terça-feira, 20 de junho de 2017

(02) A PALAVRA MÁGICA



   (02)  A Palavra Mágica, de «O Livro da Magia Divina», de Omraam Mikhael Aivanhov, Éditions Prosveta/Publicações Maitreya_Portugal.

   Mas o homem pode recuperar este poder do Verbo se começar um trabalho de transformação interior. Este trabalho, que sempre foi ensinado na Iniciação, começa pelo domínio dos pensamentos e dos sentimentos. É por não controlarem os seus pensamentos e os seus sentimentos que as pessoas falam, falam, sem se aperceber do que dizem e por que o dizem. Aliás, elas sabem isso,  mas acham que não é grave. Palavras leva-as o vento, não trarão muitas consequências, será fácil compor as coisas... Mas não, estão muito enganadas, as coisas não se comporão assim tão facilmente.
    Conta-se que, um dia, um homem chegou junto de Maomé e disse-lhe: «Sinto-me muito infeliz, pois portei-me mal em relação a um dos meus amigos. Acusei-o injustamente, caluniei-o, e agora não sei como hei-de reparar o meu erro. Que me aconselhas?» Maomé escutou-o atentamente e respondeu-lhe: «Eis o que deves fazer: vai colocar uma pena em frente de cada casa da tua rua e vem falar comigo amanhã.» O homem foi embora e fez o que Maomé lhe disse: colocou uma pena defronte de cada casa da sua rua e, no dia seguinte, foi novamente ter com ele. «Muito bem_ disse Maomé_, vai agora procurar as penas e trá-las aqui.» Algumas horas depois, o homem voltou, pesaroso: não encontrara uma única pena. Então, Maomé disse-lhe: «O mesmo se passa com as palavras: uma vez proferidas, já não podes recuperá-las, elas voaram.» E o homem retirou-se, muito triste.
     Agora, eu gostaria de ir mais longe sobre este assunto. Suponhamos que alguém me procurava para me perguntar como reparar maledicências ou acusações injustas. Eu contar-lhe-ia a mesma história, mas acrescentaria uma coisa muito importante. Dir-lhe-ia:«É necessário que tornes a falar dessa pessoa, mas insistindo nas suas qualidades, na suas virtudes, nas suas boas intenções. Como existe sempre algo de bom em cada criatura, se procurares, encontrarás. _ E desse modo repararei o meu erro?_ Não, isso não é possível, porque as palavras pronunciadas já provocaram estragos em regiões invisíveis e até visíveis, por vezes; mas criarás assim algo diferente que apagará um pouco as tuas palavras passadas. E quando chegar o momento em que o carma te obrigará a pagar, pouco depois virão também as consequências das boas palavras que terás pronunciado e receberás consolações.»
_____

(Florinda Rosa Isabel)















Sem comentários:

Enviar um comentário