quinta-feira, 8 de setembro de 2016

PENSAMENTO DE QUINTA-FEIRA 08 DE SETEMBRO DE 2016


Omraam Mikhaël Aïvanhov - Português
5 h
Pensamento de quinta-feira 8 de Setembro de 2016
"Um sábio estava no seu jardim a colher frutos. De súbito, ouviu barulho e viu um homem a correr: «Aonde é que vais tão apressado? – perguntou-lhe. – O meu vizinho vem a perseguir-me com uma espingarda, convencido de que fui eu que pus fogo no seu celeiro. – Vai-te embora depressa. Eu trato disso.» Chega o outro homem: «Aonde vais a correr dessa maneira? – perguntou-lhe o sábio. Estás sem fôlego. Senta-te por um instante. – Não, tenho de apanhar um indivíduo que pôs fogo no meu celeiro. Vou dar-lhe um corretivo de que ele se lembrará durante toda a vida. – Oh, ele já deve ir longe neste momento. Olha para estes frutos: são deliciosos! Senta-te e prova-os.» O homem acaba por sentar-se, regala-se com os frutos, e o sábio leva-o também a admirar as flores e as árvores do jardim, o céu azul, etc. Esta pequena paragem altera o seu humor, ele renuncia a perseguir o vizinho e propõe mesmo ao sábio ajudá-lo a colher os seus frutos.
Vós direis que esta é uma história inverosímil. Nem por isso… O sábio tinha consciência de que, se se atravessasse no caminho do homem colérico, dizendo-lhe: «Para! Não vale a pena correres assim», o outro ter-lhe-ia dado um empurrão, sem querer ouvir nada, e ele teria sido obrigado a usar a força. Então, o que fez ele? Desviou a sua atenção, oferecendo-lhe frutos. Para impedir os humanos de fazerem mal, é preferível tentar que eles canalizem as suas energias noutra direção."
Omraam Mikhaël Aïvanhov

Sem comentários:

Enviar um comentário