quinta-feira, 3 de março de 2016

O REI QUE COMPROU A SABEDORIA...


Omraam Mikhael Aivanhov - Português
“Tenho uma pequena história que eu já vos contei numa conferência: Na antiguidade, os Reis passeavam por toda a parte, mesmo no mercado, iam olhar, visitar. Ao passo que agora já não é assim. E mesmo sem estar muito guardado e protegido, sem escolta, o Rei ia visitar o mercado para ver como é que as coisas se passavam. Para melhor julgar, melhor se pronunciar, conhecer a natureza humana, etc. E quando lá chegou, parou à frente de um homenzinho que vendia sabedoria e inteligência. O rei perguntou-lhe:
- Mas o que é vós vendeis?
- Inteligência majestade.
- Ah! E quanto é custa?
- Há para cem francos, cento e cinquenta, mil, cem mil francos.
- Ah!... Então dá-me cem mil francos de sabedoria e inteligência.
- Muito bem. A fórmula é esta: “Faça o que fizer, pense nas consequências.”
- Ah!... Só isso? - O rei começou a rir e foi-se embora. Quando chegou ao palácio, já tinha esquecido essa fórmula. Era infantil, pensou. “Faça o que fizer, pense nas consequências”: isto era infantil ! Mas, eis que, no dia a seguir, o barbeiro vinha fazer-lhe a barba e preparou tudo como deve ser, a lâmina, o sabão, tudo. Então, o rei lembrou-se do que se tinha passado no mercado, olha para o barbeiro e para rir, disse: “faças o que fizeres, pensa nas consequências.” - E o que é que ele vê? O barbeiro empalideceu, caiu por terra:
- Ó majestade, eu não tenho culpa, foram os ministros que me compraram, que me falaram para o matar. – E imediatamente o Rei retorquiu:
- Eu sei, eu sei, eu sei. Eu estou ao corrente, mas mesmo assim, conta-me tudo em pormenor, porque a tua vida depende agora de mim, da minha clemência. - E então, o barbeiro revelou-lhe tudo: como é que queriam matar o rei e apoderar-se do poder… Felizmente, essa frase salvou-o. Veem? Então, essa frase valia muito mais que cem mil francos. Valia muito mais, porque a vida dele foi salva. E então, ele castigou todos os outros cumplices.
E, às vezes, um Iniciado pode não vos dar dinheiro, nem presentes, nem casas, nem nada, mas pode dar-vos apenas uma frase, uma frase que vos pode salvar a vida. Mas as pessoas não apreciam ainda esta grande verdade. Sim. Deram-vos mais do que isso, sim, centenas de vezes mais. E a vossa vida pode ser salva para a eternidade.”
Extracto de conferência “Os diferentes tipos de inspiração” - 15/07/1969
Omraam Mikhaël Aïvanhov

Sem comentários:

Enviar um comentário