![]() ![]() ![]() CETA: URGENTE AGIR AGORA 2 sugestões
Olá caro(a)s amigo(a)s,
Vinha pedir ajuda se poderia por favor assinar a petição, e clicar no site do CETA Check* para dizer aos eurodeputados a sua posição no assunto, para pelo menos haja um referendo, pois ficamos todos a perder se o CETA** entrar em vigor:
TEMOS ATÉ 1 DE FEVEREIRO para AGIR (dia da votação no parlamento europeu sobre o CETA)
-- pf ASSINAR A PETIÇÃO:
https://www.nao-ao-ttip.pt/pet
(EXPLICAÇÃO de como proceder: nesta página do CETA-CHECK deverá pf clicar em todos os eurodeputados que vão surgindo, ou seja, clica no primeiro eurodeputado que aparecer, e no canto inferior direito, clica numa barra encarnada que diz PEÇA-LHE PARA VOTAR CONTRA O CETA, depois esta leva-o/a para uma página onde preenche o seu nome e email), e confirma;
e depois passa para o seguinte deputado clicando na seta (no lado direito está uma seta dentro de um rectângulo azul) e faça se possível o mesmo com todos os 21 eurodeputados de todos os partidos que estão no parlamento europeu. Se tiver algum dúvida esteja à vontade de me enviar um email ou telefonar)
Com o CETA-CHECK está a pedir aos membros do Parlamento Europeu para votarem contra o acordo de comércio livre previsto entre a UE e o Canadá (CETA). É preciso pôr fim ao secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública! Afinal, é assim que a democracia deve funcionar:
Esta acção é muito importante porque em Fevereiro próximo, o Parlamento Europeu irá votar o tratado CETA entre o Canadá e a UE, podendo entrar em vigor automaticamente na sua quase totalidade antes mesmo que os parlamentos nacionais se pronunciem.Porque é que isto representa uma grave ameaça para os cidadãos, a democracia e a soberania? – Este acordo, tal como outros (TTIP, TISA…), visa entregar às grandes multinacionais um alargado conjunto de direitos e privilégios, ao mesmo tempo que as desresponsabiliza quase por completo. – Os governos ficarão impossibilitados de legislar no sentido de defender o interesse público e os serviços essenciais, como transportes, saúde, ambiente… – O Tratado institui pela primeira vez o mecanismo privado de resolução de litígios (ICS) que permite às empresas estrangeiras processar governos (mas não o contrário), sempre que entendam que as medidas legislativas prejudicam os seus lucros e exigir pesadas indemnizações. – Muitas dezenas de milhar de empresas americanas têm subsidiárias no Canadá, podendo assim aceder ao espaço europeu sem qualquer contrapartida e sem temer a concorrência… Em relação ao CETA, por isso, o importante é escrever para todos os eurodeputados portugueses a pedir para que lutem contra a entrada em vigor do CETA, seja a título provisório ou definitivo. O Acordo de Comércio CETA entre a UE e o Canadá vai dar mais poder às grandes empresas e desvalorizar considerações ambientais, culturais ou simplesmente de proteção da saúde e dos direitos dos trabalhadores. Vai circular mais dinheiro, de facto, mas na direção errada e pelas razões erradas. Há eurodeputados deslumbrados com o CETA, como se o comércio fosse um objetivo em si. Se o comércio servir para aumentar o fosso entre ricos e pobres, qual é o interesse desse comércio? O CETA foi negociado em segredo, longe da supervisão pública, e isso não é uma coincidência. Os portugueses têm o direito a saber mais sobre o CETA antes de qualquer ratificação. Nós temos até direito a um referendo sobre o assunto - onde é que ele está?
Por exemplo, PARA ALÉM DA AMEAÇA à privacidade pessoal, entre outros problemas, prevê-se que seja facilitada a entrada de organismos geneticamente modificados (OGM), e que na UE têm fortes restrições à sua produção e introdução na cadeia alimentar. Tal como os pesticidas: os EUA permitem 82, banidos na UE por serem MUITO perigosos, ... E também várias substâncias quimicas usadas em cosméticos, das quais a UE baniu 1378 e os EUS apenas 11. Tudo situações graves que interferem no ambiente e na saúde.
FICA O ALERTA: com estes Tratados abre-se uma perigosa porta para o cidadão passar a ser um MERO SUBORDINADO às decisões das grandes corporações que ganham uma prevalência enorme sobre as decisões dos Estados. Eu apesar de não estar afiliada a nenhum partido, cliquei e dei o meu nome para pedir pelo menos um debate aos eurodeputados sobre este assunto, que vai TER UM IMPACTO TÃO GRANDE NAS NOSSAS VIDAS.
Se quiser contactar os eurodeputados de uma forma mais rápida (em vez do CETA check) pode enviar uma carta para:
* O que é o CETA CHECK?
A Iniciativa de Cidadania Europeia tornou possível a recolha de mais de 3 milhões de assinaturas contra o TTIP e o CETA em toda a Europa e mais de 23 mil só em Portugal.Graças ao nosso compromisso constante, o TTIP parece agora mais fraco do que nunca. No entanto, a Comissão Europeia e os nossos Governos estão a tentar empurrar o CETA (Comprehensive Economic and Trade Agreement), o acordo de comércio e investimento entre a UE e o Canadá, que é tão tóxico como o seu irmão maior, o TTIP. Vamos certificar-nos que o CETA não possa passar despercebido, vamos trazer este debate à tona, vamos FAZER O CETA CHECK!
Porque nos devemos preocupar com CETA? https://www.nao-ao-ttip.pt/o-q
O CETA está numa fase muito mais avançada do que o TTIP. As negociações, que foram iniciadas em 2009, foram concluídas com o Canadá em Fevereiro de 2016. O texto do tratado será ainda este ano apresentado aos 28 ministros do Comércio no Conselho da União Europeia e ao Parlamento Europeu. | ||||||||
terça-feira, 10 de janeiro de 2017
PETIÇÃO (MUITO IMPORTANTE E URGENTE!)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário