«Os Musculados...»
Há muitíssimos anos, na minha aldeia (contado pelos meus avós) os homens deslocavam-se para os lados do Alentejo, onde havia algum trabalho para eles, desbravando o chão para fazerem sementeiras, por conta dos proprietários dessas extensas áreas.
Era tradição, nas horas vagas, entreterem-se a lutar entre si, pois todos queriam ser os melhores, os mais valentes.
Os grupos eram representados pelos homens de cada aldeia.
Na minha aldeia existia um calmeirão, todo musculado, tipo brutamontes, mas que não tinha força nenhuma em lutas, qualquer safanão atirava com ele ao chão.
Então, quando os da minha aldeia estavam a perder e a levar surras dos adversários, o estratagema era ela ficar em tronco nu, a mostrar a musculatura, começar a andar à volta da briga e dizer, com ar ameaçador:
Aguentem-se, ruinzitos, ai se rapaz lá vai...
Os adversários, vendo aquele "gorila" a fechar os punhos e os músculos salientes, ficavam aterrorizados e perdiam as forças, desistiam logo da briga, rendiam-se.
Por aqui, também existem muitos "musculados" espiritualmente, apresentam-se como grandes mestres lutadores contra o Mal, andam por aqui a mostrar seus músculos em forma de palavras bonitas, lindas mandalas a piscar, promovem o desapego, mas eles próprio estão apegadíssimos, pois até colocam meia dúzia de fotografias de amigos, dizem que são os melhores, blá,blá,blá... E, cinicamente, lamentam não poderem mostrá-los todos... Hipócritas! Não colocassem nenhuns, ninguém os obrigou!
E, muitos são os incautos que ainda acreditam na sua "musculatura" espiritual...
Ponto! Falei!
Florinda Rosa Isabel
Sem comentários:
Enviar um comentário