O Cantinho da Florinda

terça-feira, 11 de outubro de 2016

O LIVRO VERMELHO DA SAÚDE: A CURA PELA MEDICINA ALTERNATIVA.

 
 
 
Imprimir todos
Nova janela

O Livro Vermelho da Saúde - 11 Outubro 2016




Newsletter da Publicações Maitreya newsletter@publicacoesmaitreya.pt através de amazonses.com 

21:31 (Há 19 minutos)


A todos, a nossa saudação.

Caros Amigos,

Como habitualmente às terças-feiras, partilhamos mais um texto que aleatoriamente foi selecionado, esperando que vá ao encontro da necessidade da maior parte de vós. O livro hoje selecionado foi O LIVRO VERMELHO DA SAÚDE - A Cura pela Medicina Alternativa, de Renato Dias, inserido na Colecção "Saberes".

MEDICINAS ATUAIS - HOMEOPATIA - (parte - págs. 43 a 49)

Na Homeopatia, criada pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843) em 1796, que trabalha com o princípio dos semelhantes, o Homeopata busca encontrar um medicamento que foi capaz de causar em indivíduos sadios sintomas semelhantes aos que se desejam combater nos indivíduos doentes.
Naquela época era comum o uso de sangrias, remédios para vômitos, purgantes, etc., sem nenhuma segurança de eficácia ou de risco de morte.
Os médicos julgavam-se autoridades máximas, acima da natureza e ainda achavam que seus métodos eram infalíveis, mesmo diante de várias mortes e outros danos que causavam. Por isso Hahnemann resolveu abandonar a medicina.
Em um de seus escritos está refletida a angústia e o desânimo que pousaram sobre ele naquela época: "converter-me em assassino de meus irmãos era para mim um pensamento tão terrível que renunciei à prática para não me expor mais a continuar prejudicando". Essa postura mostra sintonia com a máxima de Hipócrates: "Primo nil nocere", ou seja, primeiramente não prejudicar.
Ele era um poliglota. Consta que conhecia grego, latim, hebraico, árabe, caldeu, alemão, inglês, francês, italiano, espanhol, entre outras línguas. Tendo abandonado a prática médica, passa a viver dos trabalhos de tradução, sobretudo das obras médicas e científicas de antigos mestres como Hipócrates, Paracelso, Jan Baptista van Helmont, Thomas Sydenham, Boerhaave, Stahl e Albrecht von Haller.
Foi trabalhando na tradução de uma matéria médica de Cullen, (gênero botânico) em 1790, que um fato descrito pelo autor chamou sua atenção. A Cinchona officinalis (quinina) proveniente do Peru, era usada na Europa no tratamento do paludismo. Segundo o autor, a quinina atuava fortalecendo o estômago e produzindo uma substância contrária à febre. Hahnemann decide provar, nele mesmo, o remédio.
Observou que os sintomas eram os mesmos das crises de malária ao ingerir a quinina e seu desaparecimento ao cessar o seu uso. Repetiu a experiência várias vezes com a quinina, depois com beladona, mercúrio, ópio, arsênico e outros medicamentos.
Inspirado pela obra de von Haller, que preconizava o estudo do medicamento na pessoa saudável, antes de ser ministrada ao doente, inclui seus parentes nas experiências, observa e anota pormenorizadamente os resultados.
Depois de seis anos de pesquisas intensas, Hahnemann publica o "Ensaio sobre um novo princípio para descobrir as virtudes curativas das substâncias medicamentosas, seguido de alguns comentários a respeito dos princípios aceitos na época".
Em 1796 nasce a homeopatia. Como visto acima, os princípios já haviam sido enunciados por outros médicos anteriormente, mas é Hahnemann quem dá um corpo único, coerente, sintético, com fundamentos nitidamente compreensíveis à homeopatia.
É curioso mencionar que foi ele quem cunhou os termos "homeopatia" (a qual também se referia como Arte de Curar) e "alopatia" (Prática abusiva, agressiva e pouco eficaz).
A partir de 1801 Hahnemann começa a usar "medicamentos dinamizados" (técnica própria da homeopatia que visa o desenvolvimento da força medicamentosa latente na substância e que consiste em submeter a droga a diluições e sucussões - movimento de balanço - sucessivas) e observa que isso dá mais potência ao medicamento.
Com uma visão holística em toda sua obra, Hahnemann cria os quatro princípios que orientam a prática homeopática, que são:
Lei dos Semelhantes: Resultado de suas releituras dos Clássicos e, sobretudo, de suas próprias experiências, anuncia esta Lei universal da cura: similia similibus curantur. (semelhante pelo semelhante se cura)
Experimentação na pessoa sadia: A fim de conhecerem as potencialidades terapêuticas dos medicamentos, os homeopatas realizam provas, chamadas patogenesias; em geral são eles mesmos os experimentadores. Tipicamente não se fazem experiências com animais. Uma condição básica para a escolha dos provandos é que sejam saudáveis. Esses medicamentos são capazes de alterar o estado de saúde da pessoa saudável e justamente o que se busca são os efeitos puros dessas substâncias. Doses infinitesimais: A preparação homeopática dos medicamentos segue uma técnica própria que consiste em diluições infinitesimais seguidas de sucussões rítmicas, ou seja: mistura-se uma pequena quantidade de uma substância específica em muita água e/ou álcool e agita-se bastante. A tese é de que essa técnica "desperte" as propriedades latentes da substância. Isso é chamado de "dinamização" ou "potencialização" do medicamento.
Medicamento único: Primeiro o homeopata avalia se a natureza individual está a "pedir" intervenção com medicamento, pois esse é um dos meios que o médico tem para auxiliar a pessoa, não o único. Sendo o caso, usa-se um medicamento por vez, levando-se em conta a totalidade sintomática do paciente. Só assim é possível ver seus efeitos, a resposta terapêutica e avaliar sua eficiência ou não. Após a primeira prescrição é que se pode fazer a leitura prognóstica, ver se é necessário repetir a dose, modificar o medicamento ou aguardar a evolução.
A questão da superdiluição: A maioria dos cientistas acredita que diluir substâncias tanto quanto é feito na Homeopatia, diminuiria drasticamente o efeito que a substância em questão possui. O sistema de diluição é uma preocupação na homeopatia visando diminuir o poder patogenético dos medicamentos, evitando-se uma agravação dos sintomas quando se administra doses fortes de uma substância que causa sintomas semelhantes aos do paciente.
Na homeopatia o importante é despertar os mecanismos do corpo humano para que haja uma resposta do sistema de cura. Em dias quentes, como é comum na Índia e na China, as pessoas costumam tomar chá quente. Desta forma, a bebida provoca uma reação no corpo que é semelhante a um resfriamento. Ou seja, é o princípio da cura pelo similar.
A nossa energia vital, que circula pelos meridianos, tem forças naturais para promover todos os tipos de cura, dependendo, apenas, do seu despertar. Assim também é feito na Acupuntura, liberando as energias através das agulhas em pontos específicos dos meridianos, e no Reiki, a ativação da energia se faz através dos chacras.
O preparo dos compostos homeopáticos segue princípios e técnicas bem definidos e simples. As etapas são:
1 - Extração de um principio mineral ou vegetal da fonte;
2 - Pulverização (trituração e moagem) do insumo, se necessário;
3 - Dissolução num veículo adequado, aquoso, hidroalcóolico, etc.;
4 - Diluição em sequência centesimal hahnemanniana;
5 - Dinamização, ou Potencialização ou ainda sucussão.
A Homeopatia é uma prática estimulada pela OMS - Organização Mundial de Saúde, para ser implantada em todos os sistemas de saúde do mundo, em conjunto com a medicina oficial, desde 1978, reforçada pelo documento Estratégia da OMS sobre medicina tradicional 2002-2005.
No Brasil, a Homeopatia é considerada como especialidade médica desde 1980, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Alopática, tendo sido incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006.
Outros países como França, Reino Unido e Alemanha usam a homeopatia em seus sistemas de saúde pública.
Cabe ressaltar aqui o uso da homeopatia como especialidade médica reconhecida pelo CFM. Nada tenho contra os médicos que se especializam em homeopatia, acupuntura e outras práticas que até aqui foram e são exclusivas da Medicina Alternativa. O que me preocupa é a ganância e a prepotência do CFMA - Conselho Federal de Medicina Alopática, em dominar o uso e a prática da "MEDICINA" como dona de todas as modalidades médicas, como se o médico alopata, pelo simples fato de ser médico alopata, pudesse apoderar-se de uma ciência, uma filosofia, de uma medicina onde não basta fazer um cursinho de duas ou três semanas e sair dizendo que é um Médico Homeopata ou Médico Acupunturista, sem dominar os conhecimentos técnicos, filosóficos e científicos de uma medicina completa e complexa como são a Homeopatia e a Acupuntura.
Ao dominar uma especialidade terapêutica, o CFMA - Conselho Federal de Medicina Alopática - passa a proibir e atacar os profissionais que já atuavam naquele sistema de cura; mesmo que estes tenham uma boa formação acadêmica, que tenham estudado por vários anos a homeopatia e até manipulam as próprias fórmulas, se não forem médicos alopatas com CRM, eles serão vistos como "impostores e praticantes ilegais da medicina", mesmo que a homeopatia não pertença a nenhum grupo, e muito menos a medicina alopática. 





capa do livro








Até breve!


11 de Outubro, 2016

http://www.publicacoesmaitreya.pt

Para entrar em contacto com a Publicações Maitreya,
sugerimos que o faça para: webmaster@publicacoesmaitreya.pt
Publicada por Florinda Rosa Isabel à(s) 21:55
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

1 comentário:

  1. Fernando Carvalho25 de agosto de 2022 às 00:16

    Olá, Florinda. Sou o autor de O Livro Negro do Açúcar. O pdf está de graça desde 2006. Se você quiser disponibilizá-lo neste espaço pode fazê-lo. Capture uma cópia na internet e coloque aqui. E pode até atualizar o e-mail do autor que no pdf está desatualizado. O atual é ferdocarvalho@proton.me

    ResponderEliminar
    Respostas
      Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)

Acerca de mim

A minha foto
Florinda Rosa Isabel
Autora do blog "O Cantinho da Florinda"
Ver o meu perfil completo

Arquivo do blogue

  • ►  2023 (189)
    • ►  setembro (21)
    • ►  agosto (13)
    • ►  julho (10)
    • ►  junho (14)
    • ►  maio (15)
    • ►  abril (19)
    • ►  março (20)
    • ►  fevereiro (32)
    • ►  janeiro (45)
  • ►  2022 (499)
    • ►  dezembro (83)
    • ►  novembro (35)
    • ►  outubro (42)
    • ►  setembro (43)
    • ►  agosto (32)
    • ►  julho (45)
    • ►  junho (38)
    • ►  maio (21)
    • ►  abril (34)
    • ►  março (43)
    • ►  fevereiro (48)
    • ►  janeiro (35)
  • ►  2021 (632)
    • ►  dezembro (35)
    • ►  novembro (58)
    • ►  outubro (48)
    • ►  setembro (29)
    • ►  agosto (36)
    • ►  julho (29)
    • ►  junho (45)
    • ►  maio (52)
    • ►  abril (57)
    • ►  março (75)
    • ►  fevereiro (72)
    • ►  janeiro (96)
  • ►  2020 (980)
    • ►  dezembro (101)
    • ►  novembro (91)
    • ►  outubro (70)
    • ►  setembro (62)
    • ►  agosto (82)
    • ►  julho (94)
    • ►  junho (93)
    • ►  maio (87)
    • ►  abril (94)
    • ►  março (61)
    • ►  fevereiro (67)
    • ►  janeiro (78)
  • ►  2019 (780)
    • ►  dezembro (66)
    • ►  novembro (63)
    • ►  outubro (62)
    • ►  setembro (68)
    • ►  agosto (58)
    • ►  julho (64)
    • ►  junho (35)
    • ►  maio (67)
    • ►  abril (68)
    • ►  março (55)
    • ►  fevereiro (49)
    • ►  janeiro (125)
  • ►  2018 (1180)
    • ►  dezembro (74)
    • ►  novembro (64)
    • ►  outubro (85)
    • ►  setembro (114)
    • ►  agosto (117)
    • ►  julho (139)
    • ►  junho (117)
    • ►  maio (137)
    • ►  abril (91)
    • ►  março (83)
    • ►  fevereiro (70)
    • ►  janeiro (89)
  • ►  2017 (1182)
    • ►  dezembro (71)
    • ►  novembro (61)
    • ►  outubro (85)
    • ►  setembro (99)
    • ►  agosto (95)
    • ►  julho (106)
    • ►  junho (86)
    • ►  maio (89)
    • ►  abril (98)
    • ►  março (109)
    • ►  fevereiro (129)
    • ►  janeiro (154)
  • ▼  2016 (2239)
    • ►  dezembro (134)
    • ►  novembro (158)
    • ▼  outubro (127)
      • DERRAMAMENTO DE SANGUE, A FAVOR DE ASSOCIAÇÃO DE D...
      • O AMADO SAINT GERMAIN, ALERTA...
      • POIS É... FESTINHAS DE DIA DE BRUXAS... CÓRNEAS RA...
      • (16) HOJE, ESTAVA COM DIFICULDADE DE PENSAR, ATÉ Q...
      • PENSAMENTO DE SEGUNDA-FEIRA 31 DE OUTUBRO DE 2016
      • O PLANETA NIBIRU
      • (15) NÃO ME ESTAVA A ESQUECER DE PENSAR, SÓ AGORA ...
      • PENSAMENTO DE DOMINGO 30 DE OUTUBRO DE 2016
      • JÁ NÃO RECONHEÇO O MUNDO ONDE ESTOU DEGREDADA
      • VAMOS AOS COGUMELOS?
      • (15) NOVAMENTE, DIZER O QUE PENSO...
      • PENSAMENTO DE SÁBADO 29 DE OUTUBRO DE 2016
      • EU FACEBOOKIANDO: «PEDIDO A TODOS OS INTERNAUTAS C...
      • (14), ORA, PENSANDO E DIZENDO UMA VEZ MAIS O QUE P...
      • PENSAMENTO DE SEXTA-FEIRA 28 DE OUTUBRO DE 2016
      • PENSAMENTO DE QUINTA-FEIRA 27 DE OUTUBRO DE 2016
      • (13) UMA VEZ MAIS... O QUE ESTOU A PENSAR?
      • COMPREENDER (UM POUCO) SOBRE AS MUDANÇAS ACELERADA...
      • «AFINIDADES CANINAS...» (Ah! Ah! Ah! ) PORQUE DESC...
      • PENSAMENTO DE QUARTA-FEIRA 26 DE OUTUBRO DE 2016
      • (12) UMA VEZ MAIS, O QUE ESTOU A PENSAR...
      • O COMITÉ DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS, DA ONU... ADV...
      • MÍSSIL INTERCONTINENTAL RUSSO...
      • FOMOS DESTACADOS PARA ESTARMOS DE SERVIÇO NO PLANE...
      • SAÚDE POPULAR... (POIS!...)
      • NÃO AO TRATADO TRANSATLÂNTICO_NÃO AO TTIP!
      • PENSAMENTO DE TERÇA-FEIRA 25 DE OUTUBRO DE 2016
      • (11) O QUE ESTOU A PENSAR, FACEBOOK? DESTA VEZ, TA...
      • O SOCIALISMO-: PROFESSOR REPROVA UMA INTEIRA
      • A ALMA (CONTINUAÇÃO Nº. 7)
      • APRENDER A PLANTAR CEBOLINHO DENTRO DE CASA...
      • QUE GRANDE COMILÃO!
      • POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE AGROTÓXICOS IGNORAM SAÚDE...
      • PENSAMENTO DE SEGUNDA-FEIRA 24 DE OUTUBRO DE 2016
      • (10) UMA VEZ MAIS, SATISFAZER A CURIOSIDADE DO FAC...
      • EVITAI EXPOR-VOS AOS SOFRIMENTOS QUE VOS LIMITAM...
      • (9) UMA VEZ MAIS, DIZER AQUI AO FACEBOOK EM QUE ES...
      • ÓPTIMAS NOTÍCIAS SOBRE AGROECOLOGIA!
      • PENSAMENTO DE DOMINGO 23 DE OUTUBRO DE 2016
      • «AS NOSSAS FRAQUEZAS, TAL COMO AS NOSSAS VIRTUDES,...
      • NOVOS PERIGOS E ESQUEMAS FRAUDULENTOS!
      • PENSAMENTOS DO QUOTIDIANO PARA 2017
      • A GANÂNCIA HUMANA...
      • MORCEGOS... BIOLOGIA TOTAL
      • MONSANTO ADMITE O MAL QUE ESTÁ A FAZER, APÓS ACÇÃO...
      • (8) ORA, EM QUE ESTOU A PENSAR...?
      • PENSAMENTO DE SÁBADO 22 DE OUTUBRO DE 2016
      • AINDA SOBRE OS INCÊNDIOS EM PORTUGAL...
      • PENSAMENTO DE SEXTA-FEIRA 21 de OUTUBRO DE 2016
      • ARTIGO DO MÊS OUTUBRO NO JORNAL VOZ DA MINHA TERRA
      • AMIGOS, MENSAGEM PARA VÓS, ATRAVÉS DO TWITTER.
      •    
      • «QUANTOS HOMENS E MULHERES SE SENTEM COMO REIS E R...
      • AI, EU NÃO QUERO VER MATAR UM ANIMAL! É O QUE DIZ...
      • PENSAMENTO DE QUINTA-FEIRA 20 DE OUTUBRO DE 2016
      • UM ALERTA PARA QUEM TEM BEBÉS, E PEDINDO A DEUS QU...
      • (7) O FACEBOOK CONTINUA A QUERER SABER O QUE PENSO...
      • «DECIDIR MUDAR DE VIDA É UM EMPREENDIMENTO HERÓICO»
      • «O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS», POR MÁRIO PINTO DE ...
      • MAIS UMA VIGARICE EM QUE (QUASE) TODO O MUNDO ACRE...
      • MEU SONHO EXTRAORDINÁRIO.
      • O YOGA DA ALIMENTAÇÃO
      • (6) O FACEBOOK QUER SABER O QUE ESTOU A PENSAR...
      • (5) O FACEBOOK QUER SABER O QUE ESTOU A PENSAR...
      • RITALINA... (POIS!...)
      • PENSAMENTO DE TERÇA-FEIRA 18 DE OUTUBRO DE 2016
      • «A ALMA» (CONTINUAÇÃO nº. 6)
      • «APOLOGIA DA INTELIGÊNCIA»_SOBRE OS INCONVENIENTES...
      • PENSAMENTO DE SEGUNDA-FEIRA 17 DE OUTUBRO DE 2016
      • (4) TODOS OS DIAS O FACEBOOK ME PERGUNTA: «O QUE E...
      • MENSAGEM MUITO IMPORTANTE DO SENHOR SURYA PARA TOD...
      • MAIS UMA REMESSA DE "GRACINHAS", ENVIADAS PELO MEU...
      • (3) TODOS OS DIAS O FACEBOOK ME PERGUNTA: «EM QUE ...
      • PENSAMENTO DE DOMINGO 16 DE OUTUBRO DE 2016
      • SERES HABITADOS PELO AMOR...
      • CUIDADO COM OS ÓDIOS COLECTIVOS, ELES ATRASAM A EV...
      • PENSAMENTO DE SÁBADO 15 DE OUTUBRO DE 2016
      • (2) TODOS OS DIAS O FACEBOOK ME PERGUNTA: «EM QUE ...
      • (1)TODOS OS DIAS O FACEBOOK ME PERGUNTA:«EM QUE ES...
      • SOBRE REPRODUÇÃO DE TATUS... MUITO INTERESSANTE!
      • PENSAMENTO DE SEXTA-FEIRA 14 DE OUTUBRO DE 2016
      • ALMOÇO DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS, DOMINGO, 16 DE OUT...
      • NOSSOS CORAÇÕES TEM INTELIGÊNCIA E CAPACIDADE DE S...
      • UM RECADINHO PARA MEUS AMIGOS DO FACEBOOK...
      • PENSAMENTO DE QUINTA-FEIRA 13 DE OUTUBRO DE 2016
      • SOBRE O TRABALHO COM O REINO ASCENSIONADO...
      • MINHAS EXPERIÊNCIAS A CAMINHO DO CÉU... (Ah! Ah! Ah!)
      • PENSAMENTO DE QUARTA-FEIRA 12 DE OUTUBRO DE 2016
      • O LIVRO VERMELHO DA SAÚDE: A CURA PELA MEDICINA AL...
      • «O CIRURGIÃO E O MECÂNICO»
      • PENSAMENTO DE TERÇA-FEIRA 11 DE OUTUBRO DE 2016
      • SOBRE A FEIRA DAS MERCÊS.
      • O ABRIGO DO JUMENTO.
      • A ALMA (CONTINUAÇÃO nº. 5)
      • «TERRAMOTOS_AUTO-DEFESA». MELHOR NÃO SER PRECISO, ...
      • SOBRE O MESTRE PETER DEUNOV...
      • PENSAMENTO DE SEGUNDA-FEIRA 10 DE OUTUBRO DE 2016
      • «MEU DISCERNIMENTO MANDA-TE DIZER...»
      • POIS E!... NÓS=RATINHOS DE LABORATÓRIO...
      • «MENSAGEM PARA A SEMANA»(ENVIADA POR UMA AMIGA POR...
    • ►  setembro (110)
    • ►  agosto (274)
    • ►  julho (439)
    • ►  junho (272)
    • ►  maio (224)
    • ►  abril (155)
    • ►  março (122)
    • ►  fevereiro (95)
    • ►  janeiro (129)
  • ►  2015 (2440)
    • ►  dezembro (147)
    • ►  novembro (287)
    • ►  outubro (115)
    • ►  setembro (344)
    • ►  agosto (418)
    • ►  julho (197)
    • ►  junho (195)
    • ►  maio (313)
    • ►  abril (232)
    • ►  março (138)
    • ►  fevereiro (41)
    • ►  janeiro (13)
  • ►  2014 (1)
    • ►  dezembro (1)
Tema Simples. Com tecnologia do Blogger.