terça-feira, 15 de agosto de 2017

ÁRVORES BOMBEIRAS


Eduardo Amarante adicionou 2 fotos novas.
ÁRVORES BOMBEIRAS, A RAZÃO PORQUE QUASE NÃO HÁ INCÊNDIOS NO NORDESTE TRANSMONTANO
LEIAM, por favor...
Não resisti a trazer do mural de uma amiga... Porque é muito, muito importante que isto se entenda de uma vez por todas!!
"É por isto que quase não há incêndios no Nordeste Transmontano !
Os bidoeiros, carvalhos e castanheiros estão entre as principais "árvores bombeiras" porque são árvores folhosas que mantêm o ambiente "relativamente" húmido e abrigado do vento durante o verão.
Durante o Verão estão verdes, por isso, ardem com mais dificuldade e, por outro lado, produzem uma folhada que ao acumular-se no solo é pouco inflamável e se decompõe com facilidade, ou seja, cai no Outono e quando chega o Verão grande parte decompõe-se.
Não há ali muito alimento para o fogo e, frequentemente, os incêndios ou param por si só, extinguindo-se ao entrar nas manchas, ou ardem com pouquíssima intensidade sem causar danos às árvores.
É "raríssimo" encontrar um fogo cuja origem ocorra numa área com estas espécies e, quando acontece, as árvores mantêm-se verdes.
As "árvores bombeiras" encontram-se sobretudo no norte do país."
Nota: Em vez de andar a plantar eucaliptos, que só dão muito dinheiro a uns poucos, causando a desgraça a milhares, senão a milhões de pessoas, há que apostar na (re)plantação da flora autóctone, respeitando a natureza e o ecossistema.
(via Aurelia Madeira)

Sem comentários:

Enviar um comentário