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Caros Amigos,
Continuamos a partilha da BROCHURA Nº. 4 - «PAI NOSSO...», com ensinamentos do Mestre Omraam Mikhaël Aïvanhov, terminando-a na próxima semana.
PAI NOSSO... - Parte nº. 12 Conferência improvisada
Como vedes, os três primeiros pedidos do «Pai Nosso» correspondem aos três mundos que existem no homem. Em primeiro lugar, o da consciência, do pensamento, que deve ser luminoso para tudo santificar e tudo iluminar. Em seguida, o do coração, que é o centro de todas as energias e onde é necessário instalar o Reino de Deus, isto é, o Reino da paz e da bondade para com todas as creaturas. Finalmente, o mundo da vontade, isto é, o plano físico onde devemos expressar e repetir, através dos nossos actos, tudo o que está no Céu. Isto é maravilhoso! Para mim, não há nenhum trabalho que possa comparar-se a este. Quando fizermos este trabalho, Deus ocupar-se-á de nós, daquilo que deve dar-nos. E, aliás, que mais poderá Ele dar-nos? Já nos terá dado tudo. Quando se realiza aquilo que estes três pedidos contêm, possui-se tudo: a luz, uma vez que se compreende tudo; a felicidade, uma vez que se pode amar; a saúde e a força, uma vez que se trabalha e que se realiza algo. Então, o que quereis mais? Vou agora acrescentar algumas palavras para aqueles que se interessam por este assunto e que queiram aprofundar ainda mais esta oração. Hoje já não temos tempo para nos ocuparmos de todos os pontos interessantes, e vou falar-vos apenas da última frase: «Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, pelos séculos dos séculos.» A que correspondem estas palavras: Reino, Poder e Glória?.. Vós conheceis a Árvore da Vida de que nos fala a Cabala. Esta árvore é constituída por dez séfiras: Kéther, Hokmah, Binah, Hésed, Gébourah, Tiphéret, Netzach, Hod, Iésod e Malkout. O nome de cada séfira exprime uma qualidade, um atributo de Deus: Kéther, a coroa; Hokmah, a sabedoria; Binah, a inteligência; Hésed, a misericórdia; Gébourah, a força; Tiphéret, a beleza; Netzach, a vitória; Hod, a glória; Iésod, o fundamento; Malkout, o reino. Por conseguinte, nesta árvore o Reino de Deus é Malkout, a décima séfira, que reflecte e condensa todas as outras séfiras. Jesus disse: «O Reino de Deus é semelhante a um grão de mostarda.» O grão representa sempre um princípio, o princípio de uma planta, de uma árvore, etc ... Mas é preciso compreender que se no plano físico tudo começa em baixo, no plano espiritual, no qual os processos decorrem ao inverso do plano físico, tudo começa em cima. É por isso que enquanto no plano físico o crescimento se faz de baixo para cima, no plano espiritual ele faz-se de cima para baixo. Por conseguinte, o grão semeado é a primeira séfira, Kéther. Quando o grão se desenvolve, divide-se primeiramente em dois, depois torna-se caule, ramos, folhas, botões e frutos, e o fruto, por sua vez, contém grãos. O grão semeado, Kéther, transforma-se numa árvore ao passar sucessivamente por todas as séfiras, até Malkout. O fruto maduro, o fruto que dá a vida, a carne que se come, é Iésod, e ele contém o grão. Portanto, como vedes, no fim do seu crescimento, o grão semeado torna-se o grão no fruto, e Malkout, o grão cá em baixo, é idêntico a Kéther, o grão lá no Alto.
Até breve!
24 de Abril, 2017
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