O SOCIALISMO -: PROFESSOR REPROVA TURMA INTEIRA
Assunto: O SOCIALISMO -: PROFESSOR REPROVA TURMA INTEIRA
O SOCIALISMO -: PROFESSOR REPROVA TURMA INTEIRA
Reencaminhando…………..
Karl Marx não passou por ali!...
Um professor de Economia de uma universidade americana contou que nunca havia reprovado um único aluno, até que uma vez reprovou uma turma inteira.
Esta turma tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: com um governo assistencialista intermediando a riqueza ninguém seria pobre nem rico - tudo seria igual e justo.
Então o professor disse: "Ok, vamos fazer uma experiência socialista nesta turma. Em vez de dinheiro, usaremos as vossas notas nos testes." Todas as notas serão dadas com base na média da turma, e portanto serão 'justas'. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria, ninguém reprovará, assim como também ninguém receberá um "A".
Após calculada a média do primeiro teste, todos tiveram"B". Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito satisfeitos com os resultados.
Quando o segundo teste foi aplicado, os preguiçososestudaram ainda menos, pois esperavam tirar boas notas de qualquer maneira. Já aqueles que tinham estudado bastante no início decidiram também aproveitar-se da situação e trabalhar menos.
Assim, a média dos testes foi "D" e ninguém gostou.
No terceiro teste, a média geral foi "F".
As notas não voltaram a patamares mais altos e asdesavenças entre alunos, acusações e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela turma.
No final, ninguém queria estudar e todos os alunos reprovaram e tiveram de repetir aquela disciplina...
Então o professor explicou: "A experiência socialista falhouporque, quando a recompensa é grande, o esforço pelosucesso individual é grande. Mas quando os governos eliminam todas as recompensas tirando a uns para dar aos que não trabalham, então ninguém mais vai tentar ou querer dar o seu melhor. Tão simples como os exemplos de Cuba, Coréia do Norte, Venezuela, Brasil, Argentina ... e /ou Portugal, que estão chegando lá..."
1. Não se pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico;
2. Para que cada um receba sem ter de trabalhar, há alguém trabalhando sem receber;
3. Um governo não consegue dar nada a ninguém a não ser que tenha tirado a alguém;
4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividi-la;
5. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade,
... então chegámos ao começo do fim de uma nação!
|
- ---- Fim de E-Mail -----
|
Sem comentários:
Enviar um comentário