasha dos hindus, é o mais puro dos éteres em que estamos mergulhados. E nesta Alma Universal que está em toda a parte, que sabe tudo, que contém tudo, que transmite tudo de uma ponta à outra do universo... na parte mais subtil desta Alma  que é viva, que é a quinta-essência, a omnisciência, habitam o Pai Celeste, a  Mãe Divina, o Cristo, o Espírito Santo. Quando são Pulo dizia: «Nele vivemos, nos movemos e temos a nossa existência», estava a falar da Alma Universal. Ela é uma emanação de Deus, mas não é o próprio Deus. Pode dizer-se que nós vivemos em Deus, mas, na realidade, para ser absolutamente exacto, nós vivemos numa substância que Ele emanou.
No começo, Deus emanou uma matéria, e a  Alma Universal é essa matéria original, que é pura luz. Ela já existia antes do sol e das estrelas, e foi com ela que Deus criou tudo. Deus disse: «Faça-se luz!», a luz que apareceu não é a que nós vemos aqui na terra. A luz que vemos com os nossos olhos físicos é um reflexo que nos dá uma pálida ideia do que é a verdadeira luz.
A verdadeira luz, que Deus criou no primeiro dia e pela qual, em seguida, Ele tudo criou, é a Alma Universal. É ela que alimenta o cosmos, ela contém tudo, e todos os seres se  movem nela como os peixes nadam no oceano. Esta luz é composta por diferentes camadas, mais subtis ou menos subtis, comparáveis às camadas da atmosfera. Aliás, também a atmosfera é um oceano e nós somos peixes de uma espécie completamente diferente, que nadamos no ar e nos alimentamos dele. Para além deste oceano aéreo, estende-se um outro oceano, de natureza etérica, onde habitam  outras criaturas... A Alma Universal tem, pois, camadas, níveis, mais ou menos densos, mais ou menos subtis, até ao cume, que é fogo e onde habitam o Espírito Santo e a Mãe Divina.»
________

De uma conferência improvisada, pelo amado Mestre Omraam  Mikhael Aivanhov (1900-186), filósofo e pedagogo francês, de origem búlgara.
 Livro: «O Natal e a Páscoa na Tradição Iniciática». Colecção Izvor.
________

(Florinda Rosa Isabel)







Sem comentários:

Enviar um comentário