domingo, 16 de outubro de 2016

(3) TODOS OS DIAS O FACEBOOK ME PERGUNTA: «EM QUE ESTÁS A PENSAR?»

Em que estou a pensar? Ora bem!
Penso que vivo numa localidade em acelerado processo de requalificação, tendo em conta o bem-estar daqueles que deixaram de se chamar de velhos e adquiriram o  «nobre estatuto de idosos»
A autarquia já mandou colocar, no centro do lugarejo, três aparelhos anti-ferrugem: uma bicicleta, um para alongarmos a espinhela e outro com passadeira, para não andarmos a fazer caminhadas pelas ruas e a desgastar o trabalho dos cantoneiros.
Bem perto, uma casotinha muito confortável, sempre aberta durante o dia, para a brigada do reumático lá se juntar  a passar o tempo, jogando, lendo, conversando e bebericando...
Adivinhem qual destes melhoramentos é o único que tem sido utilizado?
Adivinharam!
Sim, a maioria dos utentes vai todo o caminho de cabeça baixa, a certificar-se de que calçou os sapatos, não se prende em pormenores, vai directo à casotinha, claro!
Aqui na praceta onde vivo, também parte da vizinhança começou, de há uns tempos para cá, a pensar no bem-estar daqueles que deixaram de se chamados de velhos, e anda a fazer com que, uns, se tornem mais atentos e caminhem com cautela; outros, os mais activos, podem fazer a "ginasticocanina"... Para tal, adquiriram mais cães.
Cada um com  com os seus "canitos", estes  a fazerem  montes de cocó junto das portas dos prédios, que ficam lá até secarem, aguardando vassourada dos funcionários da limpeza da autarquia, obrigam àquilo que descrevi.
E como é a "ginasticocanina"?  Em primeiro lugar, devia ser a ginástica que os protectores dos bichinhos inocentes têm obrigação de fazer, baixando-se e  apanhando para um saco de plástico para colocar no lixo. Mas, como nenhum faz isso, há a opção do salto à vara para os mais audazes... 
Se eu, algum dia, desaparecer do facebook, já sabem que o salto me correu mal...
(Ah! Ah! Ah!)
Florinda Rosa Isabel

Sem comentários:

Enviar um comentário