terça-feira, 13 de dezembro de 2016

(16) O AMADO MESTRE DISSE...(2ª SÉRIE)

(16) O Amado Mestre Disse...
Pensai naquilo que se passa em certas zonas campesinas ou em certos países ainda selvagens. Se não se vigiar as crianças, as galinhas ou o gado, se não forem tomadas medidas para os proteger, as feras podem vir matá-los e devorá-los. Do mesmo modo, se o homem não souber preservar-se, de vez em quando as feras vêm devorar os seus próprios filhos. E que filhos são esses? São os bons pensamentos,  os bons sentimentos, os bons impulsos, as boas inspirações que ele trouxe ao mundo. Se ele não os protege, eles são comidos por outros, forças hostis que estão à espreita e que vêm devastar o galinheiro, o gado as crianças... E depois ele não entende por que razão é pobre, miserável, fraco. Quantas vezes eu tenho verificado isto! Quando alguém me diz; «Eu tinha bons projectos, mas já não os tenho. Perdi as minhas inspirações, o meu entusiasmo...», apetece-me responder-lhe: «Isso aconteceu porque não esteve vigilante, porque adormeceu, e as feras vieram pilhar tudo.» Muitas vezes, não o digo porque sei que não irão acreditar em mim. Mas como se explica o facto de todos esses bons impulsos terem desaparecido? 
Esta questão dos animais no homem é muito importante. Para os dominar e preciso ser forte, e essa força só pode ser dada pela pureza e pelo amor. Na Índia, por exemplo, os ascetas e os yoguis que se retiraram para as florestas  não são importunados pelas feras, que passeiam em seu redor. Os animais são muito sensíveis, sentem a aura, a luz, que sai desses seres. Os humanos não têm qualquer sensibilidade, mas os animais são muito sensíveis. Para fazer com que os seus próprios animais obedeçam, o homem deve, pois, aumentar nele a luz, a pureza e o amor, ou seja, aproximar-se cada vez mais do Senhor. Então, os animais começam a sentir que ele volta a ser um verdadeiro  amo para eles, e são obrigados a obedecer. De outro modo, podereis fazer aquilo que quiserdes, que eles não obedecerão.

De conferência improvisada, pelo Mestre Omraam Mikhael Aivanhov (1900-1986), filósofo e pedagogo francês de origem búlgara.

Livro: «A Chave Essencial»

Éditions Prosveta/ Publicações Maitreya_Portugal.
_____

(Florinda Rosa Isabel)











Sem comentários:

Enviar um comentário