sábado, 10 de setembro de 2016

«HARMONIA E SAÚDE», DE CONFERÊNCIA IMPROVISADA, PELO MESTRE OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV.

HARMONIA E SAÚDE

«Evidentemente, cada órgão do nosso corpo é especializado  e ocupa-se apenas do seu próprio trabalho, sem se interessar pelo que fazem os outros. Não podemos esperar, de um órgão, que as suas preocupações se estendam a todo o corpo. Assim, para que a harmonia e o bem do conjunto sejam respeitados, o Espírito Cósmico atribuiu ao ser humano uma inteligência superior que vigia, que controla. Graças e esta inteligência, são regulados os movimentos de cada órgão e a sua especialização é utilizada e dirigida para o bom funcionamento do conjunto. 
O ser humano é como que um árbitro entre os seus órgãos e a inteligência que recebeu do Céu,  e se ele der preferência a certos órgãos, como o ventre e o sexo, por exemplo, esquecendo o interesse do todo, instalar-se-á nele a anarquia e ficará em perigo. Mas se der prioridade à inteligência que governa, que equilibra, sentirá um estado de harmonia que  tornará capaz de trabalhar e de criar sem parar
Infelizmente, hoje em dia vemos espalhar-se, um pouco por toda a parte, uma tendência para a anarquia. Quase diríamos que se formam escolas onde se ensinam como desorganizar tudo, instigando os homens à cólera  e à revolta. Em vez de propagarem vírus destinados a desencadear uma guerra biológica_ o que provocaria a desaprovação o mundo inteiro_, certos países, para destruírem os seus adversários, propagam o vírus do descontentamento e da revolta. E aí está o cancro! Inconscientemente, todos os contestatários e anarquistas se tornam condutores deste vírus. Por outro lado, todos os movimentos espiritualistas e todas as ordens iniciáticas que trabalham no sentido de fazer reinar a paz, a harmonia, a fraternidade, para que os homens possam compreender-se, unir-se e amar-se, propagam germes que destroem os do cancro. Se não existissem estes centros iniciáticos, há muito que a toda a humanidade estaria contaminada. Eu sei que muito poucas pessoas aceitarão esta ideia. A maioria pensará:«Mas o que é que ele está para ali a dizer? Não existe qualquer relação entre a anarquia e o cancro; não é essa a opinião dos biólogos.» Pois bem, quem quiser ficar com a opinião dos biólogos, que fique! Mas eu afirmo-vos que o cancro é consequência da anarquia que se propaga no mundo. É esta a verdade, e por isso temos de trabalhar incessantemente para o restabelecimento da harmonia.
Infelizmente, em comparação com a imensa quantidade de seres que trabalham para a destruição e desencandeiam muitas dificuldades e circunstâncias obscuras, são muito poucos os que compreendem que é necessário as pessoas unirem-se para criarem harmonia e enfrentarem todas as infelicidades que ameaçam a humanidade: as guerras, as misérias e também as doenças... E esses poucos seres não são capazes de lutar contra a influência nociva dos outros, porque, para a realização de algo na terra, a quantidade é muito importante_a quantidade dos que são bons, puros, esclarecidos, capazes de participar na formação de uma fraternidade universal cujas decisões pesarão nas balanças cósmicas. Em vez de compreenderem e de se unirem para a transformação de tudo, em vez de participarem nesta obra formidável, a maioria dos humanos continuam a ser individualistas, a estar preocupados apenas com os seus próprios interesses.
Um verdadeiro espiritualista, pelo contrário, trabalha para uma ideia divina, e é essa  ideia que o alimenta, que o recompensa. Essa ideia, que está em ligação com o Céu, é, em si, todo o mundo, e é ela que se encarrega de lhe trazer a alegria, o entusiasmo, a esperança. Se não tiverdes uma ideia divina para a qual trabalheis, mesmo que as vossas outras actividades vos tragam muito dinheiro, não tereis alegria nem felicidade, porque não estareis ligados ao Céu. Mas, se trabalhardes por uma ideia, mesmo que não vos agradeçam e não reconheçam o que fazeis, sentir-vos-eis sempre na plenitude. Deveis compreender isto. Introduzi uma ideia divina na vossa cabeça, trabalhai para uma ideia divina, e vereis o que essa ideia fará por vós: melhorará toda a vossa existência e até vos prolongará a vida...»
De uma conferência improvisada, pelo amado Mestre Omraam Mikhael Aivanhov (1900-1986), filósofo e pedagogo de origem búlgara.
Livro «Harmonia e Saúde» Colecção Izvor.

(Florinda Rosa Isabel)














Sem comentários:

Enviar um comentário